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Portal Acadêmico - Coordenação

Atualizado em 25/01/2024.

O Portal Acadêmico da UFMT é o resumo dos esforços da STI em melhorar os serviços disponibilizados à comunidade acadêmica. Ele foi desenvolvido observando diversas críticas e opiniões da comunidade acadêmica, visa garantir uma maior acessibilidade às ferramentas desta instituição e melhor compatibilidade com os navegadores de internet e aparelhos móveis.

Acesso

Para acessar o Portal Acadêmico acesse o Portal de Sistemas Integrados e busque por 'portal' ou 'pa' e clique no resultado, 'PA - Portal Acadêmico'.

Logo na página inicial do sistema é possível visualizar as ferramentas disponíveis para a coordenação.

Tela inicial do Portal Acadêmico da Coordenação

Figura 1 - Tela inicial do Portal Acadêmico da Coordenação

E também todas as consultas e relatórios atualmente disponíveis para a coordenação.

Tela inicial do PA da coordenação com as consultas

Figura 2 - Tela inicial do PA da coordenação com as consultas

Salas Virtuais

Na funcionalidade Salas Virtuais o coordenador poderá acessar todas as disciplinas ofertadas pelo curso em seus respectivos períodos.

Tela inicial das Salas Virtuais

Figura 3 - Tela inicial das Salas Virtuais

Horário

Funcionalidade onde a coordenação poderá visualizar, alterar, excluir e ofertar horários para as disciplinas.

Atenção

Lembre-se de verificar com o registro escolar do seu campus se o período para lançamento e alteração de horários está aberto.

Tela inicial dos Horários

Figura 4 - Tela inicial dos Horários

Selecione um período como apresentado na imagem abaixo e o sistema mostrará as disciplinas.

Horarios por ano e semestre

Figura 5 - Horarios por ano e semestre

Na figura anterior, para o período escolhido, o prazo para inclusão ou edição do horário está fechado. Nesse caso é possível editar apenas o(a) docente ministrante da disciplina.

Caso o prazo do calendário acadêmico esteja aberto, o sistema possibilitará incluir, editar e apagar um horário. Verifique a imagem abaixo.

Horário aberto para edição

Figura 6 - Horário aberto para edição

Colocando o mouse sobre uma disciplina, o sistema apresentará o horário e o professor responsável pela disciplina.

Detalhe do docente ministrante

Figura 7 - Detalhe do docente ministrante

Ao clicar no botão 'Nova Oferta', abrirá a tela apresentada na imagem a seguir onde serão inseridos os dados do novo horário da disciplina desejada.

Tela Nova oferta de Horário

Figura 8 - Nova oferta de Horário

Depois que inserir os dados da aba 'Informações de Oferta' clique no botão 'Salvar' e depois clique na aba 'Professor'.

Aba professor

Figura 9 - Aba professor

Preencha os dados do(a) docente, clique no botão 'Adicionar' e depois clique em 'Salvar'.

Sequência para registrar o(a) ministrante

Figura 10 - Sequência para registrar o(a) ministrante

Prossiga clicando na guia 'Horário'.

Aba horário

Figura 11 - Aba horário

Preencha os dados do horário, clique no botão 'Adicionar' e depois clique em 'Salvar'.

Sequência para registrar a agenda

Figura 12 - Sequência para registrar a agenda

No topo da página clique em 'Horário' conforme a imagem abaixo, para retornar à tela inicia.

Caminho para voltar ao início

Figura 13 - Caminho para voltar ao início

Informe novamente o curso e o período para consultar e visualizar o novo horário.

Tela com Horário registrado

Figura 14 - Tela com Horário registrado

Você pode clicar no botão 'Editar' enquanto o prazo estiver aberto e a tela para editar irá recuperar os dados do horário escolhido. Logo, o processo será o mesmo descrito anteriormente na inserção de novo horário.

Você também pode apagar um horário do curso. Note que o sistema irá solicitar uma confirmação, pois se existirem discentes já matriculados na oferta que será apagada, o histórico dos discentes será modificado.

Ajuste de Matrícula

Funcionalidade onde a coordenação pode realizar o ajuste de matrícula do discente, incluíndo ou excluíndo disciplinas diretamente no histórico.

Tela inicial do ajuste de matrícula

Figura 15 - Tela inicial do ajuste de matrícula

Informe um período para prosseguir.

Atenção

Lembre-se de verificar com o registro escolar do seu campus se o período para ajuste de matrícula pela coordenação está aberto. Geralmente, o período inicia-se imediatamente após o término do período de ajuste de matrícula pelo aluno.

Após informar o período o sistema apresenta as ofertas existentes com as opções para matricular ou excluir as disciplinas dos históricos.

Lista de disciplinas para ajuste

Figura 16 - Lista de disciplinas para ajuste

Matricular

Clique no botão 'Matricular' para prosseguir com a matrícula de discentes na disciplina escolhida.

Após clicar no botão, o sistema exibirá uma nova tela para o preenchimento das informações adicionas.

Formulário para matricular discentes

Figura 17 - Formulário para matricular discentes

Preencha o formulário com o número do protocolo SEI e a indicação com o tipo de registro que deve ser feito em histórico.

Informe um ou mais discentes preenchendo o campo 'Rga do Estudante' e depois clicando no botão 'Adicionar'.

Registre a matricula na disciplina clicando no botão 'Enviar Ajuste'.

Matrícula realizada

Figura 18 - Matrícula realizada

Excluir

Clique no botão 'Excluir' para prosseguir com a exclusão de discentes na disciplina escolhida.

Após clicar no botão, o sistema exibirá uma nova tela para a escolha de um ou mais discentes que devem ser removidos da disciplina.

Formulário para excluir disciplinas do histórico

Figura 19 - Formulário para excluir disciplinas do histórico

Marque um ou mais discentes que deseja remover da disciplina, informe o número do protocolo SEI e clique no botão 'Excluir discente(s) selecionado(s)'.

Lançamento de Notas e Faltas

A coordenação poderá lançar notas e faltas de uma disciplina caso esta não tenha um(a) docente responsável ou que não tenha conseguido lançar as notas e faltas no período.

Tela inicial do lançamento de notas

Figura 20 - Tela inicial do lançamento de notas

Após informar o período o sistema apresenta as ofertas existentes com a opção para o lançamento das notas.

Atenção

Note que o lançamento das notas e faltas pela Coordenação é feito diretamente no histórico, portanto tira a necessidade do(a) docente(a) de homologar o lançamento feito no Portal Acadêmico.

Disciplinas para lançamento de notas

Figura 21 - Disciplinas para lançamento de notas

Clique no botão 'Lançar Notas' para prosseguir. O sistema irá apresentar a tela para realiar o lançamento das notas e faltas para os alunos matriculados na disciplina selecionada.

Tela para lançamento de notas e faltas

Figura 22 - Tela para lançamento de notas e faltas

Informe a nota, a quantidade de faltas (em horas), a situação final e o número do protocolo SEI. Para finalizar o registro clique no botão 'Salvar'.

Aproveitamento de Disciplinas

Na tela de Aproveitamento a coordenação pode realizar o aproveitamento das disciplinas pendentes para o(a) discente do curso.

Tela inicial do Aproveitamento

Figura 23 - Tela inicial do Aproveitamento

Para prosseguir com o aproveitamento basta informar o número da matrícula e clicar no botão 'Buscar.

Lista de lista de disciplinas para aproveitar

Figura 24 - Lista de lista de disciplinas para aproveitar

Selecione a disciplina que deseja aproveitar marcando a coluna 'Aproveitar?', informando também o número de faltas e a nota. Note que também é necessário informar o número do protocolo SEI.

Aproveitamento realizado

Figura 25 - Aproveitamento realizado

Aulas de Campo

Com esta funcionalidade, a coordenação consegue solicitar o auxílio e aula de campo para os alunos.

Tela inicial Aulas de Campo

Figura 26 - Tela inicial Aulas de Campo

Depois de escolher o período (ano/semestre) o sistema apresentará a lista de disciplinas registradas. Escolha a disciplina e clique em 'Acessar' para visualizar o formulário.

Formulário de Aulas de Campo da coordenação

Figura 27 - Formulário de Aulas de Campo da coordenação

Note na figura acima que em alguns campos é possível inserir mais de uma informação, como destinos e discentes.

Depois de preencher a lista de discentes que receberão o auxílio, preencha o campo de valor do auxílio e clique no botão 'Replicar valor' para preencher a respectiva coluna da lista de discentes.

Quando finalizar o preenchimento, clique no botão 'Assinar e Gerar Documento'. O sistema solicitará uma confirmação de identidade para realizar a assinatura do documento. A coordenação deverá informar o usuário e senha do Portal de Sistemas Integrados.

Assinatura digital do formulário de Aulas de Campo

Figura 28 - Assinatura digital do formulário de Aulas de Campo

Depois disso o sistema disponibilizará o documento em PDF com a assinatura digital da coordenação.

Planos de Estudos

Nesta funcionalidade a coordenação consegue lançar e excluir planos de estudos para os alunos.

Tela inicial do Plano de Estudos

Figura 29 - Tela inicial do Plano de Estudos

Atenção

Lembre-se que o plano de estudos visa o planejamento do ensino do semestre posterior. Logo, o aluno deve estar devidamente matriculado no semestre atual para que o plano de estudos seja registrado com sucesso. Para mais informações acesse a Resolução Consepe nr 251, de 04/07/2022.

Clique no botão 'Controle de Plano', mostrado na Figura 29 - Tela inicial do Plano de Estudos, para ter acesso à relação de cursos que coordena.

Tela Controle de Planos de Estudo

Figura 30 - Tela Controle de Planos de Estudo

Escolha o curso e clique no botão 'Buscar'.

A próxima tela exibirá a lista de discentes que tem um plano de estudos no curso. Essa informação será apresentada na coluna 'Situação do Plano de Estudos'.

Na coluna Ações clique no botão correspondente ao discente que quer analisar.

Lista de discentes com plano de estudos

Figura 31 - Lista de discentes com plano de estudos

Cadastrar um Plano de Estudos

Caso o discente ainda não tenha um plano de estudos e caso este atenda os critérios da Resolução Consepe nr 251, a coordenação poderá adicionar um plano de estudos.

Nenhum plano cadastrado

Figura 32 - Nenhum plano cadastrado

Clique no botão 'Adicionar' para registrar um plano de estudos para o discente.

O sistema apresentará a lista de disciplinas pententes obrigatórias, optativas e complementares. A coordenação também poderá indicar a execução de carga horária para as disciplinas optativas, complementares, optativas livres e eletivas, ficando o(a) discente livre para a escolha dessas disciplinas para os períodos programados.

Tela de Novo Plano de Estudos

Figura 33 - Tela de Novo Plano de Estudos

Atenção

O campo Período será preenchido apenas com os períodos disponíveis para o(a) discente conforme Resolução Consepe nr 251, de 04/07/2022. Assim, o sistema só permitirá o planejamento dentro do tempo regular do curso ou conforme a exceção dada pelo Art 14. Parágrafo Único.

Editar um Plano de Estudos

A coordenação pode editar o plano de estudos que esteja nas seguintes situações:

  • 'Aguardando Homologação', quando foi a coordenação a responsável por cadastrar o plano de estudos
  • ou 'Em Analise pela Coordenação', quando o discente cadastrou o plano e enviou para analise pela coordenação

Para isso basta clicar no botão 'Editar'.

Botão editar Plano de Estudos

Figura 34 - Botão editar Plano de Estudos

A tela de edição é idêntica à de cadastro, seguindo as mesmas regras já apresentadas.

Homologar ou Indeferir um Plano de Estudos

A coordenação pode homologar ou indeferir o plano de estudos.

Caso homologue, o plano de estudos será implementado no próximo semestre, conforme estipulado na Resolução Consepe nr 251, de 04/07/2022.

Deve-se observar que a matrícula nas disciplinas planejadas não é automática, cabendo à coordenação ou ao(à) discente solicitar a matrícula.

Caso indefira, um novo plano só poderá ser registrado pela coordenação ou solicitado pelo(a) discente no próximo ciclo acadêmico.

Encerrar um Plano de Estudos

A coordenação pode encerrar um plano de estudos que esteja homologado em execução. Nesse caso a possibilidade de adicionar um novo plano ficará disponível tanto para a coordenação quanto para o(a) discente.

Discentes com Dispensa de Plano de Estudos

A coordenação pode visualizar os(as) discentes que tem uma dispensa de plano de estudos. Para isso basta clicar no botão 'Discentes com Dispensa' mostrado na Figura 29 - Tela inicial do Plano de Estudos.

Lista de Discentes com Dispensa

Figura 35 - Lista de Discentes com Dispensa

Para alterar a situação de dispensa e marcar o(a) discente como solicitante de plano de estudos, clique no botão 'Solicitar plano' e preencha os dados solicitados.

Após clicar no botão 'Confirmar' o(a) discente será exibido na Figura 31 - Lista de discentes com plano de estudos, com a situação de solicitante de plano de estudos. O(a) discente também poderá criar um rascunho de plano de ensino e enviar para a analise da coordenação.

Registro de Pedido de Plano de Estudos

Caso o discente esteja dentro dos critérios estabelecidos pela Resolução Consepe nr 251, de 04/07/2022 mas não tenha solicitado o pedido de plano de estudos, a coordenação também poderá fazer esse registro.

Para isso basta clicar no botão 'Pedido de Plano' mostrado na Figura 29 - Tela inicial do Plano de Estudos.

Pedido de Plano de Estudos

Figura 36 - Pedido de Plano de Estudos

Após preencher os dados solicitados e clicar no botão 'Registrar Pedido', o(a) discente será exibido na Figura 31 - Lista de discentes com plano de estudos, com a situação de solicitante de plano de estudos. O(a) discente também poderá criar um rascunho de plano de ensino e enviar para a analise da coordenação.

Discentes com Tempo Crítico

A coordenação também consegue emitir uma lista de discentes que estão com tempo crítico no curso, confome Art. 12. § 4º, da Resolução Consepe nr 251, de 04/07/2022.

Para isso basta clicar no botão 'Discentes com Tempo Crítico' mostrado na Figura 29 - Tela inicial do Plano de Estudos.

Discentes com tempo crítico

Figura 37 - Discentes com tempo crítico

Enade

Caso o curso esteja dentro do calendário de participação do Enade, nesse local a coordenação poderá editar a lista de participantes e gerar o arquivo TXT para o registro em lote no site do MEC.

Tela inicial do Enade

Figura 38 - Tela inicial do Enade

Clique no botão 'Controle de Envio' para editar os discentes registrados para participar da prova

Caso o discente seja concluinte e tenha mais de 80% da carga horária do curso completada, ele será inserido automaticamente como participante da prova. Nesse caso a coordenação pode também remover o discente da lista de participação.

Caso o discente seja concluinte e tenha entre 70 e 80% da carga horária do curso completada, ele estará na lista mas cabe a coordenação indicar se o discente participará ou não da prova.

Clique no botão 'Gerar Arquivo' para baixar o arquivo TXT para o registro em lote no site do MEC.

Clique no botão 'Participação dos discentes' para ter a relação de discentes ativos do curso com a situação no Enade de ingressante e concluinte.

Vida Acadêmica

Através desse recurso, a coordenação conseguirá pesquisar por nome, cpf ou matrícula pelos discentes do próprio curso ou de outros cursos.

Tela inicial da Vida Acadêmica

Figura 39 - Tela inicial da Vida Acadêmica

E poderá acessar os dados acadêmicos, dados de contato e de emergência, além de poder consultar:

  • Exação
  • Histórico Escolar
  • Fluxograma
  • Planilha de Horário
  • Atestado de matrícula

Atenção

Alguns dados apresentados na Vida Acadêmica e alguns documentos só são exibidos quando o(a) discente localizado for do curso que você coordena.

Dados exibidos em Vida Acadêmica

Figura 40 - Dados exibidos em Vida Acadêmica

Diários de Classe

O recurso Diário de Classe dará à coordenação as opções de visualizar o diário de classe da disciplina, visualizando as notas ou frequências registradas pelos(as) docentes.

Tela inicial do Diário de Classe

Figura 41 - Tela inicial do Diário de Classe

Plano de Ensino

No Plano de Ensino, a co conseguirá visualizar quais disciplinas já foram homologadas e as que ainda não tiveram o plano enviado, bem como informar correções para o docente.

Escolha o período (ano/semestre) e clique no botão 'Filtrar'.

Tela inicial do Plano de Ensino

Figura 42 - Tela inicial do Plano de Ensino

Para que o coordenador informe correções em um plano de ensino é necessário clicar no botão 'Homologar' em um plano de ensino que esteja Disponível para Homologar, conforme tela abaixo.

Plano de Ensino disponível para homologação

Figura 43 - Plano de Ensino disponível para homologação

Ao clicar no botão 'Homologar', o sistema apresentará o plano de ensino com todos os dados informados pelo(a) docente. A coordenação pode realizar clicando no botão 'Informar Correções'.

Informar correções para o plano de ensino

Figura 44 - Informar correções para o Plano de Ensino

Após clicar no botão 'Informar Correções' o sistema apresentará uma tela para a coordenação fazer as consideraçõe necessárias. Para submeter basta clicar no botão 'Enviar'.

Depois de enviada as correções, o plano de ensino será atualizado com as anotações da coordenação e o mesmo texto ficará disponível para o(a) docente, que poderá editar e enviar novamente para a homologação.

Plano de Ensino com observações

Figura 45 - Plano de Ensino com observações

Mural de Avisos

Na tela de Mural de Avisos a coordenação pode visualizar as mensagens na caixa de entrada ou pode enviar mensagens para os discentes das disciplinas que ministra.

Tela inicial do Mural de Avisos

Figura 46 - Tela inicial do Mural de Avisos

Para escrever uma mensagem clique na guia 'Enviadas' e depois no botão 'Escrever'.

Tela de mensagens enviadas

Figura 47 - Tela de mensagens enviadas

Na próxima tela você pode escolher qual o destinatário, se Docente ou Discente, e para quais cursos você deseja enviar a mensagem. Você pode marcar um ou selecionar todos os cursos se mais de um for exibido.

Tela para escolha de destinatário da coordenação

Figura 48 - Tela para escolha de destinatário da coordenação

Depois de escolher clique no botão 'Ir para Disciplinas'.

Na nova tela exibida o sistema listará todas as disciplinas no período atual do curso ou cursos que você selecionou. Novamente você pode marcar uma ou selecionar todas as disciplinas se mais de uma for exibida.

Se você seleciona o Docente como destinatário, então todos os docentes das disciplinas selecionadas receberão as mensagems. Se você seleciona o Discente como destinatário, então serão os discentes das disciplinas que irão receber as mensagens.

Tela para escolha de disciplinas do curso

Figura 49 - Tela para escolha de disciplinas do curso

Clique em 'Próxima' para prosseguir.

Depois de escolher os destinatários você poderá escrever a mensagem, composta do titulo e descrição. Note que há um limite de tamalho para o título e para a descrição, de respectivamente 150 e 500 caractéres.

Tela de escrita da mensagem

Figura 50 - Tela de escrita da mensagem

Observe também que é possível informar uma data de início para exibição. Isso deixará registrado que a mensagem só será exibida para os destinatário a partir dessa data.

Depois que concluir a edição da mensagem clique no botão 'Salvar' para registrar o envio. A mensagem enviada ficará na guia 'Enviadas'.

Tela com mensagem enviada

Figura 51 - Tela com mensagem enviada

Ementas

Nessa tela a coordenação pode registrar a ementa das disciplinas por estrutura. Escolha a estrutura e clique no botão 'Filtrar' para prosseguir.

Tela inicial do registro de ementas

Figura 52 - Tela inicial do registro de ementas

Clique no botão 'Novo' para registrar uma nova ementa para a disciplina ou clique em 'Editar' para atualizar ou corrigiro texto previamente informado.

Ajuste de Turmas

A coordenação pode alterar as turmas dos(as) discentes nesse local.

Escolha o período (ano/semestre) e clique no botão 'Filtrar' para ter acesso à todas as turmas ofertadas.

Tela do Ajuste de Turmas

Figura 53 - Tela do Ajuste de Turmas

Note que só será possível alterar as turmas de disciplinas iguais (mesmo código) e que possuiem uma oferta registrada no período selecionado.

Clique no botão 'Trocar discentes' da turma que deseja editar, ou seja, na turma que servirá de origem para a movimentação dos(as) discentes.

Lista de discentes para ajuste de turma

Figura 54 - Lista de discentes para ajuste de turma

Informe os campos necessários, o número do protocolo SEI e a turma de destino, e selecione os discentes que deseja transferir. Para finalizar o procedimento clique no botão 'Transferir discentes'.

Permissão de Acesso

Nesse local a coordenação pode conceder acesso para servidores ou outra pessoas relacionadas à coordenação.

Tela para Registro de Permissoes

Figura 55 - Tela para Registro de Permissoes

Caso já existam pessoas vinculadas, para remover a permissão clique no botão 'Editar' e depois clique em 'Desativar o usuário' para confirmar.

Para conceder uma nova permissão clique em 'Adicionar'. Na próxima tela, informe o nome ou CPF da pessoa e clique em buscar.

Tela de consulta para Registro de Permissões

Figura 56 - Tela de consulta para Registro de Permissões

Clique novamente em Adicionar e depois confirme os dados para concluir a operação.