Lançamento de livros e documentário

menuPrincipal Página Principal
Informações

* Informamos que devido a programação do ENEM, o acesso ao Auditório do Centro Cultural – MACP, local onde ocorrerá a Conferência de Abertura, será pela rua 01, do bairro Boa Esperança, ao lado das agências bancárias.

* Informamos que os ministrantes de minicurso serão responsáveis em providenciar os computadores, caso seja necessário.
Revista Pública Exposição Fotográfica Anais do Evento Siga-nos no Facebook
Download - Anais Semiedu 2012

Trabalhos Aprovados | Carta de Aceite

Programação

Informações sobre o acesso ao Auditório do Centro Cultural – MACP

Informações para os ministrantes de minicurso
Aguarde publicação.
05.11.2012
19h às 21h30min
Local: Centro Cultural (MACP - Museu de Arte e de Cultura Popular)

 Infância e crianças: lugares em diálogo
Organização Daniela B. S. Freire Andrade e Jader Janer M. Lopes
EdUFMT

 Formação de educadores, gênero e diversidade
Organização Leonardo L. de Souza e Simone A. da Rocha
EdUFMT

 Infância e juventude no contexto brasileiro: gênero e sexualidades em debate
Organização Leonardo L. de Souza e Raquel G. Salgado – EdUFMT

 Educação Indígena: Reflexões sobre noções nativas de infância, aprendizagem e escolarização.
Antonella Maria Imperatriz Tassinari; Beleni Saléte Grando; Marcos Alexandre dos Santos Albuquerque (orgs.).
EdUFSC - Florianópolis/SC

 Olhar(es) sobre a infância: cultura e educação escolar
Organização: Beleni Saléte Grando, Diana Carvalho de Carvalho, Tatiane Lebre Dias - EdUFMT

 Educação Infantil do Campo
Ana Paula Soares da Silva; Jaqueline Pasuch e Juliana Bezzon da Silva - Cortez Editora

 "A REALIDADE DAS IDEIAS: uma perspectiva epistemológica para a Educação Matemática"
MICHAEL F. OTTE
Descrição sumária
Este livro propõe uma conversa com o leitor sobre as crianças e as infâncias que se presentificam em nossos espaços e tempos. Fruto de uma parceria entre os grupos de pesquisas “Grupo de Pesquisas em Psicologia da Infância - GPPIN” da Universidade Federal do Mato Grosso, e do “Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância - GRUPEGI” da Universidade Federal Fluminense, tornou-se possível a partir do financiamento concedido pelo programa “PROCAD - NOVAS FRONTEIRAS”, criado e mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior- CAPES. Com o intuito de ampliar esse diálogo o livro apresenta trabalhos de diversos pesquisadores da área da infância que, ocupando diferentes lugares, pretendem trazer reflexões sobre suas pesquisas com crianças e as experiências vivenciadas em diversos locais. Assim, reune um conjunto de textos que procuram ampliar o debate. Por isso o leitor irá encontrar palavras que se aproximam, às vezes se afastam, pesquisas iniciadas recentemente, outras com mais tempo de atuação, trabalhos cotidianos, reflexões metodológicas e teóricas, diferentes inquietações, mas todas compartilhando os estudos com crianças.

Autores: ADOLFO PIZZINATO ,RODRIGO DE OLIVEIRA MACHADO, JOÃO PEDRO CÉ; ANA LÚCIA ADRIANA COSTA E LOPES; ANA ROSA COSTA PICANÇO, VERA MARIA RAMOS DE VASCONCELLOS; ANDRESSA BOTTON, MARLENE NEVES STREY; DANIELA BARROS DA SILVA FREIRE ANDRADE, ÉRICA NAYLA HARRICH TEIBEL; ELIZABETH FIGUEIREDO DE SÁ; JADER JANER MOREIRA LOPES; DOLORES GALINDO,RAQUEL GONÇALVES SALGADO, LEONARDO LEMOS DE SOUZA, MORGANA MOREIRA MOURA; MÁRCIA SANTOS FERREIRA; MARISOL BARENCO DE MELLO; CHRISTYNE GOMES TOLEDO DE OLIVEIRA , SÔNIA REGINA FIORIM ENUMO , KELY MARIA PEREIRA DE PAULA,TATIANE LEBRE DIAS, FLÁVIA ALMEIDA TURRINI; TÂNIA DE VASCONCELLOS , JAQUELINE DE FÁTIMA RIBEIRO; ZOIA PRESTES, ELIZABETH TUNES.
Descrição sumária
Dividida em duas partes: Reflexões sobre gênero, sexualidade e formação de educadores e Intervenções e experiências em formação, a presente coletânea apresenta textos que tem entre eles um princípio em comum: o compromisso ético e político de transformação social a partir da problematização das diversidades de gênero e sexuais como elementos imbricados na formação de educadores. Assim, eles estão conectados (sem perder de vista a criticidade) com a emergência de políticas públicas em educação que buscam a inclusão e a construção de metodologias e materiais que trazem o tema da diversidades sexuais e de gênero na educação formal e não-formal. A experiência de pesquisadores e docentes que foram convidados a escrever sobre suas pesquisas e experiências com o tema traz uma variedade de perspectivas teóricas e de articulações que se caracterizam a obra como uma bricolage. O leitor irá encontrar textos que se aproximam, outros que se afastam e outros dialogam entre si pretendendo trazer à tona as diversidades de gênero e sexuais para o debate na educação.

Autores: ÁDRIA MARIA RIBEIRO RODRIGUES, ANDERSON FERRARI, CLAUDIA MARIA RIBEIRO, CONSTANTINA XAVIER FILHA, DÁNIE MARCELO DE JESUS, DANIELA SILVA FREIRE ANDRADE, DIANA VALLESCAR, ÉDERSON ANDRADE, EVERALDO GOMES LEANDRO, IMAR QUEIROZ, LEANA FREITAS, LEONARDO LEMOS DE SOUZA, SIMONE ALBUQUERQUE DA ROCHA, TERESA SARMENTO, THOMAZ SPARTACUS, VERA BERTOLINE
Descrição sumária
A obra reflete a produção acadêmica atual do Núcleo de Estudos e Povos Indígenas (NEPI), do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, e tem por objetivo principal contribuir para os estudos recentes sobre a criança/infância indígena e para a compreensão dos processos de aprendizagens e escolarização nestas sociedades. Organizado por Antonella Tassinari, coordenadora do NEPI e orientadora das pesquisas, e por Beleni Grando da UFMT e Marcos Albuquerque, pesquisadores do NEPI. Assim, a obra agrega pesquisadoras e pesquisadores que investigam a infância, a educação do corpo, os processos de aprendizagens e a escolarização dos povos ameríndios. A produção sobre infância e a educação do corpo da criança indígena são novos, tanto no campo da antropologia como da educação, que, ora analisa a cultura e os modos de produzir a vida a partir do adulto, ora a partir da educação escolarizada, ambas tendo a criança e a infância como coadjuvantes. Nesta obra, a produção dá voz a realidade vivida pela criança e a partir dela, analisa projetos sociais processuais que devem ser tomados em seus distintos contextos para se tornarem completamente inteligíveis.

Autores: ANTONELLA MARIA IMPERATRIZ TASSINARI; BELENI SALÉTE GRANDO; CAMILA CODONHO; CLARICE COHN; CLARISSA ROCHA DE MELO; DINA SUSANA MAZARIEGOS; EDSON YUKIO NAKASHIMA; LISIANE KOLLER LECZNIESKI; MARCOS ALEXANDRE DOS SANTOS ALBUQUERQUE; MELISSA SANTANA DE OLIVEIRA; MYRIAM MARTINS ÁLVARES; SUZANA CAVALHEIRO DE JESUS.
Descrição sumária: A obra viabilizada pelo PROCAD-Amazônia/CAPES desenvolvido entre os Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), possibilitou a consolidação de parcerias com pesquisadores de outros programas a fim de promover o debate sobre a temática da criança-infância, qualificado pelos diferentes enfoques teóricos e temáticos que possibilitam uma leitura mais complexa da realidade na qual a criança e a infância passam a ser identificada como objeto de investigação. Os diferentes contextos e recortes epistemológicos, qualificam a obra que se organiza em três partes: Infância e educação indígena; Infância e aportes teóricos; Infância e práticas educativas; Infância e educação indígena


Autores: AFONSO MARIA PEREIRA; ALCEU ZÓIA; AMANDA RODRIGUES MARQUI; ANA CRISTINA B. CUNHA; BELENI SALÉTE GRANDO; BRUNO MUNIZ FIGUEIREDO COSTA; CARLA ADRIANA ROSSI RAMOS; CASSIANO CAON AMORIM; CLARICE COHN; CLEONICE TOMAZETTI; DANIELA FREIRE; DIANA CARVALHO DE CARVALHO; GIOVANNA L. SILVEIRA; IURY LARA ALVES; IVONEI FREITAS DA SILVA; JADER JANER MOREIRA LOPES; LETICIA ANTONIA DE QUEIROZ; MARIA IZETE DE OLIVEIRA; MARITZA MACIEL CASTRILLON MALDONADO; ROSANE PENHA MENDES; SÔNIA REGINA F. ENUMO; TATIANE LEBRE DIAS.
Descrição sumária: Esta obra nos provoca a refletir sobre o complexo e delicado tema da Educação Infantil de bebês e crianças residentes em áreas rurais. Faz dialogar acúmulos legais, teóricos e práticos da Educação Infantil e da educação dos povos do campo, compondo o movimento, recentemente iniciado no País, de aproximação entre pesquisadores e movimentos sociais e sindicais destas duas áreas. Compartilha experiências e práticas com professores e professoras, reconhecendo-os como sujeitos ativos no processo de construção da identidade de Educação Infantil do campo. (favor inserir informações no padrão das anteriores)

Autores: ANA PAULA SOARES DA SILVA; JAQUELINE PASUCH E JULIANA BEZZON DA SILVA
Descrição sumária
O leitor irá encontrar nesse livro, organizado por docentes da Universidade Federal de Mato Grosso, com a colaboração de docentes e pesquisadores de diferentes universidades brasileiras, pesquisas bibliográficas, de revisão e de campo, relacionadas à temática de gênero e sexualidades. Como esse tema como eixo, o conjunto de textos busca problematizar o universo da infância e da juventude nos contextos da saúde, da educação, dos discursos midiáticos e sociais. O propósito é fomentar a discussão sobre gênero e sexualidades na infância e juventude em diferentes campos de atuação e do conhecimento. Assim, os conteúdos presentes nessa obra grande relevância para o mundo contemporâneo como: a relação da criança com as redes sociais; a influência dos discursos midiáticos nos valores estéticos das crianças e o desrespeito à criança pela mídia em campanhas sobre “abuso e exploração sexual”. Em relação à adolescência e juventude, o livro traz estudos e discussões sobre: a maternidade neste período de vida; a iniciação sexual, heteronormatividade e a vulnerabilidade; o uso de preservativos e métodos contraceptivos em geral; as narrativas de travestilidade e práticas afetivo-sexuais entre mulheres.

Autores: ADRIANA DE ARAÚJO CORAZZA, ADRIANA SALES, ALBERTO OLAVO ADVÍNCULA REIS, ALCINDO JOSÉ ROSA, ANDRÉA MARQUES LEÃO DOESCHER, ANDREZA MARQUES DE CASTRO LEÃO, CARINA ALEXANDRA RONDINI, CARMEM LÚCIA SUSSEL MARIANO, CÍNTIA DE SOUSA CARVALHO, ELCIO NOGUEIRA DOS SANTOS, FERNANDO SILVA TEIXEIRA FILHO, GEORGE MORAES DE LUIZ, LEONARDO LEMOS DE SOUZA, LÍGIA ASSUMPÇÃO BRUDER DI CREDDO, MARIANA ZUANAZZI SADEN, NÉLIA MARA REZENDE MACEDO, PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO, RAQUEL GONÇALVES SALGADO, RITA MARISA RIBES PEREIRA, SOLANGE JOBIM E SOUZA, VERA SOCCI.
Organização e Tradução:
Alexandre S. Abido
Evilásio José de Arruda
Gladys denise Wielewski
Humberto de Assis Clímaco
Isabella Moreira de Paiva Corrêa
Luciene de Paula
Editora: EdUFMT

Descrição sumária
É uma experiência geral desde os dias grandes reformas do ensino da Matemática no início do Século XX, que a maior dificuldade na educação e na Educação das ciências, paeticularmente na Matemática, se encontra no próprio caráter das ciências e do pensamento teórico e por isso não pode ser resolvida apenas por meio de métodos pedgógicos ou decisões sócio-políticas. Uma teoria deveria ser compreendida como uma realidade sui generis, a realidade das ideias, e deveria ser interpretada e entendida em seus próprios termos, antes que pudéssemos investigar seus possíveis significados cotidianos ou aplicações empíricos. Esta experiência se repetiu na reforma da Matemática Moderna causada pelo chamado "Sputnik choque" nos anos 60 e 70 do século XX e foi expressa, de uma maneira sucinta, na palestra do grande matemático francês René Thom ( 1923-2002) no segundo Congresso Internacional da Educação Matemática na Inglaterra em 1972. Thom afirmava: " De fato, se alguém deseja isso ou não, toda pedagogia Matemática, ainda que raramente coerente, permanece sobre uma filosofia Matemática". E esta convicção foi também foco de reflexão para o trabalho de Michael Otte quando assumiu, em 1973, a diretoria da Instituto de didática da Matemática (IDM) da universidade de Bielefeld, maior Instituto de pesquisa na área da Educação Matemática na Alemanha. Daí o título desse livro, que traz uma amostra do grande número de publicações e pesquisas de Otte para o públco brasileiro.

Autor: MICHAEL F. OTTE