Dúvidas Frequentes - Servidores e Funcionários
Primeiro, certifique-se de ter acesso ao Portal de Sistemas Integrados. É através dele que você acessa boa parte dos Sistemas da UFMT. A mesma senha de acesso ao Portal vai ser utilizada para acessar outros endereços, com o SEI e o Google Workspace da UFMT.
Sou servidor(a)/funcionário(a) e quero acessar o Portal de Sistemas mas não tenho senha
Se você é servidor(a), funcionário(a) da UFMT (EST - Regime Estatutário ou CLT - Consolidação das Leis do Trabalho) ou faz estágio na UFMT basta acessar essas instruções aqui.
Quero acessar o Portal de Sistemas mas não tenho vínculo direto com a UFMT
Se seu vínculo é bolsista ou voluntariado, entre em contato com a chefia da unidade onde você executará suas atividades. Ela deve realizar o seu pré-cadastro via SVF - Sistema de Vínculo Funcional.
Ao fazer o cadastro para acesso ao Portal de Sistemas recebi um aviso de CPF e Siape não localizados
Muito provavelmente você não tem um pré-cadastrado na base da UFMT. O pré-cadastro acontece quando coletamos os dados dos novos servidores do Sistema de Recursos Humanos do Governo Federal. E o Governo Federal libera o arquivo mensalmente, portanto não é possível adiantar ou antecipar esse pré-cadastro.
Se você informou o CPF e o Siape correto e não conseguiu realizar o primeiro acesso então suas informações não constam na última coleta realizada. Por favor aguarde a nova coleta das informações, que é realizada mensalmente entre os dias 25 e 5.
Quero ter acesso ao SEI da minha unidade
Acesse a página de perguntas frequentes do SEI aqui
Sou docente
Não tenho acesso nem ao Portal Acadêmico do Docente nem às Salas Virtuais
Primeiro você já deve ter o acesso ao Portal de Sistemas Integrados. Para acessar o Portal Acadêmico do Docente, a coordenação do curso deve vincular você à uma ou mais disciplinas. Após o vínculo você terá acesso imediato no Portal Acadêmico do Docente. Em específico as disciplinas listas nas Salas Virtuais serão registradas em até 24h, de forma automática.
A coordenação já me registrou como docente da disciplina no SIGA mas ela ainda não aparece na relação de Salas Virtuais
Se fazem mais de 24h que a coordenação registrou a disciplina para você no SIGA, por favor entre em contato conosco: https://sistemas.ufmt.br/ufmt.sia/Home/Contato.
Ministrei uma disciplina em semestres anteriores e queria replicar o conteúdo no semestre atual
Basta realizar um backup do conteúdo anterior. O manual desse procedimento está disponível aqui.
Sou a coordenação de curso
Quero acessar o SIGA/SGE/Portal Acadêmico como coordenação de curso
A Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) tem a autonomia de alterar os responsáveis das unidades, inclusive as do tipo coordenação. Quando é feita essa alteração, a pessoa responsável, no caso a nova coordenação, terá acesso imediato aos sistemas acadêmicos e poderá selecionar todos os cursos vinculados à coordenação. O acesso ao SIGA e às salas virtuais para os cursos dessa coordenação serão concedidos depois da alteração em até 24h, de forma automática.
Quero realizar o registro de horários do meu curso
Basta acessar o Portal Acadêmico e clicar em Horário. Certifique-se de que o prazo para Lançamento/Alteração de Horário está aberto com o Registro Escolar do seu campus.
Quero realizar a matricula de aluno em disciplinas
Atualmente você pode realizar isso:
- pelo Portal Acadêmico, clicando em Ajuste de Disciplinas. Certifique-se de que o prazo para Ajuste de Matrícula pela Coordenação de Curso está aberto com o Registro Escolar do seu campus;
- pelo Protocolo Virtual do Aluno (Portal de Sistemas Integrados > Protocolo Virtual do Aluno), analisando os pedidos realizados pelos e deferindo/indeferindo as solicitações;
Quero realizar o lançamento manual das notas de uma disciplina
Basta acessar o Portal Acadêmico e clicar em Lançamento de Notas. Certifique-se de que o prazo para Ajuste de Matrícula pela Coordenação de Curso está aberto com o Registro Escolar do seu campus.
Sou o responsável por uma unidade
Tenho dúvidas quanto ao SEI
Acesse a página de perguntas frequentes do SEI aqui
Quero ter acesso aos sistemas da UFMT como responsável
Primeiro, entre em contato com a Secretaria de Gestão de Pessoas para ser registrado como responsável no Siscofre. Feita as devidas alterações nesse sistema, você terá acesso imediato aos seguintes sistemas:
- SISCOFRE - Sistema de Controle de Frequência
- SIEX - Sistema de Extensão
- SGE - Sistema de Gerenciamento de Encargos
- SGPP - Sistema de Gerenciamento de Projetos de Pesquisa
- SigServ - Sistema de Gestão de Serviços
- SGBP - Sistema de Gerenciamento de Bens Patrimoniais
Para acesso em outros sistemas será necessário o contato com unidades específicas. Muito provavelmente será necessário formalizar a solicitação, enviando também outros documentos como a portaria definindo a nova responsabilidade.
Abaixo a lista dos sistemas e a informaçaõ de contato das respectivas unidades:
- SAD - Sistema de Avaliação de Desempenho: entre em contato com a Comissão de Avaliação de Desempenho e Estágio Probatório, cadep.sgp@ufmt.br
- SEI - Sistema Eletrônico de Informações: entre em contato com a Gerência de Protocolo Central, gpc.proad@ufmt.br
- SIP - Sistema de Permissões do SEI: entre em contato com a Gerência de Protocolo Central, gpc.proad@ufmt.br
- SISREQ - Sistema de Requisição de Materiais e SA - Sistema de Almoxarifado: entre em contato com a Coordenação de Aquisições e Contratos
- SIGConv - Sistema de Gestão de Contratos e Convênios: entre em contato com a Pró-Reitoria de Planejamento, gabinete.proplan@ufmt.br
- SISREF - Sistema de Registro Eletrônico de Frequência: entre em contato com a Supervisão de Admissão, Cadastro e registro Funcional, sacrf.progep@ufmt.br
Contatos de suporte
- Dúvidas quanto a utilização das Salas Virtuais de Graduação Presencial e de Pós-Graduação: suporteava.sti@ufmt.br