Esta página é um guia detalhado do sistema. As principais funções e possíveis dúvidas geradas pela utilização serão descritas aqui.
Cada página do sistema tem um link para uma seção desta página, onde estarão descritas suas funcionalidades e soluções para problemas.


Geral
  1. Sobre o SPFD
  2. Página Inicial
  3. Críticas, Dúvidas e Sugestões

Docente
  1. Link Lattes
  2. Minhas Progressões Funcionais
  3. Visualizar/Alterar uma Progressão Funcional
  4. Importação do SGE
  5. Solicitar Progressão

CEA
  1. Delegar Membros da CEA
  2. Membro CEA
  3. Visualizar Progressão na CEA
  4. Retornar ao Docente
  5. Enviar à CPPD

CPPD
  1. Instruções de Itens
  2. Delegar Relatores da CPPD
  3. Definir Progressão para Relator
  4. Relator
  5. Visualizar Progressão na CPPD
  6. Retornar à CEA
  7. Aprovar Progressão



Geral Ir para o topo
  1. Sobre o SPFD Ir para o topo
  2. O Sistema de Progressão Funcional para Docentes (SPFD) tem como objetivo gerenciar os pedidos de progressão funcional dos docentes da UFMT. Os professores podem inserir as atividades realizadas, bem como importá-las do Sistema de Gerenciamento de Encargos (SGE).

    O sistema também trata do trâmite da progressão funcional, fazendo-a passar tanto pela aprovação da CEA quanto pela CPPD.

  3. Página Inicial Ir para o topo
  4. Ao acessar o sistema, você será direcionado à página inicial do mesmo, onde uma mensagem de boas-vindas é mostrada. Para ter acesso às diversas funcionalidades do sistema, basta clicar nos botões que estão na parte superior da página, logo abaixo do seu nome.

    Vale lembrar que estes botões representam suas permissões no sistema. Neste momento, alguns botões podem não estar aparecendo porque você ainda não possui a respectiva permissão. Por exemplo, se você foi delegado como membro de uma CEA, o botão "CEA" estará vísível. Se você possuir a permissão de inserir instruções para os itens da resolução, o botão "Inserir Instruções" aparecerá. Existe também a permissão de delegar membros da CEA, que é dada a todo gestor de Instituto/Faculdade. Para eles, o botão "Delegar Membros da CEA" estará disponível.

  5. Críticas, Dúvidas e Sugestões Ir para o topo
  6. Em todas as páginas do sistema existe um link localizado no canto superior direito da tela onde é possível entrar em contato com o suporte do sistema. Dependendo do assunto de seu contato, selecione um destinatário. Dúvidas sobre a resolução, regras, instruções, processos, entre outros assuntos devem ser enviados para a CPPD. Envie para a STI mensagens sobre autenticação, erros e inconsistências no sistema, entre outros detalhes técnicos.


Docente Ir para o topo
  1. Link Lattes Ir para o topo
  2. Ao acessar o sistema pela primeira vez será solicitado o link de seu Currículo Lattes, que deve ser digitado na forma http://lattes.cnpq.br/ mais um número específico de seu currículo, por exemplo, http://lattes.cnpq.br/8756163052471468. O link para o seu curriculo é informado na sua página do Lattes, logo abaixo da informação sobre a última atualização do mesmo.

    Após este passo, o link ficará disponível na seção "Minhas Informações" e também para seus avaliadores.

  3. Minhas Progressões Funcionais Ir para o topo
  4. Na barra de menu do sistema, para todo docente, encontra-se o botão "Minhas Progressões Funcionais". Clicando nele, aparecerá uma página contendo suas informações e uma seção onde são listadas todas as suas progressões funcionais. Para iniciar uma nova progressão funcional, clique no botão "Nova Progressão".

    Nesta página também é possível visualizar, cancelar, solicitar progressões e imprimi-las, dependendo da situação da mesma. Uma progressão só pode ser cancelada ou alterada se estiver com situação "Pendente". O botão para solicitar progressão somente estará disponível quando todos os requisitos para enviar a progressão à CEA estiverem cumpridos. O botão de imprimir aparecerá quando uma progressão já estiver em poder da CEA. Independente da situação, porém, o docente poderá visualizar as informações da progressão.

  5. Visualizar/Alterar uma Progressão Funcional Ir para o topo
  6. Para visualizar e/ou alterar dados de uma progressão funcional, clique em "Alterar/Visualizar" na página "Minhas Progressões Funcionais". Note que somente será permitido alterar uma progressão se esta estiver com situação "Pendente". Caso contrário, será permitida apenas a visualização.

    No topo da página encontra-se as informações da progressão funcional. O interstício da progressão será definida pela CEA quando esta for enviada à ela. O número do processo pode ser informado nesta etapa pelo docente ou depois pela CEA. Para inserir o código, basta clicar em "Alterar" e informar o código no formato 00000.000000/00-0, incluindo o ponto, a barra e o traço e clique em "Salvar". Assim que o número do processo for informado, um link para visualizar sua situação estará disponível.

    Ainda na área de informações sobre a progressão, é possível visualizar a soma dos pontos válidos inseridos até agora e também o botão de "Solicitar Progressão". Este funciona da mesma maneira que o botão da página "Minhas Progressões Funcionais" e também só estará disponível quando a progressão estiver pronta para ser enviada para a CEA.

    No final da página estão listadas as ocorrências desta progressão funcional. Para cada trâmite da progressão estará listada a ocorrência, quem tomou a ação e a justificativa, caso informada.


    Adicionar Itens Ir para o topo

    A principal tarefa do docente no sistema é inserir as atividades que foram realizadas. Para isso, na seção de "Adicionar Item", selecione a categoria, sub-categoria (se disponível), e o item que representa a atividade realizada e clique em "Adicionar". Itens que não se enquadram nos itens listados pela resolução devem ser inseridos como "Outro", selecionando a categoria "Outros".

    Ao clicar em adicionar, uma nova página abrirá contendo alguns campos que devem ser preenchidos, exceto da Quantidade em casos onde apenas uma unidade por atividade é considerada. Além de inserir os dados de cada campo, leia atentamente às instruções sobre aquele item, se estiverem disponíveis.

    Por fim, clique em "Salvar".


    Itens Adicionados Ir para o topo

    Logo abaixo da seção de inserir itens está a seção de "Itens Adicionados", onde estão listados todos os itens que já foram inseridos até então. Dependendo da situação do item, ele pode estar representado de uma maneira diferente, como mostra a legenda:

    Item = item com data inicial e/ou final fora do interstício da progressão.
    Item = item dentro do interstício de outra progressão funcional.
    * A pontuação de um item inserido na categoria 'Outros' será definida pela CEA.
    ** Itens com mais de um autor terão sua pontuação dividida pelo número de autores.

    Para cada item, se a progressão funcional estiver com situação "Pendente", é possível excluir ou alterar seus dados. Clicando no botão de excluir, uma confirmação de exclusão será solicitada.


    Alterar/Visualizar Itens Ir para o topo

    Ao clicar em "Alterar/Visualizar", uma nova página contendo os dados do item aparecerá. Se a progressão funcional estiver disponível para alterações, será possível alterar os dados de cada campo, exceto da Quantidade em casos onde apenas uma unidade por atividade é considerada.

    Por fim, clique em "Salvar".


    Outros Itens Ir para o topo

    Ao selecionar a categoria "Outros", o item "Outro" e clicar em "Adicionar", uma página um pouco diferente da página de adicionar itens da resolução aparecerá. Nela, você deverá inserir a descrição da atividade que deseja adicionar, o período, a quantidade e a métrica.

    A quantidade deve ser inserida de acordo com a métrica que você informar. Por exemplo, se a métrica desta atividade é "horas", informe a quantidade de horas desta atividade. Se a métrica for "orientandos", informe o número de orientandos.

    Por fim, clique em "Salvar".

  7. Importação do SGE Ir para o topo
  8. Para facilitar a inclusão de atividades realizadas, o sistema permite que sejam importadas as atividades inseridas no Sistema de Gerenciamento de Encargos (SGE). Para isso, na página de visualizar a progressão, clique em "Importar Atividades do SGE".

    Primeiro, selecione qual área do SGE você gostaria de importar as atividades. Depois, para cada atividade que deseja importar, selecione qual o respectivo item da resolução que mais se enquadra com a atividade a ser importada.

    Depois de selecionar todas as atividades desta área que deseja importar, clique em "Importar Atividades". Depois disso, ainda é possível selecionar outra área para continuar a importação ou voltar para a página da progressão funcional.

  9. Solicitar Progressão Ir para o topo
  10. Para poder solicitar a progressão funcional, esta deve cumprir primeiramente os seguintes requisitos:

    • A soma dos pontos válidos ser maior ou igual a 80 para o regime de 40 horas e DE, e 60 pontos para o regime de 20 horas, ou possuir alguma atividade válida inserida como "Outro Item";
    • Cumprir o interstício de 2 anos desde a última progressão funcional aprovada ou desde a data de ingresso;
    • Não possuir outras progressões funcionais em avaliação.

    Depois de cumprir estes requisitos, clique em "Solicitar Progressão", tanto na página de visualização da progressão quanto na página "Minhas Progressões Funcionais". Uma nova página abrirá contendo as informações resumidas da progressão, a confirmação da solicitação e um campo de justificativa. Este campo pode ser usado para inserir informações diversas que você julgar úteis para os avaliadores.

    Após confirmar a solicitação, uma mensagem de sucesso aparecerá, bem como a opção de imprimir a solicitação ou voltar para a página principal.


CEA Ir para o topo
  1. Delegar Membros da CEA Ir para o topo
  2. No menu do sistema, para o Gestor de Unidade Lotacional, está disponível o botão "Delegar Membros da CEA". Clicando nele, uma página listando todas as progressões de docentes de seu Instituto/Faculdade que estão com situação "Enviada à CEA" aparecerá.

    Para cada progressão funcional, é possível editar os membros da CEA dela. Ao clicar em "Editar CEA", abrirá uma página contendo um campo de busca de docentes e uma seção de membros já relacionados à CEA desta progressão. Para definir um docente como membro, basta procurá-lo através do nome ou SIAPE, clicar no respectivo ícone de seleção e clicar em "Delegar Membro".

    Para substituir um membro por outro, repita o processo anterior, porém desta vez clicando em "Substituir Membro" no respectivo membro a ser substituído.

    Para cada progressão funcional deve-se definir o presidente da CEA. Para isso, insira-o como membro e clique em "Definir como Presidente".


    CEA Padrão Ir para o topo

    O sistema também permite que seja definida uma CEA padrão. Assim, todos os docentes de sua unidade que solicitarem progressões funcionais terão como CEA os membros definidos como padrão automaticamente. Depois disso, ainda será possível alterar o CEA desta progressão, caso algum membro necessite ser substituído.

    O procedimento para definir uma CEA padrão é semelhante à definição de uma CEA para uma progressão. Na página "Delegar Membros da CEA", clique em "Definir CEA Padrão" e defina os membros e o presidente da mesma maneira que é feito para uma progressão.

  3. Membro CEA Ir para o topo
  4. Se o docente foi definido como membro ou presidente de uma CEA, o botão "CEA" aparecerá na barra de menu do sistema. Clicando nele, abrirá uma página onde, no topo, estão listadas as progressões funcionais atualmente na CEA. Ou seja, se uma progressão funcional que você é membro da CEA está com situação "Enviada à CEA", ela estará listada aqui.

    Perceba que, se você for o presidente da CEA de uma progressão, os botões "Retornar ao Docente" e "Enviar à CPPD" estarão visíveis. Porém, de forma semelhante à solicitação de progressão funcional pelo docente, o botão para enviar a progressão para a CPPD só estará disponível quando todos os requisitos forem cumpridos.


    Outras Progressões Ir para o topo

    Ao final da página da CEA estão listadas todas as outras progressões funcionais, ou seja, todas as progressões com situação diferente de "Enviada à CEA" mas que já passaram eventualmente por ela. É possível ainda filtrar as progressões listadas como "Em andamento" (ainda não aprovadas) e "Todas", bem como visualizar cada uma delas. Se uma progressão já foi enviada para a CPPD, é possível também imprimir a aprovação clicando no botão "Imprimir".

  5. Visualizar Progressão na CEA Ir para o topo
  6. Na página principal da CEA, clicando em "Visualizar" em uma progressão funcional, uma página para visualização desta progressão será aberta. Na parte superior estão detalhados os dados do avaliado e da progressão. Vale lembrar desde já que, se o número do processo não foi inserido pelo docente, a CEA deve fazê-lo antes de enviar para a CPPD, bem como informar o interstício da progressão. Qualquer membro tem a permissão de inserir/alterar o interstício ou o código enquanto a progressão estiver na CEA.

    Para informar o interstício da progressão, clique em "Alterar", informe uma data inicial e final para o interstício e clique em "Salvar". Note que o sistema não permitirá que seja inserido um período que coincida com o interstício de uma progressão já cadastrada.

    Para inserir o código, basta clicar em "Alterar" e informar o código no formato 00000.000000/00-0, incluindo o ponto, a barra e o traço e clique em "Salvar". Assim que o número do processo for informado, um link para visualizar sua situação estará disponível.

    Semelhante à página do docente, no final desta página estão listadas as ocorrências desta progressão funcional. Para cada trâmite da progressão estará listada a ocorrência, quem tomou a ação e a observação, caso inserida.


    Visualizar Itens Ir para o topo

    Na área central da página se encontra a área de "Itens Adicionados" que lista todos os itens válidos inseridos nesta progressão funcional. Para cada item está disponível um botão "Detalhes" em que, clicando nele, leva a uma página com mais informações sobre o item.


    Outros Itens Ir para o topo

    Para a CEA também é possível inserir/alterar outros itens, por exemplo, para inserir a pontuação discente. Para isso, existe um botão logo abaixo da seção de informações da progressão com o nome "Adicionar outro item". Na página que abrirá você deverá inserir a descrição da atividade que deseja adicionar, o período, a quantidade e a métrica.

    A quantidade deve ser inserida de acordo com a métrica que você informar. Por exemplo, se a métrica desta atividade é "horas", informe a quantidade de horas desta atividade. Se a métrica for "orientandos", informe o número de orientandos.

    Ainda nesta página você deverá informar também a pontuação deste item. Vale lembrar que ela pode ser mudada por qualquer membro da CEA enquanto o item não receber o parecer dos três membros. Depois de preencher todos os campos necessários, clique em "Salvar".


    Parecer sobre Itens Ir para o topo

    Esta é a principal atividade de um membro da CEA no sistema. Para cada item da progressão funcional, o membro deverá dar um parecer sobre sua aprovação. Para isso, na página principal da progressão, na penúltima coluna da tabela de itens, existem um botão de aprovação (em verde) e outro de reprovação (em vermelho). Clicando no botão de aprovação, seu parecer é registrado e já é mostrado na tabela. Por outro lado, ao clicar no botão de reprovação, uma nova página será aberta onde você deverá inserir uma justificativa sobre a reprovação.

    Ao dar seu parecer sobre um item, você notará que a situação da aprovação geral mudará. Se um membro ainda não deu o seu parecer sobre um item que você já o fez, uma mensagem de espera será exibida. Assim que todos os membros tiverem dado seus pareceres, o sistema mostrará a situação da aprovação de acordo com os pareceres. Para um item estar aprovado, todos os membros devem ter o aprovado. Se um deles deu um parecer negativo, o item estará reprovado.

    Enquanto a progressão não tiver sido enviada à CPPD, um membro pode remover seu parecer sobre um item. Para isso, basta visualizar o item clicando em "Detalhes" ou "Alterar/Visualizar" (no caso dos outros itens) e clicar em "Remover Parecer". Para o presidente da CEA, esta página também mostrará o parecer dos outros membros.

  7. Retornar ao Docente Ir para o topo
  8. Caso exista alguma irregularidade com a progressão funcional avaliada, o presidente da CEA pode retorná-la ao docente a qualquer momento. Para isso, clique no botão "Retornar ao Docente" na linha da respectiva progressão funcional que deseja retornar. Uma mensagem de confirmação e um campo de observação opcional aparecerá. Para completar, clique em "Sim".

  9. Enviar à CPPD Ir para o topo
  10. Assim que uma progressão funcional possui a quantidade mínima de pontos aprovados para realizar a progressão, 80 para o regime de 40 horas e DE, e 60 pontos para o regime de 20 horas, o botão de "Enviar à CPPD" estará disponível. Ao clicar nele, uma página contendo um resumo sobre a progressão aparecerá. Aqui também é possível inserir uma observação que poderá ser vista tanto pelo docente quanto pela CPPD. Para completar, clique em "Sim". Uma mensagem de confirmação aparecerá, bem como as opções de imprimir a aprovação ou voltar para a página principal.


CPPD Ir para o topo
  1. Instruções de Itens Ir para o topo
  2. Dependendo de suas permissões no sistema, um botão de "Instruções de Itens" estará disponível. Ao clicar nele, abrirá uma página onde é possível inserir instruções e observações para cada item da resolução. Estas instruções aparecerão para o docente durante a adição do respectivo item à progressão funcional dele.

    Para inserir uma instrução, selecione a categoria, a sub-categoria (se estiver disponível) e o item. Ao selecionar o item, caso já existam instruções inseridas, elas aparecerão logo abaixo. Depois, clique em "Alterar Instruções". Insira as instruções e observações no campo "Instruções" e depois clique em "Salvar".

  3. Delegar Relatores da CPPD Ir para o topo
  4. Semelhante à delegação de membros da CEA, clicando no botão "Delegar Relatores da CPPD" abrirá uma página onde é possível dizer quais são os relatores da CPPD, bem como removê-los.

    Para inserir um relator, basta procurá-lo no campo de busca, informado o nome ou SIAPE, clicar em seu respectivo botão de selecionar e clicar em "Definir como Relator". Para remover um relator, clique no respectivo botão "Remover".

  5. Definir Progressão para Relator Ir para o topo
  6. Dependendo de suas permissões no sistema, um botão de "Definir Progressão para Relator" estará disponível. Através desta página é possível delegar um relator para cada progressão funcional que estiver com situação "Enviada à CPPD".

    Para relacionar um relator à uma progressão funcional, basta selecioná-lo na lista de relatores da respectiva progressão funcional.

  7. Relator Ir para o topo
  8. Se você já foi delegado como Relator da CPPD, o botão "CPPD" estará visível na barra de menu do sistema. Clicando nele, uma página contendo progressões funcionais relacionadas a você aparecerá.

    Na seção superior estão listadas as progressões funcionais enviadas à CPPD e relacionadas a você que ainda não foram aprovadas ou retornadas à CEA.


    Outras Progressões Ir para o topo

    No final da página estão listadas todas as progressões relacionadas a você que não estão com situação "Enviada à CPPD". É possível ainda filtrar as progressões listadas como "Em andamento" (ainda não aprovadas) e "Todas", bem como visualizar cada uma delas. Se uma progressão já foi aprovada, é possível também imprimir a aprovação clicando no botão "Imprimir".

  9. Visualizar Progressão na CPPD Ir para o topo
  10. Para cada progressão funcional na página principal do Relator, é possível visualizá-la clicando no ícone "Visualizar". Uma página contendo os componentes da progressão funcional aparecerá. Na parte superior estão relacionadas as informações do avaliado e também da progressão em questão.

    No final desta página estão listadas as ocorrências desta progressão funcional. Para cada trâmite da progressão estará listada a ocorrência, quem tomou a ação e a observação, caso inserida.


    Visualizar Itens Ir para o topo

    Na área central da página se encontra a área de "Itens Adicionados" que lista todos os itens válidos inseridos nesta progressão funcional. Para cada item está disponível um botão "Detalhes" em que, clicando nele, leva a uma página com mais informações sobre o item.


    Parecer sobre Itens Ir para o topo

    Esta é a principal atividade de um relator no sistema. Para cada item da progressão funcional, você deverá dar um parecer sobre a aprovação do mesmo. Para isso, na página principal da progressão, na última coluna da tabela de itens, existem um botão de aprovação (em verde) e outro de reprovação (em vermelho). Clicando no botão de aprovação, seu parecer é registrado e já é mostrado na tabela. Por outro lado, ao clicar no botão de reprovação, uma nova página será aberta onde você deverá inserir uma justificativa sobre a reprovação.

    Enquanto a progressão não tiver sido aprovada, você pode remover seu parecer sobre um item. Para isso, basta visualizar o item clicando em "Detalhes" e clicar em "Remover Parecer".

  11. Retornar à CEA Ir para o topo
  12. Caso exista alguma irregularidade com a progressão funcional avaliada, você pode retorná-la à CEA a qualquer momento. Para isso, clique no botão "Retornar à CEA" na linha da respectiva progressão funcional que deseja retornar. Uma mensagem de confirmação e um campo de observação opcional aparecerá. Para completar, clique em "Sim".

  13. Aprovar Progressão Ir para o topo
  14. Assim que uma progressão funcional possui a quantidade mínima de pontos aprovados para realizar a progressão, 80 para o regime de 40 horas e DE, e 60 pontos para o regime de 20 horas, o botão "Aprovar" estará disponível. Ao clicar nele, uma página contendo um resumo da progressão funcional aparecerá. Aqui também é possível inserir uma observação que poderá ser vista tanto pelo docente quanto pela CEA. Para completar, clique em "Sim". Uma mensagem de confirmação aparecerá, bem como as opções de imprimir a aprovação ou voltar para a página principal.

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