Perguntas Frequentes

  1. Quem pode participar do processo de transferência?

    Estudantes em situação regular (matriculados ou com trancamento válido para 2014)em curso superior de graduação (bacharelado/licenciatura/tecnólogo) de Instituição Brasileira de Ensino Superior, na modalidade presencial ou à distância.

  2. Onde vejo o quadro de vagas?
    Acesse o Edital aqui.

  3. Haverá prova de conteúdo específico?

    Não. O processo e totalmente eletrônico. 

  4. Existe pagamento de taxa?

    Não. O processo é gratuito.

  5. Estou no primeiro semestre/ano do curso de graduação posso participar do processo de transferência?

    Poderá se candidatar a uma vaga neste processo seletivo o candidato que tiver integralizado (concluído com aprovação) pelo  menos 05 (cinco) disciplinas no curso de graduação da IES de origem, conforme definido no subitem 18.1 do Edital nº 001/2014.

  6. É necessário estar presente no local para a entrega da documentação?
    Sim. Você deverá comparecer no campus universitário de oferta para o qual foi selecionado, ou designar um representante legal. 

  7. Como designar um representante legal?

    a. Por procuração simples com firma reconhecida em cartório

    b. Os pais podem efetuar matrícula sem necessidade de procuração, portando os documentos necessários para matrícula.

  8. Há necessidade de maioridade para efetuar a entrega da documentação?

    Não. Qualquer candidato pode efetuar sua matrícula desde que selecionado e portador de todos os requisitos legais para o processo.

  9. Em caso de perda de documento de identificação, como proceder?

    a. O candidato poderá apresentar, além do documento de identificação (RG), documentos oficiais que possuam foto. Exemplo: Carteira de trabalho, Passaporte, Carteira de Habilitação, entre outros;

    b. Em caso de ausência de qualquer documento oficial de identidade, apresentar boletim de ocorrência com até 30 dias anteriores a data de matrícula;

  10. Sendo aluno de outra universidade e em mobilidade acadêmica nacional na UFMT qual o histórico devo utilizar para a inscrição?

    Sobre esta questão leia o item 18.3 do Edital nº 001/2014 PROEG/UFMT. Você utilizará os históricos da universidade de origem e da universidade receptora se houver disciplinas cursadas na universidade receptora que não foram aproveitadas no histórico escolar da universidade de origem. Utilizando os dois históricos (universidade de origem e universidade receptora) ambos deverão ser apresentados na entrega dos documentos. Você utilizará apenas o histórico da universidade de origem, se as disciplinas cursadas na universidade receptora já estiverem aproveitadas e registradas no histórico da sua universidade de origem.

  11. Sou aluno da UFMT e estou em mobilidade acadêmica entre campi. Qual histórico usarei para a inscrição?

    Você poderá informar o número de matrícula de qualquer um dos dois históricos, pois o sistema fará a migração automática dos dados de ambos.

  12. Posso concorrer para mais de uma vaga?

    Não, você pode concorrer apenas para uma vaga.