Portal do Governo Brasileiro

Detalhes do Projeto Desenvolvimento, implantação e manutenção do Sistema de Informação Estadual de Vigilância Sanitária (SVS) e do Painel de Indicadores do estado de Mato Grosso (IndicaSUS)



Situação: Homologado

Protocolo: 260120161438141708

Data da Última Ação: 02/12/2020
Última Ação: Período de vigência da proposta alterada pela Administração da Câmara de Extensão.

Informações do Coordenador

Nome: THIAGO MEIRELLES VENTURA
Unidade Lotacional: Diretoria Adjunta do Instituto de Computação Campus: CUIABÁ

Detalhes do Projeto Desenvolvimento, implantação e manutenção do Sistema de Informação Estadual de Vigilância Sanitária (SVS) e do Painel de Indicadores do estado de Mato Grosso (IndicaSUS)

Nome do Edital: EDITAL Nº 003/EXT/2016 FLUXO CONTÍNUO DE AÇÕES DE EXTENSÃO Tipo do Edital: Extensão Fluxo Contínuo
Público Total: 2 Carga Horária Total do Projeto: 8400 horas
Data de Início: 25/11/2016 Data de Término: 21/11/2021
Área do Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra Área Temática: Tecnologia e Produção
Unidade Propositora:

Diretoria Adjunta [RES.CD N.º 11 19/10/12 INATIVA] (Campus CUIABÁ)

Unidade Avaliadora:

Diretoria Adjunta do Instituto de Computação (Campus CUIABÁ)

Quantidade de bolsa: 0
Resumo: Projeto de extensão de transferência tecnológica para o desenvolvimento, implantação e manutenção dos softwares: Sistema de Informação Estadual de Vigilância Sanitária (SVS) e Painel de Indicadores do SUS MT (IndicaSUS). O SVS visa manter e ampliar o apoio informatizado aos serviços de Vigilância Sanitária que compõem o Sistema Estadual de VISA em Mato Grosso, na execução, controle e monitoramento de suas ações. O IndicaSUS visa compilar dados de diversas bases e apresentar informações de forma clara e oportuna para o empoderamento de diferentes níveis de gestão, bem como facilitar a publicização de informação a comunidade.
Justificativa: O SVS oferece suporte na padronização, sistematização, controle e gestão das ações realizadas pelos serviços de Vigilância Sanitária (VISA) dos municípios do estado no controle dos estabelecimentos de saúde e de interesse à saúde, portanto o desenvolvimento e disponibilização do SVS para os municípios do Estado é importante como parte da estratégia para fortalecimento dos serviços. Além disso, no decorrer da história diversos sistemas de informação foram criados pelo Ministério da Saúde para atender a demandas de informação no SUS. Para monitoramento e avaliação oportunos, bem como disseminação da informação é necessário que o estado faça a integração das diversas bases de dados. Neste sentido, propõe-se a criação do Painel de Indicadores (IndicaSUS).
Objetivos: Projetar, desenvolver, implantar e manter o Sistema de Informação Estadual de Vigilância Sanitária (SVS) e Painel de Indicadores do SUS MT (IndicaSUS) para a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso.
Metodologia: Duas equipes serão montadas para o desenvolvimento dos dois sistemas. Cada equipe conterá colaboradores do Instituto de Computação e da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, além de desenvolvedores contratados e estagiários da área de computação. Devido ao porte do projeto, haverá ainda um nível de gestão para gerenciar os dois projetos. Sobre as tecnologias utilizadas, será utilizado a linguagem de programação C# e Asp.net para o desenvolvimento dos sistemas por meio do software Visual Studio 2015. Versionamento de código será utilizado para assegurar a qualidade durante a evolução dos sistemas, assim como testes de cada módulo desenvolvido. O Scrum será utilizado como metodologia de gerência de projeto, aliado ao software Redmine para controle de tarefas. Está planejado uma etapa de capacitação dos colaboradores antes da etapa de desenvolvimento do sistema. Depois do desenvolvimento, está planejado também uma fase de manutenção do sistema. Com essas medidas, o objetivo do projeto será alcançado.
Avaliação: A metodologia Scrum, que será utilizada neste projeto, defende um acompanhamento semanal das atividades desenvolvidas. Em outras palavras, semanalmente os gerentes de cada projeto tomarão conhecimento do que foi desenvolvido, quais são os obstáculos existentes para a conclusão das tarefas e o que será feito na semana que se segue. Com isso, a avaliação do desenvolvimento do projeto está garantida. Aliado a isso, em cada entrega de um módulo do sistema, um servidor da área deve atestar que o módulo está criado da maneira que foi especificado no início do desenvolvimento. Por fim, depois da disponibilização dos sistemas ao público, será realizado um treinamento com os usuários, no qual poderá ser verificados mais uma vez os módulos desenvolvidos.

Público Alvo do Projeto

Tipo Descrição Quantidade
Outros 2

Ações do Projeto

Tipo Modalidade Nome Início Término
Serviço Presencial Desenvolvimento do Sistema de Informação Estadual de Vigilância Sanitária (SVS) 25/11/2016 24/11/2020
Serviço Presencial Desenvolvimento do Sistema Painel de Indicadores do SUS MT (IndicaSUS) 25/11/2016 24/11/2020

Membros da Equipe

Tipo Nome Carga Horária Total Opções
Servidor (Docente) DANIEL AVILA VECCHIATO 120 horas
Estudante de Graduação - VOLUNTÁRIO 6000 horas
Estudante de Graduação - VOLUNTÁRIO 6000 horas
Servidor (Docente) NILTON HIDEKI TAKAGI 240 horas
Servidor (Docente) RAPHAEL DE SOUZA ROSA GOMES 120 horas
Servidor (Docente) THIAGO MEIRELLES VENTURA 240 horas