Perguntas Frequentes

1.Quais são os cursos oferecidos na área de Música?

A Universidade Federal de Mato Grosso oferece a formação necessária em nível superior de Música, através do seu Departamento de Artes nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Música.  

2.Como se dá o ingresso?

O ingresso se dá pelo Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM (realizado em outubro de 2015) e prova de admissão específica – gratuita –  que comprove um nível básico de informação e destreza do postulante à vaga. Esse é o Teste de Habilidade Específica (THE) a ser realizado em outubro de 2016. Tendo sido aprovado neste teste, haverá em seguida o processo de seleção dos candidatos com base no cruzamento das notas do ENEM 2015 e do THE.

3.Como se inscrever?

A inscrição é feita em duas etapas: Na primeira etapa, deve ser feita a escolha do curso, Licenciatura ou Bacharelado, sendo que somente no Bacharelado deve-se esclarecer ainda qual a Habilitação escolhida. O candidato deve estar ciente que a Licenciatura é voltada para quem quer atuar como professor de Música em sala de aula nas redes de ensino, enquanto que o Bacharelado é para quem busca a formação superior para atuar como músico profissional, sendo que na UFMT o Bacharelado tem as Habilitações em Canto, Clarineta, Composição, Regência, Violão e Violino. Ainda na inscrição, o candidato deve informar qual o Instrumento escolhido para realizar o Teste. Caso o candidato venha a ser aprovado, o mesmo receberá o Certificado de Habilidades Específicas para se inscrever na segunda etapa que selecionará os candidatos para as vagas disponíveis com base nas notas obtidas pelos mesmos.

4.Qual a escolha de Instrumento para realizar o Teste de Habilidades para a Licenciatura?

Após escolher o curso Licenciatura, o candidato deve informar qual opção de Instrumento para o Teste, preferencialmente são: Flauta Doce, Piano, Canto ou Violão, por serem os instrumentos oferecidos ao longo do curso superior Licenciatura em Música da UFMT. No entanto, os candidatos que toquem outros instrumentos melódicos deverão escolher a opção “Outros Instrumentos” e já informar qual será este.

5.Qual a escolha de Instrumento para realizar o Teste para o Bacharelado Habilitação em Canto, Bacharelado Habilitação em Clarineta, Bacharelado Habilitação em Violão e Bacharelado Habilitação em Violino?

No Bacharelado, nas referidas Habilitações, a escolha do instrumento para o Teste é obrigatoriamente dentro da respectiva Habilitação (Canto, Clarineta, Violão e Violino).

6.Qual a escolha de Instrumento para realizar o Teste para o Bacharelado Habilitação em Composição e Bacharelado Habilitação em Regência?

Todos os instrumentos melódicos ou Canto são admitidos. O candidato deverá escolher a opção “Outros Instrumentos” e já informar qual será este.

7.É possível tocar Instrumento de Percussão no Teste de Habilidades Específicas?

São admitidos apenas Instrumentos de Percussão do tipo melódico (Vibrafone, Xilofone, Marimba), pois o Teste avalia a performance na execução melódica do candidato.

8.Como é o Teste de Habilidades Específicas em Música?

O teste é dividido em duas partes: uma Prova Teórica escrita com conteúdo musical básico necessário para ingressar num curso superior; e uma Prova Prática de execução musical, que consiste em se apresentar (no instrumento escolhido ou Canto) para uma Banca Examinadora formada por docentes do Departamento de Artes. Informações sobre as Provas e as obras musicais a serem apresentadas na Prova Prática estão no Edital 031/2016.

9.Por que é necessário haver conhecimento anterior de música?

O conhecimento básico de elementos da música (teóricos e práticos) se faz necessário para a construção de saberes que são próprios de um curso superior dada a sua natureza em Universidades brasileiras.