Faça a sua inscrição Submissão de trabalho Entrar no sistema

Convidados palestrantes

Ing. Agr. (M.Sc.) Sebastián ZUIL

Ingeniero Agrónomo, graduado en el 2004 en la Facultad de Ciencias Agrarias, Universidad Nacional de Litoral, Provincia de Santa Fe. En 2010 obtuvo el título de Magister Scientiae en Producción Vegetal, en el Programa de Posgrado en Ciencias Agrarias, de la Facultad de Ciencias Agrarias, Universidad Nacional de Mar del Plata. Su especialidad es la Ecofisiología Vegetal. Se desempeñó desde 2005 como becario en el Área de Producción Agrícola. Actualmente desempeña sus actividades en la temática de Ecofisiología de girasol y soja de la EEA Reconquista provincia de Santa Fe, Argentina. Disertante de numerosas conferencias, workshops y jornadas. Autor y co-autor de numerosas publicaciones en el ámbito local, nacional e internacional.

Sérgio Costa Beber Stefanelo

Sérgio Costa Beber Stefanelo nasceu em Cruz Alta, interior do Estado do Rio Grande do Sul. Iniciou seus estudos na Escola Municipal Serafim Fagundes da Fonseca de primeira a quinta série. Dando seqüência em seus estudos no Internato e Seminário São Boaventura, em Daltro Filho, no município de Garibaldi - RS, onde cursou até a oitava série, pois morava no interior e não existia transporte escolar naquela época. Os primeiros anos do segundo grau (Ensino Médio) foram cursados no Seminário Seráfico São Francisco, no município de Taquari e a conclusão do segundo grau foi em Santa Maria, ambos no Rio Grande do Sul, no ano de 1979. Logo após a conclusão do segundo grau, ingressou na Universidade Federal de Santa Maria, Estado do Rio Grande do Sul, no Curso de Engenharia Agronômica, formando-se no dia 12 de outubro de 1984. Neste mesmo ano conheceu a região, onde nasceria o município de Campo Novo do Parecis no Estado de Mato Grosso.

Em 1992, em parceria com a Fundação Mato Grosso, teve o primeiro contato com a cultura do girassol, cultura essa que hoje está tomando proporções econômicas significativas em nossa região. Também plantou pela primeira vez aqui na região as culturas de painço e milho de pipoca, sendo que esta última tomou impulso expressivo com a chegada da empresa Yoki Alimentos S.A., alguns anos depois.

No ano de 2004, concorreu a vice-prefeito compondo a chapa com o prefeito candidato a reeleição, assumindo o mandato em 2005. Com a saída do prefeito para concorrer à eleição como Deputado Estadual, assumiu a prefeitura em janeiro de 2006, permanecendo no cargo até dezembro de 2008. Na sua gestão, trabalhou em busca da organização da vida financeira da Prefeitura e batalhou por benefícios visando transformar Campo Novo do Parecis em uma cidade pólo regional, tendo como principais ações: a vinda do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso -  IFMT Campus Parecis; abertura do posto do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS; a negociação da vinda da Caixa Econômica Federal e os trâmites burocráticos exigidos por lei para o asfaltamento da MT 235 que liga nosso município ao município de Sapezal.

Com o afastamento da vida pública dedica-se novamente a agricultura, produzindo soja, girassol, girassol confeiteiro, milho de pipoca, feijão azuki, painço e algodão.

Não se pode falar em avanço tecnológico na agricultura, incluindo a diversificação de culturas, sem se fazer menção ao nome de Sérgio Stefanelo, que dedica grande parte de sua vida às pesquisas, que geraram novo impulso econômico ao Município de Campo Novo do Parecis e região.

Ing. Agr. (MSc) Marisa L. Della Maddalena

Ingeniera Agrónoma, graduada en el año 1995 en la Fac. de Ciencias Agrarias de la Universidad Nacional de Rosario. En el año 2002 obtuvo el título de Magister Scientiae en Genética Vegetal, Programa de Posgrado, en Zavalla (convenio UNR-INTA Pergamino). Se desempeñó como asistente del Programa de Mejoramiento Genético de Soja en la Asociación de Cooperativas Argentinas (Pergamino, Bs. As. Argentina) desde el año 1996 al 2005, donde a partir de allí pasó a ser breeder del Programa de Mejoramiento genético del cultivo de girasol en la misma empresa, hasta la actualidad. Es miembro de la Asociación Argentina de Girasol y ha sido disertante en varias conferencias relacionadas con cultivo de girasol.

Dra. Rosângela Aparecida da Silva

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Mato Grosso UFMT (1998), mestrado em Fitopatologia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz ESALQ/USP (2001) e doutorado em Fitopatologia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz ESALQ/USP (2008). Atualmente é pesquisadora na área de Nematologia da Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FMT). 

Ing. Agr. Omar A.A. VIGNATTI

Ingeniero Agrónomo, graduado en 1979 en la Facultad de Agronomía y Veterinaria de la Universidad del Litoral. Becario, en la especialidad de extensión agropecuaria en la Estación Experimental Agropecuarian de I.N.T.A Rafaela (Santa Fe) durante 3 años. Desde 1986 hasta la actualidad, se desempeña como regente y asesor técnico, responsable de la Sección Agroquímicos y Fertilizantes de la Cooperativa Federal Agrícola Ganadera de San Justo Ltda. San Justo (Santa Fe). Asesor técnico de empresa dedicada a la aplicación de agroquímicos, perito tasador de siniestros agrícolas, docente a nivel secundario y productor agropecuario agrícola ganadero. Participación en publicaciones técnicas, y disertante en jornadas para productores y profesionales. Coordinador de numerosos ensayos de campo. 

Engª Andressa Lemos

Formada pela ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA “LUIZ DE QUEIROZ” (ESALQ-USP),  em Engenharia Agrônoma com graduação especializada em Economia.

Possui MBA em Gestão Estratégicas de Negócios e Mercado, pela FGV – SÃO PAULO.

Gerente de Marketing Estratégico na Syngenta, líder da definição de posicionamento estratégico para diferentes cultivos, como também da implementação de visão integrada de negócios. Experiência profissional de 10 anos.

Marcelo Hiroshi Hirakuri

Formação: administração e ciências da computação

Mestrado: ciências da computação

Cargo: Analista A, desde abril de 2007

Empresa: Embrapa Soja – Londrina, PR

Profº. Dr. Daniel Cassetari Neto

Possui graduação em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (1982), mestrado em Agronomia (Fitopatologia) pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (1984) e doutorado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade Federal de Lavras (1996).

Professor da cadeira de Fitopatologia da Universidade Federal de Mato Grosso desde 1993, atualmente é Professor Associado e Pesquisador em Fitopatologia. Atua principalmente nos seguintes temas: patologia de sementes, diagnose e controle de doenças fúngicas e nematoides em algodão, arroz, girassol, milho e soja; assessor ad hoc das revistas Bioscience Journal e Revista Brasileira de Fruticultura; membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente da Universidade Federal de Mato Grosso (desde 2011); membro da Comissão de Defesa Sanitária Vegetal (CDSV) de Mato Grosso (desde 2001); Perito Judicial e Assistente Técnico Judicial.

Dr. Adeney de Freitas Bueno

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Faculdade de Agronomia Manoel Carlos Gonçalves - UNIPINHAL, mestrado em Entomologia Agrícola pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Jaboticabal, SP) e doutorado em Entomologia pela Universidade de São Paulo (USP/Ribeirão Preto, SP). Realizou doutorado sanduíche na Universidade de Nebraska, EUA.
Atualmente é pesquisador de entomologia da Embrapa Soja - Londrina, PR. Atua também como professor-orientador dos programas de pós-graduação em Produção Vegetal da Universidade de Rio Verde (FESURV); Entomologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Agronomia Conservacionista do IAPAR. Tem experiência na área de Entomologia Agrícola, atuando principalmente no controle biológico com parasitoides de ovos e o manejo integrado das pragas da cultura da soja sendo eleito em 2011 como Membro Afiliado da Acadêmia Brasileira de Ciências.

Dr. Cláudio Guilherme Portela de Carvalho

Possui graduação em Agronomia pela Universidade de Brasília, mestrado e doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa Soja, com atuação na área de melhoramento genético de girassol. É o coordenador da Rede Nacional de Ensaios de Avaliação de Genótipos de Girassol. 

Engº Ricardo Arioli Silva

Ricardo Arioli Silva graduou-se  em Engenharia Agronômica no estado do Rio Grande do Sul. Nos anos 80 decidiu investir na agricultura  do centro oeste brasileiro.

Chegando a Tangará da Serra, em Mato Grosso em 1987, ele e seu irmão Rogério fizeram parte da extraordinária história de tornar o Estado o maior Produtor de soja e algodão do Brasil. Mato Grosso se tornou um sucesso na produção agrícola graças ao uso de tecnologias avançadas e às altas produtividades conseguidas com isso. Em sua fazenda, plantam 1.900 hectares de soja, 400 hectares de algodão, 600 hectares de milho, 200 hectares de Girassol, 100 hectares de Milho pipoca e confinam 1.100 cabeças de gado.

Entre 2005 e 2011, Ricardo participou ativamente da Aprosoja, a Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso, como um dos fundadores e fazendo parte da Diretoria.