Código | Título | Modalidade | Carta de Aceite |
4075
|
“MALHADAS E REMALHADAS”: RAUL GOMES E O USO DA IMPRENSA EM PROL DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA (1920-1970)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4576
|
“NEM AO MENOS SOU ADVOGADO NEM REDACTOR; APENAS O MAIS OBSCURO E ANTIGO DOS COLABORADORES DESTA FOLHA”: O INTELECTUAL ELOY DE ANDRADE E O JORNAL DO COMMERCIO
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4487
|
“POUCO LETRADO” OU INTELECTUAL? AS AÇÕES DO PROFESSOR FELICÍSSIMO MENDES RIBEIRO NA CIDADE DE JUIZ DE FORA NA VIRADA DO SÉCULO XX
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4021
|
A “LUZ SOBRE AS TREVAS”: DEBATES SOBRE A RELAÇÃO DISCIPLINA-CIVILIZAÇÃO NA PROVÍNCIA DA PARAHYBA DO NORTE.
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
3606
|
A APROPRIAÇÃO DAS CONCEPÇÕES EDUCACIONAIS DE JOHN DEWEY NA EDUCAÇÃO INFANTIL BRASILEIRA (1934-1971)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4795
|
A ASSOCIAÇÃO PARAIBANA PELO PROGRESSO FEMININO (APPF) E SUAS AÇÕES DE INCENTIVO À LEITURA (1933-1937)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4237
|
A CAMPANHA PELA SOBREVIVÊNCIA DA ESCOLA PRIMÁRIA SUPERIOR EM PORTUGAL NO FINAL DA PRIMEIRA REPÚBLICA
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4308
|
A CIRCULAÇÃO DAS IDEIAS DE HELOÍSA MARINHO EM FLORIANOPOLIS E SUA PRESENÇA NO “PROJETO NÚCLEOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL”, DE 1976
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4062
|
A CIRCULAÇÃO DE IDÉIAS DA ESCOLA NOVA: PERSPECTIVA DA VERTENTE CATÓLICA SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO (1946-1961)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4869
|
A DEFESA DA LÍNGUA NACIONAL EM NOSSA SENHORA DO DESTERRO NO SÉCULO XIX: DISCURSOS DO JORNAL O CACIQUE
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
3662
|
A DIFUSÃO DA EDUCAÇÃO NOVA POR MEIO DOS IMPRESSOS DE UM BANDEIRANTE DO ENSINO PAULISTA: JOSÉ SCARAMELLI.
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4047
|
A DISSEMINAÇÃO DA PEDAGOGIA MODERNA POR RUI BARBOSA
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4765
|
A ESCRITA DE SI: A HISTÓRIA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP NA PRODUÇÃO DE HELADIO ANTUNHA
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4326
|
A INFÂNCIA NO HORIZONTE MÉDICO PAULISTA (1918-1929): UMA ANÁLISE DAS PROPOSTAS RELACIONADAS À INFÂNCIA E SUA EDUCAÇÃO NO ÂMBITO DA HIGIENE E DA EUGENIA
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
3618
|
A INFLUÊNCIA DE HELOÍSA MARINHO PARA A EDUCAÇÃO DOS MENORES DE 06 ANOS NO BRASIL ENTRE AS DÉCADAS DE 50 E 70.
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4513
|
A INTELECTUAL NA INSPEÇÃO ESCOLAR
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
3234
|
A INTENDENCIA MUNICIPAL E A EDUCAÇÃO NA CIDADE DE SANTOS (1889 – 1908): PALCO DE DISPUTAS
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4930
|
A OBRA DA ESCRAVIDÃO: INSTRUÇÃO PARA O TRABALHO E EDUCAÇÃO PARA O TRABALHADOR
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4678
|
A ORGANIZAÇÃO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA DE PATOS DE MINAS/MG NO CONTEXTO REPUBLICANO DE 1892 A 1928
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4426
|
A PRESENÇA DA LITERATURA NA IMPRENSA SERGIPANA DO SÉCULO XIX: JORNAL DO ARACAJU E O REPUBLICANO
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4041
|
A QUESTÃO DA AUTORIA E AS GRAMÁTICAS DE LÍNGUA INGLESA DOS SÉCULOS XVIII E XIX
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
3482
|
A RENOVAÇÃO ESCOLAR: DITOS E SIGNIFICADOS EM JOÃO CRAVEIRO COSTA
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
3665
|
A RENOVAÇÃO ESCOLAR: DITOS E SIGNIFICADOS EM JOÃO CRAVEIRO COSTA
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4717
|
A REPRESENTAÇÃO DA MULHER PORTUGUESA NO JORNAL O BEIJA-FLOR (1838)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4837
|
A REVISTA CARETA E A EDUCAÇÃO DAS MULHERES: UMA DISPERSÃO DISCURSIVA PARA A NORMALIZAÇÃO FEMININA NO CONTEXTO URBANO (1914-1918)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4578
|
A REVISTA DE EDUCAÇÃO DA SOCIEDADE AMAZONENSE DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO AMAZONAS.
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4329
|
A REVISTA EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO REGIME MILITAR NA DÉCADA DE 1970
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4328
|
A TRADUÇÃO DE JOHN DEWEY PUBLICADA NA COLEÇÃO BIBLIOTECA DA EDUCAÇÃO
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4402
|
A UNIVERSIDADE NAS "NOTAS E INFORMAÇÕES" DE O ESTADO DE S. PAULO (1947-1962): A MILITÂNCIA USPIANA DE LAERTE RAMOS DE CARVALHO
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4820
|
AÇÃO DOS MEMBROS DA SOCIEDADE BÍBLICA BRITÂNICA E ESTRANGEIRA NO BRASIL OITOCENTISTA
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4700
|
AÇÕES INTELECTUAIS DE FORMAÇÃO DA MEMÓRIA: A PRODUÇÃO DE MATERIALIDADE PEDAGÓGICA SOBRE A HISTÓRIA DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, 1948-1998.
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4447
|
ANTONIO GARCIA FILHO (1941-1999), UM INTELECTUAL ENGAJADO
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4123
|
APROPRIAÇÕES OU TÁTICAS?: ESTUDO HISTORIOGRÁFICO SOBRE CIRCULAÇÃO DE IDEIAS PEDAGÓGICAS
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4652
|
ARMANDA ÁLVARO ALBERTO, EDGAR ROQUETTE-PINTO E JONATHAS SERRANO: CENSORES DA COMISSÃO DE CENSURA CINEMATOGRÁFICA DE 1932.
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4763
|
ARTHUR RAMOS E DURVAL MARCONDES: HIGIENE MENTAL, PSICANÁLISE E MEDICINA APLICADAS À EDUCAÇÃO NACIONAL (1930-1950).
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4881
|
AS IMAGENS DE MATO GROSSO NOS LIVROS ESCOLARES (1889 – 1930)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4154
|
AS PRESCRIÇÕES DE LOURENÇO FILHO, NA DÉCADA DE 1950, PARA O ENSINO DA LITERATURA INFANTIL NOS CURSOS NORMAIS PAULISTAS
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4548
|
AS REINAÇÕES DE MONTEIRO LOBATO: DO PROJETO EDITORIAL AO PROJETO LITERÁRIO INFANTIL
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4927
|
AS REPRESENTAÇÕES DA EDUCAÇÃO DA MULHER VEICULADAS NA REVISTA A VIOLETA – MT (1916-1950)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4002
|
AS SENSIBILIDADES NA HISTÓRIA: UMA QUESTÃO DE EDUCAÇÃO. O CASO DA REVISTA BRASILEIRA DE FOLCLORE (1961-1976)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4111
|
BOLETIM CATEQUÉTICO: PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DE UM IDEÁRIO PEDAGOGICO CATÓLICO MODERNO
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4331
|
CECÍLIA MEIRELES: UMA CRONISTA NO CENÁRIO CULTURAL E EDUCATIVO (1930-1933)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
3394
|
CÉU CINZENTO...MAR REVOLTO: OS ARTIGOS DO INTELECTUAL ANÍSIO TEIXEIRA NO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO EM 1968.
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4423
|
CIÊNCIA, FÉ E NOÇÕES DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4014
|
CIRCULAÇÃO DA CULTURA LETRADA E A COMUNIDADE DE LEITORES EM CAETITÉ-BA (1897-1930)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4162
|
CÍRCULOS BÍBLICOS E A COMUNIDADE ECLESIAL DE BASE NA DIOCESE DE GUARAPUAVA (1978-1992)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4038
|
CONSIDERAÇÕES SOBRE OS IMPRESSOS LITERÁRIOS PUBLICADOS PELA IMPRESSÃO RÉGIA (1808-1821).
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
3572
|
CONSTITUIÇÃO DA FACULDADE DE FILOSOFIA DE PONTA GROSSA: ENTRE UMA ABORDAGEM DA HISTÓRIA INTELECTUAL E DA HISTÓRIA DOS INTELECTUAIS
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4057
|
CONTRIBUIÇÕES DA EDUCADORA EGLANTINE DO RÊGO BARROS À EXPANSÃO DO ENSINO MÉDIO EM PERNAMBUCO
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4385
|
DA UNIFICAÇÃO A FEDERALIZAÇÃO: A UNIVERSIDADE DO PARANÁ NAS PÁGINAS DA IMPRENSA PARANAENSE (1946-1950).
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4858
|
DEBATES E IMPASSES NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DA LEGITIMIDADE DA ESCOLA PÚBLICA ELEMENTAR OBRIGATÓRIA NA VILA DE SÃO JOÃO DEL REI (1827-1839)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
3586
|
DISCURSOS DA PEDAGOGIA MODERNA EM IMPRESSOS NÃO PEDAGÓGICOS DO RIO DE JANEIRO (1920 -1930)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4488
|
DISCURSOS, ESTRATÉGIAS, “JOGOS DE VERDADE”: A IMPRENSA DE JUIZ DE FORA COMO INSTRUMENTO EDUCATIVO, CULTURAL E POLÍTICO
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4676
|
DOUTOR EM CIÊNCIAS SOCIAIS E JURÍDICAS: CULTURA JURÍDICA, FORMAÇÃO DO INTELECTUAL E DA ELITE POLÍTICA DO IMPÉRIO DO BRASIL (1850 - 1889)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4918
|
EDUCAÇÃO E ANALFABETISMO NA PRIMEIRA REPÚBLICA: A CRÍTICA DO INTELECTUAL PARAIBANO CARLOS DIAS FERNANDES
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4719
|
EDUCAÇÃO E MODERNIZAÇÃO: MÁRIO CASASSANTA E A INDISSOCIABILIDADE ENTRE A AÇÃO POLÍTICA E A RENOVAÇÃO PEDAGÓGICA.
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4324
|
EDUCAÇÃO E MODERNIZAÇÃO:MARIO CASASANTA E A INDISSOCIABILIDADE ENTRE A AÇÃO POLÍTICA E RENOVAÇÃO PEDAGÓGICA
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4825
|
EDUCAÇÃO E SOCIALISMO: NOTAS SOBRE CHARLES FOURIER, SAINT SIMON E PIERRE-JOSEP PROUDHON
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4556
|
EDUCAÇÃO ESTÉTICA NA REVISTA DO ENSINO (1925-1940)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4018
|
EDUCAÇÃO NA IMPRENSA: ELEMENTOS PARA A ESCRITA DA HISTÓRIA DA ESCOLA PRIMÁRIA DO MARANHÃO NO SÉCULO XIX
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4480
|
EDUCAÇÃO, PEDAGOGIA E PSICOLOGIA NO PENSAMENTO EDUCACIONAL DE CARLOS DA SILVEIRA
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4937
|
ENTRE PÁGINAS E PRÁTICAS: A INFLUÊNCIA DO JORNAL EXPOSITOR CRISTÃO PARA A EFETIVAÇÃO DA OBRA MISSIONÁRIA NO SUL DE MATO GROSSO
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
3587
|
ESCRITA FEMININA: A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA NA OBRA DE ESCRITORAS DE LITERATURA INFANTOJUVENIL (1858 – 1945)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4666
|
GRAMSCI E A EDUCAÇÃO: UMA LEITURA DAS CARTAS DE GRAMSCI AOS SEUS FILHOS (1929-1937)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4788
|
GUIANDO "ALMAS FEMININAS": UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO EVANGÉLICA NA REVISTA ESTRELA (PORTO, 1925-1930)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4174
|
GUSTAVO CAPANEMA: A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO PRIMÁRIO BRASILEIRO NO PERÍODO DE 1934-1945
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4966
|
HEMETÉRIO JOSÉ DOS SANTOS: HOMEM DE LETRAS E DE COR E SUA OBRA
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4962
|
HISTÓRIA DOS INTELECTUAIS, EDUCAÇÃO E CIVILIDADE: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO POLÍTICA DE ANTÔNIO ALFREDO DA GAMA E MELLO (1896-1900)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4963
|
HISTÓRIA DOS INTELECTUAIS, EDUCAÇÃO E CIVILIDADE: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO POLÍTICA DE ANTÔNIO ALFREDO DA GAMA E MELLO (1896-1900)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4435
|
HISTÓRIAS DE VIDA E FORMAÇÃO: OS “AMADOS” INTELECTUAIS DE SERGIPE
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4637
|
IMPRENSA ESPÍRITA E ELITE LETRADA NO BRASIL OITOCENTISTA
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4456
|
IMPRENSA PEDAGÓGICA, CIRCULAÇÃO DE MODELOS EDUCACIONAIS NO BRASIL E NA FRANÇA (1925-1930): REVISTA DO ENSINO E L’ÉCOLE ET LA VIE
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4363
|
IMPRENSA, EDUCAÇÃO E ESCRITAS ESCOLARES
|
COMUNICAÇÕES COORDENADAS
|
Imprimir
|
4022
|
IMPRESSA ESPECIALIZADA EM EDUCAÇÃO E ENSINO: PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DE IDENTIDADES PARA A CRIANÇA-ALUNO (1964 A 1976)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4625
|
IMPRESSOS CATÓLICOS E O DEBATE EDUCACIONAL: CONEXÕES COM A MODERNIDADE NA DÉCADA DE 1930
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4446
|
IMPRESSOS E CIRCULAÇÃO DE MODELOS PEDAGÓGICOS: A DIFUSÃO DA PEDAGOGIA DE FRANCIS PARKER NA IMPRENSA EDUCACIONAL PAULISTA
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4444
|
IMPRESSOS RAROS E PRECIOSOS PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: O ACERVO DA BIBLIOTECA HISTÓRICA DO COLÉGIO PEDRO II.
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4551
|
INFÂNCIA DE GRACILIANO RAMOS: EDUCAÇÃO PELA PEDRA NA "CIVILIZAÇÃO DO COURO"
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4541
|
INSTITUIÇÕES EDUCADORAS: IMPRENSA, BIBLIOTECA E UNIVERSIDADE POPULAR NO GOVERNO CASTRO PINTO NA PARAHYBA (1912-1915)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4766
|
INTELECTUAIS E DISCURSOS EDUCACIONAIS VEICULADOS PELO JORNAL O MATTO-GROSSO (1910-1930).
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
3571
|
INTELECTUAIS NA FACULDADE DE FILOSOFIA DO PARANÁ: CONFLUÊNCIAS E CONFRONTOS (1951-1971)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4889
|
INTELECTUAIS, ESPECTADORES E O ESTADO: A IMPRENSA E JOGO POLÍTICO EDUCACIONAL EM 1929
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4948
|
JOSÉ CURVELO SOARES E O ENSINO SECUNDÁRIO EM PROPRIÁ-SERGIPE: A IMPLANTAÇÃO DO CURSO GINASIAL PARA O SEXO MASCULINO.
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4146
|
JOSÉ RICARDO PIRES DE ALMEIDA E A INSTRUÇÃO PRIMÁRIA NO IMPÉRIO BRASILEIRO (1822-1889): UM ESTUDO SOBRE A OBRA HISTÓRIA DA INSTRUÇÃO PÚBLICA NO BRASIL (1889)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4721
|
JOSÉ ROLLEMBERG LEITE: PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ATHENEU SERGIPENSE DURANTE A REFORMA FRANCISCO CAMPOS
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4144
|
JOSÉ VERÍSSIMO (BRASIL) E ANDRÉS BELLO (VENEZUELA): UM ESTUDO COMPARADO DO PENSAMENTO EDUCACIONAL LATINO-AMERICANO NO SÉCULO XIX
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4122
|
JÚLIO RIBEIRO: UMA LEITURA SOBRE A TRAJETÓRIA DE UM INTELECTUAL MAÇON E PROTESTANTE NA CIDADE DE SOROCABA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX.
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4274
|
LEITURAS DE CUORE: DISCURSOS SOBRE A FAMÍLIA EM UM LIVRO ESCOLAR DO PROGRAMA DO ENSINO PRIMÁRIO DE MINAS GERAIS (1927)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4683
|
LIGA PRÓ-LÍNGUA NACIONAL E A CONSTRUÇÃO DA NACIONALIDADE NO JORNAL ESCOLAR A CRIANÇA BRASILEIRA (SANTA CATARINA, 1942-1950)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4167
|
MODERNIDADE E TRADIÇÃO NA CRÍTICA CULTURAL E POLÍTICA NOS PRIMEIROS ESCRITOS DE SERGIO BUARQUE DE HOLANDA: QUESTÕES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL.
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4715
|
NA ARQUITETURA DE UM IMPRESSO: A HISTÓRIA DE UMA LIVRARIA NO BOLETIM BIBLIOGRAPHICO E COMMERCIAL DO AO LIVRO VERDE (1934)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4141
|
NO ARCHÉION DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: A PRESENÇA DOS MANUAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4035
|
NOÇÕES DE PSICOLOGIA DA CRIANÇA: ESTUDO SOBRE UM MANUAL DIDÁTICO DE THEOBALDO MIRANDA SANTOS
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4531
|
NOTÍCIAS DE UMA GUERRA SURDA: O EMBATE ENTRE AUTORES DE UM COMPÊNDIO DE GRAMÁTICA, OS PROFESSORES PRIMÁRIOS E A IMPRENSA NA CORTE IMPERIAL
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4847
|
O CARÁTER EDUCATIVO DO JORNAL O DEZENOVE DE DEZEMBRO NA PROVÍNCIA DO PARANÁ, 1854-1855.
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
3495
|
O EDUCADOR BRASILEIRO JOÃO ROBERTO MOREIRA (1912-1967) E OS MÉTODOS DE COMPARAÇÃO DOS SISTEMAS DE ENSINO.
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4884
|
O IMPRESSO ESCOLAR NO ENSINO RELIGIOSO BRASILEIRO DO SÉCULO XIX
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
3212
|
O JORNAL CORREIO MERCANTIL E A CIRCULAÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS NA BAHIA OITOCENTISTA
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4037
|
O JORNAL O UNIVERSAL E A EDUCAÇÃO DO TEMPO LIVRE NA PROVÍNCIA DE MINAS GERAIS (1825-1842)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4054
|
O MECENATO POMBALINO NA GRAMÁTICA INGLESA DE TELES DE MENEZES
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
3579
|
O MÉDICO LUIZ ANTONIO DOS SANTOS LIMA E O PERSONAGEM SIMÃO BACAMARTE: ALIENAÇÃO DE DOIS ALIENISTAS?
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4403
|
O PAÍS, A CIÊNCIA E O ENGENHEIRO NOS ANUÁRIOS DA ESCOLA POLITÉCNICA DE SÃO PAULO (1900-1947).
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4764
|
O PAPEL DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS: O DISCURSO DOS MÉDICOS E EDUCADORES NO INÍCIO DO SÉCULO XX NO BRASIL.
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
3996
|
O PAPEL POLÍTICO E PEDAGÓGICO DO MANUAL DIDÁTICO "LIÇÕES DE COISAS"
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
3858
|
O POSICIONAMENTO DO JORNAL “O FLUMINENSE” EM RELAÇÃO AOS CONFLITOS INTEROLIGÁRQUICOS E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS ENTRE RIO DE JANEIRO E NITERÓI (1918 – 1923)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4761
|
O PROFESSOR ADOLPHO AVILA LIMA E A INSPEÇÃO ESCOLAR EM SERGIPE. 1913-1935
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4396
|
O SÍTIO DO PICA-PAU-AMARELO NA PRODUÇÃO DE THEREZINHA CASASANTA
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4496
|
OS LIVROS DE DEWEY E THORNDIKE: ANÁLISE DA CIRCULAÇÃO POR MEIO DAS BIBLIOTECAS NACIONAIS
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4616
|
OS MANUAIS ESCOLARES UTILIZADOS PARA O ENSINO DE FILOSOFIA NO SECUNDÁRIO BRASILEIRO (1836-1881)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4606
|
OS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS ELETRÔNICOS COMO FONTE DE PESQUISA PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: NOVOS DESAFIOS
|
MINICURSO
|
Imprimir
|
4085
|
OS PROGRAMAS EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO PRIMÁRIO: ENTRE A IDEALIDADE E A REALIDADE PEDAGOGICA
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4458
|
PARA ALÉM DO ENGAJAMENTO, A CRIAÇÃO: A PRODUÇÃO LITERÁRIA DE ANTONIO GARCIA FILHO
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4303
|
PARA CONTINUAR UMA VIVÊNCIA ESTÉTICA: PUBLICAÇÕES DE LIDDY CHIAFFARELLI MIGNONE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INICIAÇÃO MUSICAL
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
3485
|
PARA DESPERTAR NO CORAÇÃO DA MOCIDADE O SENTIMENTO DE AMOR À PÁTRIA: O LIVRO SELETA LITERÁRIA, DO PROFESSOR FRANCISCO FERREIRA VILHENA ALVES
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4497
|
PENSAMENTO CATÓLICO DE RUY DE AYRES BELLO, UMA VERTENTE TRADICIONAL
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4746
|
PENSAMENTO EDUCACIONAL DE THEOBALDO MIRANDA
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4585
|
PERFIS DE CRIANÇAS LEITORAS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM ARTIGOS DE PERIÓDICOS
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
3814
|
PIONEIROS DA RADIOEDUCAÇÃO: OS INTELECTUAIS E A IMPLEMENTAÇÃO DA RADIOFONIA EDUCATIVA NO BRASIL (1920-1930)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4027
|
PROFESSORAS DE MÚSICA: O IMPRESSO COMO DISPOSITIVO ESTRATÉGICO DE INCLUSÃO NO CAMPO INTELECTUAL (BRASIL, 1ª METADE DO SÉCULO XX).
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4325
|
PROFESSORES EM REVISTA: A REVISTA DE FILOSOFIA KRITERION E SUA INTERLOCUÇÃO NO DEBATE EDUCACIONAL MINEIRO
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4502
|
PROFESSORES EM REVISTA: A REVISTA DE FILOSOFIA KRITERION E SUA INTERLOCUÇÃO NO DEBATE EDUCACIONAL MINEIRO
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4147
|
QUANDO PODEREMOS LER O NOSSO LIVRO? – VILLA-LOBOS E A EDUCAÇÃO MUSICAL ENTRE CARTAS E (AUTO)BIOGRAFIA
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4401
|
RECUPERAÇÃO ECONÔMICA E FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES: DEBATES DAS ELITES PRODUTORAS MINEIRAS NOS PRIMEIROS ANOS DO SÉCULO XX
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4863
|
REFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO DE JORNAIS ESTUDANTIS EM ESCOLAS DE ENSINO SECUNDÁRIO (1930-1960): A CONTRIBUIÇÃO DA OBRA “JORNAIS ESCOLARES” DE GUERINO CASASANTA.
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4361
|
REFORMA EDUCACIONAL DE 1965 EN CHILE: PARTICIPACIÓN DE MARIO LEYTON SOTO
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4651
|
REPRESENTAÇÕES DO MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA DE 1932 NOS MANUAIS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PUBLICADOS EM COLEÇÕES (1933-1945)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4733
|
REPRESENTAÇÕES TECIDAS POR MONTEIRO LOBATO SOBRE A HISTÓRIA DE SEU TEMPO
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4933
|
RFLEXÕES SOBRE A PRODUÇÃO INTELECTUAL DE CARVALHO NETO E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM SERGIPE
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4716
|
ROMANCES PARA MENINAS E MOÇAS: ENTRE OS DISCURSOS MORALIZANTES E AS TRADUTORAS DE RENOME
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4811
|
RUBEM ALVES E O PENSAMENTO EDUCACIONAL LIBERAL: APROXIMAÇÕES
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4114
|
SABERES EM FOCO: DIÁLOGOS DE M. B. LOURENÇO FILHO NA SÉRIE DE LEITURA GRADUADA PEDRINHO (1953 – 1970)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4382
|
SÉRIE CURRÍCULOS – PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA COMO DISTINÇÃO SOCIAL NO IMPRESSO PEDAGÓGICO DE 1º GRAU DO LABORATÓRIO DE CURRÍCULOS DA SEEC/RJ (1975-1979)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4202
|
SER-PROFESSOR, SER-ALUNO-INFANTIL, PRESCRIÇÕES DE IDENTIDADE(S) EM CIRCULAÇÃO NA REVISTA PÁTIO EDUCAÇÃO INFANTIL (2003 A 2009)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
3648
|
TAVARES BASTOS E OS MANUSCRITOS SOBRE A INSTRUÇÃO NO IMPÉRIO (1861 – 1875)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4557
|
THOMAZ ESPINDOLA E A GEOGRAFIA ESCOLAR DO SÉCULO XIX: UMA ANÁLISE DO COMPÊNDIO “ELEMENTOS DE GEOGRAFIA E COSMOGRAFIA OFERECIDAS À MOCIDADE ALAGOANA”
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4821
|
TOBIAS BARRETO E A DEFESA DA EDUCAÇÃO FEMININA NO SÉC. XIX
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
3760
|
UM ENTUSIASTA DA EDUCAÇÃO: SUJEITOS, PROJETOS E INSTITUIÇÕES NA HISTÓRIA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, DE ROCHA POMBO
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
3328
|
UM ESTUDO SOBRE A REVISTA O ESTIMULO DA ESCOLA NORMAL DA CAPITAL (1906-1927)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4694
|
UM INTELECTUAL E SUA TRAJETÓRIA: CONTRIBUIÇÕES DO ESTUDO SOBRE AURÉLIO PIRES, SEUS ESCRITOS E SUAS MEMÓRIAS PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - MINAS GERAIS (1878-1936)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4061
|
UM OLHAR PARA ALÉM DAS FRONTEIRAS: ANÁLISE DO FRONTISPÍCIO DA REVISTA “GALERIA ILLUSTRADA” (1888-1889)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4667
|
UM TEMPO NOVO PARA A INSTRUÇÃO PÚBLICA DE MINAS GERAIS? CRÍTICAS DE ESTEVAM DE OLIVEIRA À REFORMA JOÃO PINHEIRO DE 1906
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4196
|
UMA ANÁLISE DO DISCURSO SOBRE OS NEGROS NO LIVRO ESCOLAR DE HISTÓRIA DO BRASIL “NOSSA PATRIA” DE ROCHA POMBO, EDITADO DE 1917 A 1970
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|
4601
|
VISIONÁRIOS DE UM NOVO TEMPO: MENTORES DA INTERIORIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE NA BAHIA (1950-1960)
|
COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL
|
Imprimir
|