Trabalhos Aprovados

HISTÓRIA DA PROFISSÃO DOCENTE
CódigoTítuloModalidadeCarta de Aceite
4279 “COM QUATORZE ANOS COMEÇEI A ENSINAR”: LEMBRANÇAS (QUASE) ESQUECIDAS DO “SER” E “FAZER” DOCENTE COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4278 “COMO APRENDI, ENSINEI”: MODOS DE SER E CONSTITUIR-SE PROFESSORA COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4951 “QUANDO CRESCER, VOU SER DOUTORA”: A HISTÓRIA DE VIDA DA PROFESSORA E ADVOGADA MARLENE FRANCISCA DO CARMO PROCÓPIO COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
3812 A CALIFASIA NA FORMAÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DE FRANCISCO SILVEIRA BUENO COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4608 A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO COMPARTILHADO: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NA CONTEMPORANEIDADE COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4632 A ESCOLA NORMAL DE NATAL/INSTITUTO DE EDUCAÇÃO: PRECURSORA DA PESQUISA EDUCACIONAL NO RIO GRANDE DO NORTE (1958-1965) COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4280 A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA UNESP APÓS A LDB 9394/96: NOVAS QUESTÕES, VELHOS DESAFIOS COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4586 A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO SUPERIOR EM MINAS GERAIS NA DÉCADA DE 1970: TORNAR-SE ESPECIALISTA EM (BIO)MECÂNICA? COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
3712 A FORMAÇÃO DO DOCENTE PRIMÁRIO ENTRE CONTINUIDADES E RUPTURAS – UM ESTUDO COMPARATIVO DOS REGULAMENTOS DE 1888 E 1890 NA CAPITAL DA REPÚBLICA COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4814 A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA POLIVALÊNCIA NO TRABALHO DOCENTE DA ESCOLA PRIMÁRIA EM PERNAMBUCO COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4583 A PRODUÇÃO SOCIAL DE UMA ESCOLA POPULAR DE MASSA: EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES NAS PERIFERIAS DA CIDADE DE SÃO PAULO (1970 -2000) COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4991 A PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE À LUZ DO JOGO DE ESCALAS COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
3287 AS LICENÇAS MÉDICAS COMO INDÍCIO DE MAL-ESTAR DOCENTE NO INÍCIO DO SÉCULO XX: O CASO DO GRUPO ESCOLAR SILVEIRA BRUM (1912-1930) COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
3547 AS LICENÇAS MÉDICAS COMO INDÍCIO DE MAL-ESTAR DOCENTE NO INÍCIO DO SÉCULO XX: O CASO DO GRUPO ESCOLAR SILVEIRA BRUM (1912-1930) COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4330 AS MULHERES E O MAGISTÉRIO: ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4751 AS ORIENTAÇÕES E REPRESENTAÇÕES DA PRÁTICA DOCENTE NOS MANUAIS DIDÁTICOS DOS NORMALISTAS COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4773 AUXILIAR DE SALA É PROFESSOR? DILEMAS DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4455 CONFERÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO SÉCULO XIX: A CIRCULAÇÃO DO MODELO COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4709 CONSTRUINDO O SEU QUADRO DOCENTE: AS PRIMEIRAS GERAÇÕES DE PROFESSORES DO COLÉGIO DE PEDRO II COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4857 COORDENAR, PENSAR E ORIENTAR: A EXPERIÊNCIA DO SUBPROJETO DE HISTÓRIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI (2010-2012) COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4234 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO: ANÁLISE DO DECRETO Nº 2.539/1931 PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NITERÓI COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4322 DO “DESPREPARO” À “RECUPERAÇÃO”: A IDENTIDADE DO PROFESSOR PRIMÁRIO EM MATO GROSSO NA DÉCADA DE 1960 COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4073 ENSINO MÚTUO NO BRASIL: CIRCULAÇÃO E PERMANÊNCIA A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4373 ENTRE A RELIGIÃO E A LAICIDADE: INCURSÃO NAS MEMÓRIAS DE PROFESSORES CATARINENSES DOS ANOS 1960 COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
5043 ESCOLA NORMAL DE CAXIAS-MA: FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICAS E SABERES DE “TIA MIROCA” A GUARDADORA DAS MEMÓRIAS DA PRINCESA DO SERTÃO. COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4840 ESCOLA NORMAL REGIONAL DE CRUZEIRO DO SUL: MODELO CATÓLICO DE FORMAÇÃO DOCENTE COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4776 ESCOLAS CATÓLICAS E O CURSO NORMAL: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DAS PROFESSORAS COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4200 EXPERIÊNCIA DOCENTE DE UMA MESTRA DE MENINAS. PARANAGUÁ - 1835-1851 COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
3502 FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE NORMALISTAS MATO-GROSSENSES: A TRAJETÓRIA DE MARIA CONSTANÇA BARROS MACHADO COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4573 FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR ALFABETIZADOR NA FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA ANÁLISE HISTÓRICO-SOCIOLÓGICA COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4670 FORMANDO PROFISSIONAIS PARA A INDÚSTRIA: OS PRIMEIROS PROFESSORES DA ESCOLA TÉCNICA NACIONAL COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
3631 FRAN PAXECO, LENTHE DA REVITALIZAÇÃO PEDAGÓGICA MODERNA E ORGANIZADOR DO COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4335 HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SÃO PAULO (1875-1894) COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4754 HISTÓRIA DE VIDA DE PROFESSORAS MIGRANTES NA FRONTEIRA. COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4909 HISTÓRIAS DE VIDA E DA PROFISSÃO DOCENTE: INTERFACES COM A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA BAHIA COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4500 HISTÓRIAS DE VIDA E PROFISSÃO DOCENTE: QUANDO ENGENHEIROS TORNAM-SE PROFESSORES COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4467 IGREJA CATÓLICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SÃO PAULO: A ESCOLA NORMAL LIVRE SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS (1943) COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4899 INSCRITAS EM LINHO BRANCO: OS CONCURSOS PÚBLICOS PARA CANDIDATAS AS VAGAS DAS ESCOLAS MISTAS E FEMININAS DE SÃO PAULO ( 1893 – 1897) COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4699 INSTITUIÇÕES ESCOLARES, JORNAIS E MANUAIS ESCOLARES: AS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES NO IMPÉRIO E NA PRIMEIRA REPÚBLICA COMUNICAÇÕES COORDENADAS Imprimir
4440 MAIS ESCOLAS, MAIS PROFESSORES: HISTÓRIA DA CONSTITUIÇÃO DO CORPO DOCENTE DE ENSINO SECUNDÁRIO NO PIAUÍ (1950 – 1970) COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4285 MANUAIS DIDÁTICOS FORMANDO PROFESSORES DE HISTÓRIA COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4397 MOVIMENTO ESCOLANOVISTA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ESPÍRITO SANTO: ATTÍLIO VIVACQUA, DEODATO DE MORAES E ADOLPHE FERRIÈRE COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4808 MUITOS FIOS E POUCAS OPÇÕES: A PROFISSÃO DOCENTE EM ARAGUARI NO ESTADO NOVO. COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4006 MULHERES NEGRAS NO MAGISTÉRIO DA BAHIA DO SÉCULO XIX - AS ASPIRANTES AO INTERNATO NORMAL. COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4139 NARRATIVAS E REPRESENTAÇÕES DE UM PERCURSO DOCENTE E DE UM IDEÁRIO EDUCATIVO ESTRANGEIRO NAS CARTAS DE UMA EDUCADORA COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4451 O CONSERVATÓRIO NACIONAL DE CANTO ORFEÔNICO COMO INSTITUIÇÃO MODELO E A EXPERIÊNCIA NO PARANÁ COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4729 O CURSO DE FÉRIAS PARA PROFESSORAS LEIGAS EM MATO GROSSO NA DÉCADA DE 1960 COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
3496 O CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPR: UM POUCO DE SUA HISTÓRIA MEDIANTE A PRESENÇA DE SEUS PARANINFOS NAS CERIMÔNIAS DE COLAÇÃO DE GRAU NAS ÚLTIMAS TRÊS DÉCADAS. COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4594 O CURSO NORMAL REGIONAL DE PAU DOS FERROS (RN): A INAUGURAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE NO ALTO OESTE POTIGUAR (1951-1961) COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4737 O LUGAR DO FEMININO NO ENSINO DE PRIMEIRAS LETRAS NO SÉCULO XVIII E XIX COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4730 OS PROFESSORES PIONEIROS DO DISTRITO FEDERAL: HISTÓRIA E MEMÓRIA DA PROFISSÃO DOCENTE COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4693 POR UMA HISTÓRIA DA PROFISSÃO DOCENTE VISTA DE BAIXO: MODOS DE EDUCAR, PRÁTICAS ESCOLARES E CULTURA ESCOLAR NO TERRITÓRIO SUL SERGIPANO (1930-1950) COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4125 PROFESSORES INESQUECÍVEIS: DOCENCIA E PRESTÍGIO NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO DOS ANOS 1950-60 COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4045 PROFESSORRA JULIA WANDERLEY, UM MITO NA FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO PARANAENSE (1874 - 1918) COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4971 QUEIXAS DE COMPORTAMENTO E DESEMPENHO DAS PROFESSORAS DA ESCOLA PRIMÁRIA EM MINAS GERAIS (1889-1907): TENSÕES SOCIAIS NO PROCESSO DE FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO. COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4728 REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO SECUNDÁRIO NOS ANOS 1920-30 NO BRASIL COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4372 REPRESENTAÇÕES DO BOM PROFESSOR PRIMÁRIO NAS MEMÓRIAS DE PROFESSORES APOSENTADOS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA (DÉCADA DE 1970) COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4747 REPRESENTAÇÕES DOCENTES SOBRE A DITADURA MILITAR EM CAMPINA GRANDE-PB: MEMÓRIAS, CURRÍCULOS E ENSINO DE HISTÓRIA. COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4744 REPRESENTAÇÕES OFICIAIS SOBRE OS PROFESSORES CAPIXABAS NO SÉCULO XIX: “OPORTUNISTA, INÁBIL, PREGUIÇOSO” (?) COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4926 ROBERTO FARIA UM LORDE CAMPONÊS NA EDUCAÇÃO. COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4675 SABERES DOCENTES NOS RELATOS ORAIS E A RESSIGNIFICAÇÃO DO MITO POLÍTICO: TANCREDO DE ALMEIDA NEVES COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4861 SER PROFESSOR NA PROVÍNCIA PIAUIENSE NO PERÍODO IMPERIAL COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4434 SER PROFESSOR NORMALISTA SEGUNDO OS ANAIS DA CONFERÊNCIA INTERESTADUAL DE ENSINO PRIMÁRIO DE 1921 COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4197 TEMATIZAÇÕES DE PROFESSORES PAULISTAS SOBRE A ARTE DA LEITURA, NO SÉCULO XIX COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4268 TRABALHO DOCENTE, GÊNERO E PODER EM DENÚNCIAS E DEFESAS PÚBLICAS DA DÉCADA DE 1880 COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4848 TRAJETÓRIAS PROFISSIONAIS DE DIRETORAS COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4140 UM PIONEIRO DE MÚLTIPLAS FUNÇÕES - PELOTAS (1879-1898) COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir
4634 UMA BIBLIOTECA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CIRCULAÇÃO DE SABERES PEDAGÓGICOS ENTRE PROFESSORES E ALUNOS DA ESCOLA NORMAL COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL Imprimir