Workshop 9 - Tertúlia literária dialógica
Ministrantes - Profa. Dra. Eglen Silvia Pipi Rodrigues (UFMT)
Haiully Valdez de Azevedo (UFMT)
Laleska Fernanda (UFMT)
Jéssica França Pessoa (UFMT)
Camila Aparecida Miranda de Jesus (UFMT)
Resumo: O minicurso tem como objetivo apresentar e oportunizar uma vivência na atividade de Tertúlia Literária Dialógica. Trata-se de um programa de leitura originalmente desenvolvido para adultos, podendo ser aplicado em ambiente escolar e não escolar. As Tertúlias Dialógicas possibilitam que pessoas de idades, gêneros e culturas diferentes debatam temas diversos acerca de obras da literatura clássica universal. Em cada atividade, cada participante destaca um trecho da leitura feita e todos, conjuntamente, fazem a interpretação dialogada sobre a obra que está sendo trabalhada. Assim, cada pessoa expressa ao grupo aquilo que lhe chamou atenção, explicando o destaque, relacionando-o com diálogos de encontros anteriores, expondo sua reflexão crítica, etc. Através desse diálogo e das contribuições de cada participante, gera-se um intercâmbio enriquecedor que permite aprofundar um tema na tertúlia, promovendo, por sua vez, a construção de novos conhecimentos. Em cada encontro, uma das pessoas participantes pode moderar a tertúlia dialógica, com a ideia de favorecer uma participação igualitária entre todos do grupo. A atividade baseia-se nos 7 princípios da Aprendizagem Dialógica, e se desenvolve com produções clássicas da humanidade, sendo assim, é possível realizar diversas tertúlias dialógicas, como por exemplo: literária, de artes e musical. Podem ser realizadas com familiares, membros da comunidade, professorado, voluntariado e estudantes desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior até a educação de pessoas adultas.
Palavras-chave: diálogo; leitura; aprendizagem.