Faça a sua inscrição Submissão de trabalho Entrar no sistema

Apresentação

 

II Colóquio de Antropologia da UFMT

Antropologias, Experiências Etnográficas e Saberes Plurais

 

O II Colóquio de Antropologia da UFMT pretende reunir pesquisadores da área de Antropologia Social e áreas afins (Sociologia, Filosofia, Serviço Social, História, Geografia, Museologia, Direito e Ciências Sociais da Saúde) interessados em discutir as temáticas de gênero, sexualidade, subjetividades, sociabilidades, e identidades e diferenças, relações interétnicas, patrimônio cultural e teoria etnográfica numa perspectiva antropológica.

O Colóquio, em sua segunda versão, é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, do Departamento de Antropologia, do GPAC - Grupo de Pesquisas em Antropologia do Contemporâneo - Sujeitos, Sociabilidades e Visualidades e do Núcleo de Pesquisa em Artes, Performances e Simbolismos – Napas.

As discussões e debates desenvolvidos durante o Colóquio visam consolidar as linhas de pesquisa do Mestrado em Antropologia Social da UFMT, quais sejam: 1. Etnicidades, Territorialidades e Cosmologias – Estudos etnográficos e comparados de povos indígenas, socialidades, cosmologias, rituais, arte e sistemas simbólicos; políticas públicas, educação e direitos; políticas indígenas, história indígena e do indigenismo; estudos de fronteiras, conflitos interétnicos, territórios, processos e direitos sobre territórios; movimentos sociais, diásporas e identidades. 2. Sociabilidades, Identidades e Subjetividades – Reflexões teóricas e investigações empíricas que têm como foco as dinâmicas socioculturais, com especial ênfase em processos contemporâneos de construção de vínculos sociais, identidades e subjetividades. A linha abrange as seguintes temáticas de pesquisa: relações de gênero e sexualidade; família e parentesco; corporalidade e marcadores sociais da diferença; cultura popular e sociabilidades festivas; performances e produção de sentidos na cidade.

O II Colóquio de Antropologia da UFMT: Antropologias, Experiências Etnográficas e Saberes Plurais visa propiciar o debate e o diálogo entre pesquisadores, grupos e núcleos de pesquisa sobre o fazer antropológico e a contribuição deste conhecimento acerca da diversidade étnico-cultural, das relações de gênero e sexualidade, territórios, territorialidades, sociabilidades, teoria etnográfica e patrimônio cultural. Os temas do evento estão articulados com os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelos docentes do Departamento de Antropologia em contextos etnográficas com comunidades remanescentes de quilombos, povos indígenas e populações LGBTT do município de Cuiabá e estado do Mato Grosso. Os temas versam, sobretudo, acerca das questões concernentes ao patrimônio cultural, cultura popular, ações afirmativas, gênero, sexualidade e parentesco, cosmologias, artes e identidades.

Além disso, buscamos por meio da 2ª Edição do Colóquio dar visibilidade a região centro-oeste, em especial ao estado de Mato Grosso, não mais apenas como uma região tomada como objeto de pesquisas, mas também como uma referência na produção de conhecimentos. Finalizando, pretende-se estimular os acadêmicos dos cursos de graduação da UFMT, particularmente do curso de Ciências Sociais, para a inserção destes em projetos de pesquisa e pós-graduação, promovendo o conhecimento do fazer antropológico no contexto contemporâneo.

 

Realização

Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/UFMT

Departamento de Antropologia/UFMT

GPAC - Grupo de Pesquisas em Antropologia do Contemporâneo - Sujeitos, Sociabilidades e Visualidades

Núcleo de Pesquisa em Artes, Performances e Simbolismos - Napas

 

Apoio

UFMT/PROCEV/CODEX

Instituto de Ciências Humanas e Sociais/ UFMT

PROPG/ Proreitoria de Pós-Graduação/ UFMT