Faça a sua inscrição Submissão de trabalho Entrar no sistema

Minicursos

1. ETIQUETAGEM DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE EDIFICAÇÕES                                                                                                                                        

[Eng.a Juliana Sangoi - Labeee UFSC]. CARGA HORÁRIA: 8 horas (manhã e tarde)

DESCRIÇÃO: Apresentação do Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações (PBE Edifica): tipos de Etiquetas, parâmetros avaliados, processo de etiquetagem em edificações comerciais e residenciais. Exercício com Avaliação de Unidades Comerciais pelo método prescritivo do RTQ-C (Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível de Eficiência Energética de Edificações Comerciais).

PRÉ-REQUISITOS: Conhecimento básico em AutoCAD e Excel.

VAGAS: 40

 

2. INICIAÇÃO AO REVIT                                                                                                                                                                                                               

[Arq.ª Me. Heliara Costa / PPGEEA UFMT]  CARGA HORÁRIA: 8 horas (manhã e tarde)

DESCRIÇÃO:  Proporcionar conhecimento da interface do software, construir plantas, geração de cortes e fachadas, em 2D e 3D, de uma habitação de interesse social (isolada e edifício).  Aplicação das principais ferramentas de construção, edição, aplicação de materiais, tabelas e renderização do programa.

PRÉ-REQUISITOS: Não precisa ter habilidade em AutoCAD. É necessário conhecimento básico de desenho técnico e arquitetônico.  O aluno deverá levar seu próprio notebook com o programa já instalado, que pode ser baixado gratuitamente pelo site da Autodesk: http://www.autodesk.com/education/free-software/revit (fazer o cadastro como aluno, fazer o download da versão Revit 2014, que é mais leve para trabalhar). Também é necessário que o aluno deixe o e-mail para contato prévio, para envio do banco de famílias que será usado no curso.

VAGAS: 20

 

3. INICIAÇÃO AO ENVI-Met                                                                                                                                                                                                            

[Prof.ª Drª. Karyna de Andrade Carvalho Rosseti (Arquiteta e Urbanista) e Prof. Dr. Ivan Julio Apolônio Callejas (Eng. Civil)]  CARGA HORÁRIA: 8 horas (manhã e tarde)

DESCRIÇÃO: O software ENVI-Met é um modelo tridimensional que utiliza modelos numéricos de simulação de fluxos de ar, de turbulências, fluxos de radiação, de estratificação da temperatura e da umidade do ar que ocorrem entre a atmosfera e as superfícies próximas ao solo, simulando as interações entre as superfícies urbanizadas, vegetação e atmosfera. O objetivo deste minicurso é proporcionar conhecimento da interface do software e suas relações com parâmetros de climatologia e a possiblidade de utilização do mesmo na modelagem de cenários no contexto das Habitações de Interesse Social.

VAGAS: 10

 

4. APRESENTAÇÕES CRIATIVAS COM O PREZI                                                                                                                                                                         

[Prof.ª Me. Louise Logsdon – Arquiteta / IFMT]   CARGA HORÁRIA: 4 horas (manhã)

DESCRIÇÃO: Alguém já viu uma plateia se impressionar com slides em ppt? Difícil, né? Mas com o Prezi a reação de espanto é muito frequente, pois as apresentações ficam muito bonitas, e muita gente ainda desconhece esse programinha bacana. É normal ouvir um “Oh!” ou burburinhos quando você inicia a apresentação. Vamos aprender a usá-lo de uma maneira divertida e, quando terminar esse curso, você nunca mais vai querer usar o power point (sem preconceitos).

VAGAS: 25

 

5. TÉCNICAS SUSTENTÁVEIS PARA HIS – OFICINA DE ADOBE                                                                                                                                              

[Prof.ª Me. Gisele Carignani – Arquiteta / UNEMAT]   CARGA HORÁRIA: 4 horas (manhã)  

DESCRIÇÃO:  A terra crua, de acordo com a literatura, sempre foi um dos materiais mais empregados em construção no mundo e se originou pela adaptação às características de transição de nômades, dos primeiros povoadores, para sedentários. Hoje, diversas técnicas em terra crua, incluindo o adobe, se associam também às questões ambientais, sendo consideradas totalmente sustentáveis, por usarem apenas a terra, água e fibras naturais para sua confecção, sem necessitar da queima das peças finais, que são secas ao sol. A oficina oferecerá a oportunidade para o conhecimento dessas técnicas e a experimentação da confecção do tijolo em adobe.

PRÉ-REQUISITOS: Amar a natureza, a terra e não se incomodar de sujar os pés.

VAGAS: 20

 

6. TECNOLOGIAS PARA REUSO DE EFLUENTES                                                                                                                                                                       

[Prof. Esp. Adelson Ribeiro - Eng. Sanitarista / IFMT]   CARGA HORÁRIA: 4 horas (tarde)

DESCRIÇÃO: As tecnologias de reuso podem ser entendidas como forma de uso das águas, que abrange desde o aproveitamento de águas pluviais, passa pelo simples uso de água de máquina de lavar até a remoção em alto nível de poluentes de água servida para aplicações mais específicas, de acordo com a legislação e normas vigentes. O curso pretende fornecer ao aluno o conhecimento necessário para reconstruir conceitos sobre reuso de efluentes e ainda gerar subsídios básicos para planejar e dimensionar um sistema voltado a HIS.

PRÉ-REQUISITOS: conhecimento básico em instalações hidro-sanitárias.

VAGAS: 40

 

7. MANUAL DE USO, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE HIS                                                                                                                                                      

[Prof.a Esp. Stela Silva Lima / Eng.a Civil – IFMT]   CARGA HORÁRIA: 4 horas (tarde)

DESCRIÇÃO: Orientar os participantes na elaboração de manual do proprietário de habitações de interesse social. A entrega dos manuais de uso e operação das edificações pelas empresas construtoras/incorporadoras a seus clientes tem como função ressaltar que a durabilidade de uma edificação está ligada não só aos fatores relacionados ao projeto e execução da obra, mas também ao correto uso e, principalmente, a manutenção preventiva deste imóvel.

VAGAS: 40