Portal do Governo Brasileiro

Perguntas Frequentes

Voltar para a página inicial

  • Não tenho usuário. Como me cadastro?

    Na página inicial do SIA, clique sobre o botão "Cadastrar Novo Usuário" e preencha os campos com o cpf do(a) servidor(a) e o endereço de email que será usado pela instituição para envio de informações. Será enviada uma senha automática para o email informado, com a qual o servidor(a) deverá realizar seu primeiro acesso e trocar a senha.
  • Sou servidor(a) mas o sistema diz que não é possível criar um novo usuário. O que houve?

    A causa mais provável é que os dados da Base Nacional (SIAPE) ainda não foram carregados no Banco de Dados da UFMT. Essa carga é repassada pelo Ministério do Planejamento a cada 45 dias. Caso você seja um(a) servidor(a) novo na instituição, não é possível realizar a criação de usuário até que os seus dados sejam recebidos pela UFMT. Caso você tenha tomado posse a mais de 45 dias, e mesmo assim não consegue criar seu acesso, entre em contato com a STI.
  • Esqueci a minha senha. Como posso recuperá-la?

    Na página inicial do SIA, clique sobre o botão "Reiniciar senha" e preencha seu CPF no campo indicado. Uma mensagem com uma senha automática será enviada para o endereço de email cadastrado no nosso banco de dados. Com essa senha em mãos, retorne ao SIA e clique no botão "Alterar Senha" para registrar uma senha própria.
  • Não recebi o email automático com nova senha. O que aconteceu?

    Primeiramente verifique a sua caixa de SPAM. Como o email é gerado e enviado automaticamente, alguns provedores podem achar que se trata de um SPAM, colocando-o nesta pasta para que você não seja chateado(a) com lixo eletrônico. Caso o email não se encontre lá, entre em contato com a STI para verificar seus dados e atualizar seu email caso seja necessário.
  • A senha recebida por email não funciona para fazer login. Como posso resolver isso?

    As senhas automáticas que são enviadas para o email do(a) servidor(a) não podem ser usadas para login nos sistemas da UFMT, elas servem apenas para a confirmação de seu email. Você deverá alterar essa senha assim que possível na área de alteração de senha desta aplicação.
  • Porque não posso usar a senha recebida no email de uma vez? Não é muito trabalho alterar a senha depois de reiniciá-la?

    Esse sistema de alteração de senha garante que seus dados fiquem protegidos caso alguém queira usar seu acesso para fins indevidos. Uma senha pessoal também evita que senhas automáticas fracas sejam facilmente descobertas ou que alguém acesse os sistemas da UFMT ao interceptar mensagens.
  • Como alterar a minha senha?

    Na página inicial do SIA, clique sobre o botão "Alterar Senha", preencha os campos com seu cpf, senha atual (isso inclui as senhas automáticas geradas pelo sistema) e a nova senha. A nova senha digitada está sujeita a critérios específicos de segurança da instituição, como um tamanho mínimo por exemplo.
  • Não consigo acessar todos os sistemas da UFMT com meu login. O que está acontecendo?

    Verifique o estado de seu vínculo com a UFMT. Alguns sistemas permitem o acesso de servidores com vínculo diferente de ativo (servidores cedidos, aposentados ou afastados, por exemplo) e outros sistemas permitem o acesso apenas de servidores ativos. Caso você esteja com vínculo ativo e não consiga acessar algum sistema, entre em contato com a STI informando o seu CPF e o link do sistema que está tentando acessar.
Voltar para a página inicial