UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE
Sistema de Gerenciamento de Encargos
Introdução
A STI - Secretaria de Tecnologia da Informação apresenta o Sistema Gerenciador de Encargos (SGE), no qual o docente registra o planejamento dos seus encargos em cada período letivo. A carga horária distribuída entre as atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativa é regida pela Resolução CONSEPE Nº 158, de 29 de Novembro de 2010. A partir dos encargos registrados e, devidamente homologados pel@ Dirigente
da Unidade, o docente pode gerar o relatório de “Planejamento de Encargos” por período.
Adicionalmente, o SGE incluiu o Relatório Eletrônico Anual (REA), conforme prevê a Resolução CONSEPE Nº 41, de 11 de Abril de 2016. Os docentes precisam elaborar o
REA, anualmente, a fim de consolidar o cumprimento das atividades em cada período letivo do ano, realizando os ajustes necessários (inclusão, alteração ou exclusão de
encargos). O REA ficará disponível ao Dirigente da unidade responsável para compatibilizá-lo e, posterior, aprovação e homologação pela Congregação do Instituto/Faculdade.
Dúvidas Frequentes (FAQ)
Geral
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Preciso fazer uma alteração/inclusão em período já fechado.
Solicite no SEI a reabertura do SGE, conforme art. 2º, §2º, da Resolução CONSEPE 41/2016. Tal processo deverá ser aprovado pela Congregação e encaminhado à SGP para apreciação e, após este passo, será respondido com um link específico para acessar o(s) período(s) solicitado(s).
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Acesso de novo Coordenador ou Chefe de Departamento
Para ter acesso como coordenação ou chefia de departamento no SGE, o novo coordenador ou chefe de departamento deve solicitar o cadastro para o Diretor do instituto ou faculdade.
O cadastro pelo Diretor do instituto ou faculdade é realizado no SGE, na opção Definição de Responsáveis.
Docentes
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Minha disciplina ou curso não está aparecendo.
Entre em contato com o Coordenador de Curso para que ele libere a disciplina para o período.
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Posso alocar disciplina de outro curso diferente do meu?
Sim. Todas as disciplinas liberadas no SGE estão disponíveis para todos os docentes, independente de campus ou lotação.
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Não consigo fazer alterações no meu planejamento/relatório.
Verifique se o período de lançamento ainda está aberto e se seu planejamento/relatório ainda não foi avaliado. Se já estiver aprovado e/ou homologado, entre em contato com a chefia imediata para desfazer a aprovação/homologação.
Coordenadores
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Como faço para corrigir o número de semanas de uma disciplina?
Primeiro é necessário que esta não esteja liberada no período. Caso esteja, confirme que não existem docentes vinculados (o próprio docente ou o chefe imediato dele possui essa permissão) e desfaça a liberação na área "Gerenciamento de Cursos". Com a disciplina não liberada, na mesma área "Gerenciamento de Cursos", clique em "Alterar" ao lado do número de semanas e defina um novo valor, lembrando que disciplinas com número de semanas menor que 26 passam a ser consideradas semestrais mesmo sendo de cursos anuais. Após salvar a alteração, libere a disciplina para o período normalmente.
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Uma disciplina do meu curso não está aparecendo para liberar ou está com informações erradas.
Verifique se as informações estão corretas no SIGA e entre em contato pelo email ces@ufmt.br para realizar a importação.
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Uma disciplina ofertada no SIGA é liberada automaticamente no SGE?
Não. Ambos os sistemas utilizam como base o cadastro de disciplinas de um curso do SIGA, mas cada um possui seu escopo. Como o intuito do SGE é gerenciar apenas os encargos, uma sincronização automática de ofertas do SIGA pode não ser o ideal para este fim. Logo, é necessário liberar cada disciplina que será ofertada no período pelo SGE também.
Suporte ao Sistema
Tutorial em Vídeo do Relatório Eletrônico Anual de Atividades
Visualizar o Manual
Acesse: https://suporte.ufmt.br/