Portal Acadêmico - Docente
Atualizado em 25/01/2024.
O Portal Acadêmico da UFMT é o resumo dos esforços da STI em melhorar os serviços disponibilizados à comunidade acadêmica. Ele foi desenvolvido observando diversas críticas e opiniões da comunidade acadêmica, visa garantir uma maior acessibilidade às ferramentas desta instituição e melhor compatibilidade com os navegadores de internet e aparelhos móveis.
Atualmente o Portal Acadêmico do(a) Docente conta com as seguintes Ferramentas:
- Salas virtuais
- Diário de Notas e Frequências
- Planos de Ensino
- Aulas de Campo
- Histórico de Aulas
- Mural de Avisos
O(a) docente também tem à disposição uma consulta por disciplina ministrada, com a relação de todos(as) os(as) discentes registrados(as). Essa consulta informa: o RGA, o nome completo, o e-mail institucional do(a) discente e se esse(a) discente é uma pessoa com deficiência.
Acesso
Para acessar o Portal Acadêmico acesse o Portal de Sistemas Integrados e busque por 'portal' ou 'pa' e clique no resultado, 'PA - Portal Acadêmico'.
Logo na página inicial do sistema é possível visualizar as ferramentas disponíveis, como lançamento de frequências, lançamento de notas etc.
Figura 1 - Tela inicial do Portal Acadêmico do Docente
Salas Virtuais
Figura 2 - Tela inicial do Portal Acadêmico do Docente
Nesse local o(a) docente tem acesso às disciplinas no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Um conjunto de manuais para o AVA pode ser obtido aqui.
Diário de Notas e Frequências
Nessa tela as disciplinas ofertadas pelo curso e ministrada pelo(a) docente são agrupadas pelo período de oferta.
Figura 3 - Tela completa do Diário de Notas e Frequência
Lançar Frequência
Ao clicar no botão 'Lançar Frequência, é possível visualizar os detalhes da disciplina, cadastrar as aulas ministradas, como também imprimir o diário em branco, o diário preenchido e importar a frequência via planilha eletrônica (no formato xls).
Figura 4 - Tela com os detalhes das frequências da disciplina
Após clicar no botão "Adicionar" (apresentado na Figura 3) o(a) docente deve adicionar os dados relativo a aula ministrada. Os dados obrigatórios são: a data da aula ministrada, a carga horária da aula, o horário de início e o conteúdo programático ministrado; o(a) docente pode também adicionar algumas informações adicionais, não sendo um campo obrigatório.
Figura 5 - Nova Frequência
Note que o botão 'Imprimir Lista de Presença' estará disponível assim que a frequência for criada e salva.
Mais abaixo nessa mesma tela é possível visualizar a lista de discentes que estão matriculados na disciplina.
Para informar a ausência de um discente, basta marcar a caixa de "Registrar Faltas". Se apenas esse campo for marcado a carga horária dessa frequência será descontada da carga horária total da disciplina.
Também é possível informar apenas um atraso parcial, preenchendo o campo "Horas de Atraso", sendo esse o valor descontado da carga horária total da disciplina.
Adicionalmente as opções na presença do aluno podem ser editadas:
- Vincular: Aluno participa da listagem
- Desvincular: Aluno não participa dessa listagem
- Regime Domiciliar: Aluno afastado via processo
Figura 6 - Lista de discentes
Por fim, basta clicar no botão "Salvar", que a aula ministrada será adicionada na carga horária da disciplina.
Lançar Notas
Ao clicar no botão 'Lançar Nota, é possível visualizar os detalhes da disciplina, cadastrar as atividades avaliativas, o tipo de média adotada na disciplina, o valor para filtrar a prova final, como também importar a nota via planilha eletrônica (no formato xls).
Figura 7 - Tela inicial do lançamento de notas
É possível alterar a forma de se calcular a média, podendo escolher a média aritmética simples ou a média ponderada. Ainda é possível importar uma planilha eletrônica com as notas e médias já calculadas. Para ter mais detalhes de como realizar a importação via planilha eletrônica, basta clicar aqui.
Figura 8 - Composição da média avaliativa
Além disso, caso a disciplina tenha uma média de corte para a Prova final diferente da média padrão da UFMT, o(a) docente pode alterar no campo mais abaixo da composição da média avaliativa.
Para lançar uma avaliação clique no botão "Nova Avaliação". Na tela que for exibida deve-se adicionar o titulo da atividade, a data e uma descrição.
Figura 9 - Nova atividade avaliativa
Ademais, adicione as notas da avaliação de cada estudante e clique em "Salvar".
Figura 10 - Adicionando notas
O(a) docente pode marcar a opção Finalizar Avaliação ou não, caso deseje adicionar ou modificar as notas posteriormente. Apenas as atividades que estiverem marcadas como finalizadas serão exibidas no Diário de Classe do(a) discente.
Se ao menos uma atividade for registrada e marcada como finalizada será exibido o botão "Cadastrar Prova Final". Ao clicar no botão "Cadastrar Prova Final" serão listados somente os discentes que não atingiram o filtro registrado na Figura 8.
Por fim, recomenda-se que somente após o registro de todas as atividades e da Prova Final que o(a) docente clique no botão "Homologar Notas".
Planos de Ensino
Semelhante as demais telas, ao clicar em Plano de Ensino o(a) docente será direcionado a tela abaixo, para selecionar qual semestre e disciplina que o solicitante deseja elaborar ou editar o plano de ensino.
Figura 11 - Plano de ensino
Selecionando a disciplina o sistema abrirá uma tela com os detalhes da mesma e a opção de criar um novo.
Figura 12 - Detalhes do plano de ensino
Ao clicar no botão "Novo" é possível cadastrar um plano de ensino totalmente novo ou importar um plano já registrado para a disciplina em semestres anteriores.
Figura 13 - Novo plano de ensino
Caso já exista um plano de ensino e ele ainda não foi homologado pela coordenação, é possível realizar a edição.
Figura 14 - Editar plano de ensino
Quando finalizar a criação ou edição, clique no botão "Enviar para Homologação" para enviar o plano para a homologação da coordenação.
Caso a coordenação devolva o plano com algumas observações, basta retornar nessa mesma tela para realiar a edição e enviar novamente para a homologação.
Aulas de Campo
Na funcionalidade de aulas de campo, o(a) docente deve preencher um formulário padrão sobre a aula ministrada no ambiente externo da universidade.
Figura 15 - Tela completa do Lançamento de Notas
Mural de Avisos
Na tela de Mural de Avisos o(a) docente pode visualizar as mensagens na caixa de entrada ou pode enviar mensagens para os discentes das disciplinas que ministra.
Figura 16 - Tela inicial do Mural de Avisos
Para escrever uma mensagem clique na guia 'Enviadas' e depois no botão 'Escrever'.
Figura 17 - Tela de mensagens enviadas
Na próxima tela você pode escolher para quais cursos você deseja enviar a mensagem. Você pode marcar um ou selecionar todos os cursos se mais de um for exibido.
Figura 18 - Tela para escolha de cursos do docente
Depois de escolher clique no botão 'Ir para Disciplinas'.
Na nova tela exibida o sistema listará todas as disciplinas no período atual que você ministra no curso ou cursos que selecionou na tela anterior. Novamente você pode marcar uma ou selecionar todas as disciplinas se mais de uma for exibida.
Figura 19 - Tela para escolha de disciplinas do docente
Clique em 'Próxima' para prosseguir.
Depois de escolher os destinatários você poderá escrever a mensagem, composta do titulo e descrição. Note que há um limite de tamalho para o título e para a descrição, de respectivamente 150 e 500 caractéres.
Figura 20 - Tela de escrita da mensagem
Observe também que é possível informar uma data de início para exibição. Isso deixará registrado que a mensagem só será exibida para os destinatário a partir dessa data.
Depois que concluir a edição da mensagem clique no botão 'Salvar' para registrar o envio. A mensagem enviada ficará na guia 'Enviadas'.
Figura 21 - Tela com mensagem enviada
Críticas e Sugestões
- Abra um chamado na Central de Serviços: https://suporte.ufmt.br




















