Código | Título | Modalidade | Carta de Aceite |
4279
|
“COM QUATORZE ANOS COMEÇEI A ENSINAR”: LEMBRANÇAS (QUASE) ESQUECIDAS DO “SER” E “FAZER” DOCENTE
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4278
|
“COMO APRENDI, ENSINEI”: MODOS DE SER E CONSTITUIR-SE PROFESSORA
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4951
|
“QUANDO CRESCER, VOU SER DOUTORA”: A HISTÓRIA DE VIDA DA PROFESSORA E ADVOGADA MARLENE FRANCISCA DO CARMO PROCÓPIO
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
3812
|
A CALIFASIA NA FORMAÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DE FRANCISCO SILVEIRA BUENO
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4608
|
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO COMPARTILHADO: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NA CONTEMPORANEIDADE
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4632
|
A ESCOLA NORMAL DE NATAL/INSTITUTO DE EDUCAÇÃO: PRECURSORA DA PESQUISA EDUCACIONAL NO RIO GRANDE DO NORTE (1958-1965)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4280
|
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA UNESP APÓS A LDB 9394/96: NOVAS QUESTÕES, VELHOS DESAFIOS
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4586
|
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO SUPERIOR EM MINAS GERAIS NA DÉCADA DE 1970: TORNAR-SE ESPECIALISTA EM (BIO)MECÂNICA?
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
3712
|
A FORMAÇÃO DO DOCENTE PRIMÁRIO ENTRE CONTINUIDADES E RUPTURAS – UM ESTUDO COMPARATIVO DOS REGULAMENTOS DE 1888 E 1890 NA CAPITAL DA REPÚBLICA
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4814
|
A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA POLIVALÊNCIA NO TRABALHO DOCENTE DA ESCOLA PRIMÁRIA EM PERNAMBUCO
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4583
|
A PRODUÇÃO SOCIAL DE UMA ESCOLA POPULAR DE MASSA: EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES NAS PERIFERIAS DA CIDADE DE SÃO PAULO (1970 -2000)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4991
|
A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE À LUZ DO JOGO DE ESCALAS
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
3287
|
AS LICENÇAS MÉDICAS COMO INDÍCIO DE MAL-ESTAR DOCENTE NO INÍCIO DO SÉCULO XX: O CASO DO GRUPO ESCOLAR SILVEIRA BRUM (1912-1930)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
3547
|
AS LICENÇAS MÉDICAS COMO INDÍCIO DE MAL-ESTAR DOCENTE NO INÍCIO DO SÉCULO XX: O CASO DO GRUPO ESCOLAR SILVEIRA BRUM (1912-1930)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4330
|
AS MULHERES E O MAGISTÉRIO: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4751
|
AS ORIENTAÇÕES E REPRESENTAÇÕES DA PRÁTICA DOCENTE NOS MANUAIS DIDÁTICOS DOS NORMALISTAS
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4773
|
AUXILIAR DE SALA É PROFESSOR? DILEMAS DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4455
|
CONFERÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO SÉCULO XIX: A CIRCULAÇÃO DO MODELO
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4709
|
CONSTRUINDO O SEU QUADRO DOCENTE: AS PRIMEIRAS GERAÇÕES DE PROFESSORES DO COLÉGIO DE PEDRO II
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4857
|
COORDENAR, PENSAR E ORIENTAR: A EXPERIÊNCIA DO SUBPROJETO DE HISTÓRIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI (2010-2012)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4234
|
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO: ANÁLISE DO DECRETO Nº 2.539/1931 PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NITERÓI
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4322
|
DO “DESPREPARO” À “RECUPERAÇÃO”: A IDENTIDADE DO PROFESSOR PRIMÁRIO EM MATO GROSSO NA DÉCADA DE 1960
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4073
|
ENSINO MÚTUO NO BRASIL: CIRCULAÇÃO E PERMANÊNCIA A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4373
|
ENTRE A RELIGIÃO E A LAICIDADE: INCURSÃO NAS MEMÓRIAS DE PROFESSORES CATARINENSES DOS ANOS 1960
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
5043
|
ESCOLA NORMAL DE CAXIAS-MA: FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICAS E SABERES DE “TIA MIROCA” A GUARDADORA DAS MEMÓRIAS DA PRINCESA DO SERTÃO.
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4840
|
ESCOLA NORMAL REGIONAL DE CRUZEIRO DO SUL: MODELO CATÓLICO DE FORMAÇÃO DOCENTE
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4776
|
ESCOLAS CATÓLICAS E O CURSO NORMAL: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DAS PROFESSORAS
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4200
|
EXPERIÊNCIA DOCENTE DE UMA MESTRA DE MENINAS. PARANAGUÁ - 1835-1851
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
3502
|
FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE NORMALISTAS MATO-GROSSENSES: A TRAJETÓRIA DE MARIA CONSTANÇA BARROS MACHADO
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4573
|
FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NA FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-SOCIOLÓGICA
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4670
|
FORMANDO PROFISSIONAIS PARA A INDÚSTRIA: OS PRIMEIROS PROFESSORES DA ESCOLA TÉCNICA NACIONAL
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
3631
|
FRAN PAXECO, LENTHE DA REVITALIZAÇÃO PEDAGÓGICA MODERNA E ORGANIZADOR DO
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4335
|
HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SÃO PAULO (1875-1894)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4754
|
HISTÓRIA DE VIDA DE PROFESSORAS MIGRANTES NA FRONTEIRA.
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4909
|
HISTÓRIAS DE VIDA E DA PROFISSÃO DOCENTE: INTERFACES COM A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA BAHIA
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4500
|
HISTÓRIAS DE VIDA E PROFISSÃO DOCENTE: QUANDO ENGENHEIROS TORNAM-SE PROFESSORES
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4467
|
IGREJA CATÓLICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SÃO PAULO: A ESCOLA NORMAL LIVRE SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS (1943)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4899
|
INSCRITAS EM LINHO BRANCO: OS CONCURSOS PÚBLICOS PARA CANDIDATAS AS VAGAS DAS ESCOLAS MISTAS E FEMININAS DE SÃO PAULO ( 1893 – 1897)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4699
|
INSTITUIÇÕES ESCOLARES, JORNAIS E MANUAIS ESCOLARES: AS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES NO IMPÉRIO E NA PRIMEIRA REPÚBLICA
|
COMUNICAÇÕES COORDENADAS
|
Imprimir
|
4440
|
MAIS ESCOLAS, MAIS PROFESSORES: HISTÓRIA DA CONSTITUIÇÃO DO CORPO DOCENTE DE ENSINO SECUNDÁRIO NO PIAUÍ (1950 – 1970)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4285
|
MANUAIS DIDÁTICOS FORMANDO PROFESSORES DE HISTÓRIA
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4397
|
MOVIMENTO ESCOLANOVISTA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ESPÍRITO SANTO: ATTÍLIO VIVACQUA, DEODATO DE MORAES E ADOLPHE FERRIÈRE
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4808
|
MUITOS FIOS E POUCAS OPÇÕES: A PROFISSÃO DOCENTE EM ARAGUARI NO ESTADO NOVO.
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4006
|
MULHERES NEGRAS NO MAGISTÉRIO DA BAHIA DO SÉCULO XIX - AS ASPIRANTES AO INTERNATO NORMAL.
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4139
|
NARRATIVAS E REPRESENTAÇÕES DE UM PERCURSO DOCENTE E DE UM IDEÁRIO EDUCATIVO ESTRANGEIRO NAS CARTAS DE UMA EDUCADORA
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4451
|
O CONSERVATÓRIO NACIONAL DE CANTO ORFEÔNICO COMO INSTITUIÇÃO MODELO E A EXPERIÊNCIA NO PARANÁ
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4729
|
O CURSO DE FÉRIAS PARA PROFESSORAS LEIGAS EM MATO GROSSO NA DÉCADA DE 1960
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
3496
|
O CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPR: UM POUCO DE SUA HISTÓRIA MEDIANTE A PRESENÇA DE SEUS PARANINFOS NAS CERIMÔNIAS DE COLAÇÃO DE GRAU NAS ÚLTIMAS TRÊS DÉCADAS.
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4594
|
O CURSO NORMAL REGIONAL DE PAU DOS FERROS (RN): A INAUGURAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE NO ALTO OESTE POTIGUAR (1951-1961)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4737
|
O LUGAR DO FEMININO NO ENSINO DE PRIMEIRAS LETRAS NO SÉCULO XVIII E XIX
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4730
|
OS PROFESSORES PIONEIROS DO DISTRITO FEDERAL: HISTÓRIA E MEMÓRIA DA PROFISSÃO DOCENTE
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4693
|
POR UMA HISTÓRIA DA PROFISSÃO DOCENTE VISTA DE BAIXO: MODOS DE EDUCAR, PRÁTICAS ESCOLARES E CULTURA ESCOLAR NO TERRITÓRIO SUL SERGIPANO (1930-1950)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4125
|
PROFESSORES INESQUECÍVEIS: DOCENCIA E PRESTÍGIO NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO DOS ANOS 1950-60
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4045
|
PROFESSORRA JULIA WANDERLEY, UM MITO NA FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO PARANAENSE (1874 - 1918)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4971
|
QUEIXAS DE COMPORTAMENTO E DESEMPENHO DAS PROFESSORAS DA ESCOLA PRIMÁRIA EM MINAS GERAIS (1889-1907): TENSÕES SOCIAIS NO PROCESSO DE FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO.
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4728
|
REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO SECUNDÁRIO NOS ANOS 1920-30 NO BRASIL
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4372
|
REPRESENTAÇÕES DO BOM PROFESSOR PRIMÁRIO NAS MEMÓRIAS DE PROFESSORES APOSENTADOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA (DÉCADA DE 1970)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4747
|
REPRESENTAÇÕES DOCENTES SOBRE A DITADURA MILITAR EM CAMPINA GRANDE-PB: MEMÓRIAS, CURRÍCULOS E ENSINO DE HISTÓRIA.
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4744
|
REPRESENTAÇÕES OFICIAIS SOBRE OS PROFESSORES CAPIXABAS NO SÉCULO XIX: “OPORTUNISTA, INÁBIL, PREGUIÇOSO” (?)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4926
|
ROBERTO FARIA UM LORDE CAMPONÊS NA EDUCAÇÃO.
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4675
|
SABERES DOCENTES NOS RELATOS ORAIS E A RESSIGNIFICAÇÃO DO MITO POLÍTICO: TANCREDO DE ALMEIDA NEVES
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4861
|
SER PROFESSOR NA PROVÍNCIA PIAUIENSE NO PERÍODO IMPERIAL
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4434
|
SER PROFESSOR NORMALISTA SEGUNDO OS ANAIS DA CONFERÊNCIA INTERESTADUAL DE ENSINO PRIMÁRIO DE 1921
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4197
|
TEMATIZAÇÕES DE PROFESSORES PAULISTAS SOBRE A ARTE DA LEITURA, NO SÉCULO XIX
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4268
|
TRABALHO DOCENTE, GÊNERO E PODER EM DENÚNCIAS E DEFESAS PÚBLICAS DA DÉCADA DE 1880
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4848
|
TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS DE DIRETORAS
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4140
|
UM PIONEIRO DE MÚLTIPLAS FUNÇÕES - PELOTAS (1879-1898)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4634
|
UMA BIBLIOTECA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CIRCULAÇÃO DE SABERES PEDAGÓGICOS ENTRE PROFESSORES E ALUNOS DA ESCOLA NORMAL
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|