Faça a sua inscrição Submissão de trabalho Entrar no sistema

PALESTRANTES DO EVENTO

Ronei Coelho de Lima 
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso­UFMT (1997), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso-­UFMT (2004) e doutorado em Geografia pela Universidade de Brasília­-UnB (2015). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Campus Universitário de Rondonópolis (CUR). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: pequena produção agropecuária, produção agrícola, modernização da agricultura e a produção do espaço, formação de rede urbana e logística de transportes. 
 
 
Merilin Baldan 
Graduada em Pedagogia (UFSCar), Mestre em Educação Escolar (FCLAr/UNESP) e Doutora em Educação pela UFSCar com período de estágio de doutorado sanduíche na Universidade Católica de Leuven (KU Leuven), sob a orientação da Professora Alessandra Arce e co­orientação do Professor Marc Depaepe. Professora Adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso ­ Campus Rondonópolis. Pesquisas na área de História da Educação e Políticas Públicas Educacionais.
 
Mirian Terezinha Mundt Demamann
Possui graduação em Licenciatura Plena Em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1998) e Doutorado em Geografia Humana pela Universiade de São Paulo (2011). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus de Rondonópolis (Departamento de Geografia). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Cartografia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, problemas ambientais urbanos, geografia urbana e ensino de geografia em Estágio Supervisionado. A partir de maio de 2013 atua no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Coordenação de Área do Sub projeto Geografia do Campus Universitário de Rondonópolis da UFMT.  
 
 
Wilson José Soares 
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1996). Especialização em Educação tecnológoca pela PUC-Rio (2007). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002) e Doutorado em Geografia pela UNESP Rio Claro SP. (2012) com tese sobre ensino de Geografia na rede pública em Rondonópolis MT. Atualmente é professor com a Geografia no IFMT Campus Rondonópolis MT. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: formação continuada de professores, ensino de geografia e educação popular.
 
Théo Vicente Gonçalves 
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2013), graduação em Bacharelado em Turismo - Anhanguera (2004) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2015). Atualmente é gerente de núcleo de geoprocessamento da Prefeitura Municipal de Rondonópolis. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geotecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: google earth. ensino. geografia, instituição pública; serviços, turismo cultural, patrimônio histórico, cultura, geografia, geotecnologia.
 
Gustavo Benedito Medeiros Alves
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso. Mestrado em geografia com a seguinte temática: Geotecnologia Aplicada para Análise Ambiental. 
 
Tereza Cristina Cardoso de Souza Higa 
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (1978), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987) e doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Cartografia e Geografia Regional. As principais pesquisas desenvolvidas envolvem os seguintes temas: Análise Regional Mundial; Análise Regional Sul-americana; Fronteira e Relações fronteiriças; Migração; Processo ocupacional de Mato Grosso e Análise cartográfica.
 
Sérgio Sebastião Negri 
Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela UEM - Universidade Estadual de Maringá (1991), mestrado em Geografia, na Área de Análise e Planejamento Sócio Ambiental pela UFU - Universidade Federal de Uberlândia (2001) e doutorado em Geografia, na Área de Organização do Espaço pela UNESP - Rio Claro (2010). Atualmente é professor adjunto I do Departamento de Geografia, da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Rondonópolis. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: globalização, território, agronegócio, desigualdades territoriais, educação ambiental, Mato Grosso.
 
Priscila de Oliveira Xavier Scudder
Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Departamento de História da Universidade Federal de Mato grosso - UFMT/ICHS/CUR Doutora em Educação - UFMT. Tema da Tese: "A Arte de Viver em Cubículos: Um ensaio Auto/Otobiográfico com Nietzsche e Prisioneiros Sobre a Prisão." Mestre em História - UFMT. Tema da Dissertação: "Pomeri - Espaço de Reclusão - Máquina de Guerra: O Cotidiano de uma Instituição de Fechamento para Adolescentes em Conflito com a Lei" . Graduada em História - Licenciatura Plena pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Tema de Monografia: "O Papel do Mito no MST". Autora do Livro: "Pomeri: Espaço de Reclusão Máquina de Guerra", de diversos capítulos de livros e artigos Experiência na área de História, Educação, Filosofia, Antropologia e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: contemporaneidade, poder, disciplina, adolescente em conflito com a lei, prisões, cultura e linguagem.
 
Nestor Alexandre Perehouskei
possui graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Estadual de Maringá (1997); graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Estadual de Maringá (2001), pós-graduação em análise espacial e geoprocessamento em saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP)/Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), (2002); Especialização em Educação de Jovens e Adultos pelas Faculdades Integradas do Vale do Ivaí (Univale)/Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação (ESAP), (2012); Mestrado em Geografia análise ambiental e regional pela Universidade Estadual de Maringá (2006) e Doutorado em Geografia análise ambiental e regional pela Universidade Estadual de Maringá (2013). Trabalha como pesquisador nas seguintes linhas de pesquisa: Geoprocessamento; Dinâmica Populacional: movimentos sociais e as redes de internet e políticas públicas; Percepção Ambiental; Gestão Ambiental; Geografia da Saúde: planejamento e regionalização dos serviços de saúde; Geografia Cultural; Planejamento de Áreas Verdes Urbanas; Educação no e do Campo, Educação de Jovens e Adultos. 
 
José Adolfo Iriam Sturza 
Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (1982). Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Pós-Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFGD/Bolsa do PNPD. Atualmente é professor Associado 1 na Universidade Federal de Mato Grosso, Campus de Rondonópolis. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase nas subáreas da Percepção Ambiental, Extensão Rural e Análise Ambiental. Atua em atividades de pesquisa e extensão em áreas de assentamentos rurais, com foco na percepção social e transição agroecológica. Bolsista Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora DT-2 do CNPq no período 2011-2014.
 
Pedro Aparecido Barreto de Melo
Possui graduação em Geografia licenciatura plena pela Universidade Federal de Mato Grosso (2014). Atuou de como bolsista de iniciação a docência, pelo PIBID, participando e desenvolvendo pesquisas e trabalhos na área de Ensino de Geografia. Atualmente cursando mestrado pelo Programa de Pós - Graduação em Educação (PPGedu) na UFMT, pesquisador iniciante das temáticas Infância, Cinema, Gênero e sexualidade, direcionados ao campo da educação.
 
Alesson Pires Maciel Guirra
Mestrando em Geotecnologias Aplicadas a Gestão e Análise Ambiental pelo PPGEO-CUR-UFMT (2016-17), atualmente é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Geomorfologia, Pedologia e Dinâmicas Ambientais (GEPDA) da UFU e do Grupo de Pesquisa Análise Ambiental, Gestão Territorial e Educação Ambiental, do(a) Universidade Federal de Mato Grosso. Graduado em Engenharia Geológica pela UFOP (2015), tem experiência na área de geociências em ensino, pesquisa e extensão através do Programa de Educação Tutorial (PET Geologia UFOP). Exerceu atividades de pesquisa com microinvertebrados de ambiente cárstico e dulciaquícola da região da Chapada Diamantina, foi voluntário em projetos de doutorado com ênfase em palinologia e em hidrogeoquímica (Quaternário), exerceu projetos de monitoria guiada, pesquisa e extensão no Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP (MCT/EM/UFOP) e participou como membro ativo em projetos e seminários realizados pela Geo.Consultoria Jr. Possui experiência em micropaleontogia aplicada (palinologia) e geoquímica orgânica . Realizou trabalho de conclusão de curso que investigou o contato entre o Grupo Bambuí com embasamento na porção sul da Bacia do São Francisco (Neoproterozóico). Estagiou na Engemaster Engenharia e Projetos Ltda, dando apoio a projetos de engenharia rodoviária e urbanística. É habilitado para serviços de cadastramento ambiental rural pela Universidade Federal de Lavras (Cap-CAR-UFLA). Possui conhecimento integrado de estruturação da gestão ambiental municipal, lei das águas e monitoramento da qualidade da água de rios e reservatórios (ANA).
 
Ney Iared Reynaldo
Possui Licenciatura Plena e Bacharelado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (1988), Especialização em Metodologia da Pesquisa Educacional pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992), Mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e Doutorado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009). Última publicação foi a obra o Comércio e Navegação no Rio Paraguai, pela Editora da Universidade Federal de Mato Grosso (2000). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Regional, História Econômica e História da América, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino / pesquisa/ história e produção, pesquisa
 
Melissa Jasche
Mestranda, linha de Planejamento e Gestão Territorial - PPGEO/CUR/UFMT - 2016-2018 Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2015) - Ainda na graduação atuou no PIBIC 2011 à 2013 no grupo de pesquisa do Laboratório de Climatologia, com ênfase nas pesquisas de Clima Urbano. No PIBID 2013 à 2015 no grupo de pesquisa de Práticas de Iniciação à Docência com ênfase ao Ensino de Geografia. Atualmente é professora - Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em análise e planejamento urbano, segregação sócio-espacial e periferização.