Faça a sua inscrição Submissão de trabalho Entrar no sistema

Cuiabá

 

CULTURA, SABOR DA NOSSA TERRA

Em Cuiabá, pode-se apreciar comidas típicas ao sabor das danças como o Siriri, Cururú ou o Rasqueado. Quem assiste as coreografias e ouve a viola de côcho, sente-se como se fosse da terra há muito tempo. Saborear a famosa Maria Isabel, farofa de banana, pacú assado, ventrecha de pacú, paçoca de pilão e degustar ainda o furrundú, além do tão encantado arroz com piqui, com certeza fica difícil de esquecer, simplesmente porque a gastronomia é rica em temperos, além de ser de uma simplicidade exótica. Por isso o tão famoso ditado: “Quem come cabeça de Pacú, não sai mais daqui”.

Além das comidas típicas, danças, festas religiosas como São Gonçalo e São Benedito, há também, hoje em Cuiabá o crescimento em relação aos Blocos Carnavalescos, com participação de figuras ilustres, como é o caso do “Gegé”, cuiabano nato e personalidade principal nos eventos em Cuiabá.

 

 

 

 

DADOS GERAIS SÓCIOS-ECONOMICO

  • Estado que pertence: Mato Grosso
  • Data de Fundação: 1º de Janeiro de 1.727, Cuiabá é elevada à categoria de Vila, com o nome de Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.
  • Aniversário: 08 de Abril
  • Gentílico: cuiabano ou papa-peixe
  • Prefeito: Mauro Mendes 
  • População: 550.562 habitantes estimativa IBGE/2009
  • Densidade Demográfica: (habitantes por Km):153,4
  • Altitude: 165 m
  • Clima: Tropical e úmido
  • IDH: 0,821 elevado PNUD/2000
  • PIB: R$ 7 901 160 000,00 (BR:46º)IBGE/2007
  • PIB per capita: R$ 14.998,00 IBGE/200
 

ESPORTE

Um dos eventos na cidade e que já atrai várias pessoas de toda Região do País e também de fora é a Corrida de Reis, uma corrida de rua com percurso entre cidades de Cuiabá e Várzea Grande, de 10 km, com data prevista no primeiro domingo após o Dia de Reis Magos(6 de Janeiro), já fazendo parte do calendário dos atletas do Brasil e do Mundo.

 

A capital mato-grossense foi escolhida pela FIFA para ser uma das sub-sedes da Copa do Mundo de 2014, que será realizado no Brasil. Com essa escolha Cuiabá já está se preparando para sediar os jogos. Estão previstas obras como a reconstrução do antigo estádio Verdão, a revitalização do centro histórico da cidade, construção, duplicação e prolongação de avenidas, a modernização do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, a duplicação das rodovias que ligam a capital à Rondonópolis e a Chapada dos Guimarães, a construção de um novo hospital e melhorias no sistema de segurança pública de toda grande Cuiabá. Para que isso de fato se concretize foi criada a  AGECOPA - Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal.

Hoje, além das funções político-administrativas, é o pólo industrial, comercial e de serviços do Estado, é conhecida como “cidade verde”, por causa da grande arborização ainda existente na capital, bem como todo o seu entorno, por ser um município cercado por três grandes ecossistemas: Amazônia, Cerrado e o Pantanal é que é considerado a porta de entrada da Floresta Amazônica.

 

HIDROGRAFIA

Cuiabá é abastecida pelo Rio de mesmo nome, afluente do Rio Paraguai e limite entre a capital e Várzea Grande. O município é banhado também pelos rios, Coxipó-Açu, Pari, Mutuca, Claro, Coxipó, Aricá, Manso, São Lourenço, das Mortes, Cumbuca, Suspiro, Coluene, Jangada, Casca, Cachoeirinha e Aricazinho, além de córregos e ribeirões.

 

 

HISTÓRIA

Há várias versões para a origem do nome Cuiabá, uma delas diz que o nome tem origem na palavra bororo IKUIAPÁ que significa “lugar da IKUIA” (ikuia:flecha-arpão, flecha para pescar, feita de uma espécie de cana brava; pá:lugar) o nome designa uma localidade onde os bororos costumavam caçar e pescar, no córrego da Prainha.Outra explicação possível é a de que Cuiabá seria uma aglutinação de KUYAVERÁ(que em guarani significa “rio da lontra brilhante”).Uma terceira hipótese diz que a origem da palavra está no fato de existirem árvores produtoras de cuia à beira do rio e que Cuiabá, seria “rio criador de vasilha’.Há ainda outras versões menos embasadas historicamente, que mais se aproximam de lenda do que de fatos.O certo é que até hoje não se sabe com certeza a origem do nome.

 

Os primeiros indícios de Bandeirantes paulistas na região onde hoje fica cidade datam de entre 1673 e 1682, quando da passagem de Manoel de Campos Bicudo pela região. Ele fundou o primeiro povoado da região, onde o rio Coxipó deságua no Cuiabá, batizado de São Gonçalo.

Em 1718, chega ao local, já abandonado, a bandeira do sorocabano Pascoal Moreira Cabral. Em busca de indígenas, Moreira Cabral sobe pelo Coxipó, onde trava uma batalha, perdida, com os índios coxiponés. Com o ocorrido, voltam a pé no caminho, encontram ouro. Deixam, então, a captura de índios para se dedicar ao garimpo.

Em 08 de Abril de 1719, Pascoal assina a ata da fundação de Cuiabá no local conhecido como Forquilha, às margens do Coxipó, de forma a garantir os direitos pela descoberta à Capitania de São Paulo. Já em 1726, chega o capitão-general governador da Capitania de São Paulo, Rodrigo César de Menezes, como representante do Reino de Portugal. No 1º de Janeiro de 1727, Cuiabá é elevada à categoria de vila, com o nome de Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.

Tem-se confundido muito a fundação do arraial da Forquilha por questões ideológicas. Estudos historiográficos há muito já traçam a diferença entre uma e outra fundação, alegando-se que o 1º de janeiro seria a data de elevação do arraial da Forquilha à categoria de vila, o que é um contra senso, pois não se pode fundar um município num lugar que só viria a ser descoberto anos depois. Porém, a data de 08 de abril se firmou enquanto data do município, desejosa de ser a primeira do oeste brasileiro. Logo, contudo, as lavras se mostraram menores que o esperado, o que acarretou um abandono de parte da população.Cuiabá foi elevada à condição de cidade em 17 de setembro de 1818, tornando-se a capital da então província de Mato Grosso em 28 de agosto de 1835 (antes a capital era Vila Bela da Santíssima Trindade).

 

 

POLÍTICA

Símbolos: Cuiabá possui três símbolos oficiais: brasão, bandeira e hino. O Brasão foi oficializado pela Lei Nº592, de 13 de Setembro de 1961, assinada pelo prefeito Aecim Tocantins, a partir do original, criado em Lisboa quando da sua fundação em 1º de Janeiro de 1727.

 

A Bandeira foi criada pelo Sr. Nilton Benedito de Santana, que contou com o apoio do jornalista Pedro Rocha Jucá, e oficializada pelo prefeito José Villanova Torres, através do Decreto nº241, de 29 de Dezembro de 1972. O Hino foi oficializado pela Lei Nº633, de 10 de Abril de1962.

 

PONTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS

  • Paisagens Naturais do Pantanal e Chapada dos Guimarães
  • Palácio da Instrução
  • Museu da Imagem e do Som de Cuiabá
  • Museu Rondon
  • Zoológico
  • Parque Mãe Bonifácia
  • Obelisco de Centro Geodésico da América do Sul
  • Parque Massairo Okamura
  • Parque Zé Bolo Flô
  • Horto Florestal
  • Igrejas do Rosário e São Benedito, do Bom Despacho e do Nosso Senhor dos Passos
  • Museu do Rio
 

TERRITÓRIO

Cuiabá faz limite com os municípios de Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Santo Antônio do Leverger, Várzea Grande, Jangada e Acorizal. É um entroncamento rodoviário-aéreo-fluvial, interligando o norte do Brasil e o oeste da América do Sul. O município é cercado por três grandes ecossistemas: a Amazônia, o cerrado e o pantanal