Workshop 1 - "Literatura infanto-juvenil é só para criança?"
Ministrante - Profa. Sheila Dias Maciel (UFMT)
Resumo: A Literatura Infanto-Juvenil não é uma só. Variada produção atende por este mesmo nome: diferentes épocas, diferentes gêneros e, sobretudo, diferentes relações são criadas entre este conjunto de obras e o público em formação, a quem, grosso modo, essa forma de recriar a experiência humana se destina. Ligada ainda ao universo pedagógico-moralizante, a Literatura Infanto-Juvenil assume seu papel de entreter; ampliar os horizontes do leitor (de qualquer idade), de alfabetizar e de instruir. Além disso, ela também se configura como disciplina de formação de professores. Ao questionarmos o lugar da disciplina no currículo da graduação em Letras, questionamos, sobretudo, os desvios e rumos da disciplina, usando como aparato teórico os conceitos que fazem parte da obra Educação literária como metáfora social (Leahy-Dios, 2000), nosso caminho metodológico. Diante da dificuldade em propor uma educação literária no país, apresentar-se-ão obras da literatura-infantil brasileira pós Monteiro Lobato aos participantes, como ponto de partida para a reflexão sobre a necessária transformação dos discursos teóricos construídos academicamente em práticas cotidianas de sala de aula.
Palavras-chave: literatura Infanto-Juvenil; diversidade; transformação.