Faça a sua inscrição Submissão de trabalho Entrar no sistema

GT 2: Saberes Plurais, Sujeitos e Subjetividades na Contemporaneidade.

GT 2: Saberes Plurais, Sujeitos e Subjetividades na Contemporaneidade.

Coordenadores: Prof. Dr. Moisés Lopes (PPGAS/UFMT, NAPlus, GPAC e INCT Brasil Plural) e Prof. Dr. Clark Mangabeira (GPAC/UFMT).

Debatedor convidado: Prof. Dr. Raphael Bispo dos Santos (UFJF)

Resumo: Este Grupo de Trabalho pretende discutir, abordar e integrar, de forma interdisciplinar, pesquisas centradas na temática mais ampla do sujeito e da subjetividade no mundo contemporâneo, a fim de partilhar diferentes abordagens e paradigmas de estudos antropológicos com a contribuição de outros campos do conhecimento. Buscar-se-á desenvolver uma reflexão teórica e/ou baseada em resultados de pesquisas, etnográficas ou não, sobre as categorias triádicas de pessoa/indivíduo/sujeito e identidades/subjetividades/agências. Desse modo, a partir deste pilar temático central, este Grupo de Trabalho se atentará para os seguintes subtemas de pesquisa: 1) relações de gênero e sexualidades; 2) emoção e corporalidade; 3) marcadores sociais da diferença e educação; 4) violência e direitos humanos; 5) políticas públicas e movimentos sociais urbanos e, suas confluências. Ressalta-se que a proposta deste GT está vinculada ao Grupo de Pesquisas em Antropologia do Contemporâneo – Sujeitos, Sociabilidades e Visualidades (GPAC/UFMT) – que tem como objetivo primordial desenvolver reflexões teóricas e investigações empíricas, a partir de diferentes objetos, que possuem, estruturalmente e como foco central, processos contemporâneos de construção de sujeitos e subjetividades em distintos âmbitos.

 

PROGRAMAÇÃO

 

08/10/2015 - 14h00 - Sala de aula 12 do ICHS

 

Miguel Firmeza Bezerra. A casa vazia e a estrutura em fuga.

Rosemar Eurico Coenga. A construção da identidade feminina nos romances sempre por perto, de Anna Cláudia Ramos e Duas Iguais, de Cintia Moscovich.

Jéssica Caroline Amaral da Silva e Moisés Alessandro de Souza Lopes. Bandeiras e instâncias de lutas LGBT em Cuiabá-MT.

Maikon Borges da Silva e Moisés Alessandro de Souza Lopes. (Re)conhecendo as identidades e as pessoas LGBT’s: Qual é o papel das escolas?

Felipe Cazeiro da Silva e Moisés Alessandro de Souza Lopes. Gêneros subalternos e imaginários sociais na docência de sociologia de Escolas Estaduais de Cuiabá – MT.

Josiane Marconi Fernandes de Seixas Oliveira. “Ideologia de Gênero” na perspectiva dos docentes de escolas estaduais no município de Cuiabá-MT.

Jairo de Amorim Novaes Neto e Moisés Alessandro de Souza Lopes. Representações sociais, discursos e prática docente sobre machismo e homofobia no Ensino Básico de Cuiabá (MT).

Jaqueline da Silva Pereira . O uso do smartphone em sala de aula assim como é fora dela: Um caso de estudantes do ensino médio na cidade de Cuiabá.

Ana Graciela Mendes Fernandes da Fonseca. Celulares contra o analfabetismo: Um caminho para a equidade na Educação.

Janaina Lucia Rodrigues e Luis Augusto Passos. A Equoterapia na Educação: relações estabelecidas entre o cavalo e o praticante nos caminhos da educação para inclusão social.

 

09/10/2015 - 14h00 - Sala de aula 12 do ICHS

 

Inara Fonseca. Parto no Brasil: Hierarquização e Colonialidade.

Mariselma Lopes Fonseca de Amorim. Identidade e Subjetividade Juvenil: Corporeidade em Cena.

Thiago Oliveira da Silva. Uma abordagem antropológica sobre a Internet e os Idosos na cidade de Cuiabá-MT.

Cálita Medeiros Machado de Oliveira; Cledione Ramos Cardoso Vieira; Giovana Rodrigues Dall’Apria e Tamires Stefany de Araújo Silva. Racismo na contemporaneidade: Relações afetivas a partir da cor da pele.

Eliete Borges Lopes e Luiz Augusto Passos. Quem são as pessoas em situação de rua em Cuiabá?

Cláudia Cristina Ferreira Carvalho e Luiz Augusto Passos. Uma etnografia fenomenológica: Mulheres em contexto de privação de liberdade saberes de resistência.

Clark Mangabeira Macedo. Admirável Mundo Novo: entre o canibalismo e o vilipêndio a cadáver no caso Wasckman.

Anderson P. Silva. Uma etnografia dos Ritos e Rituais no âmbito da PMMT, as concepções que envolvem o “nascimento” do Policial Militar.

Ana Paula de Sant’ana. Coletivo em Cuiabá - uma imagem de resistência social.