Faça a sua inscrição Submissão de trabalho Entrar no sistema

Participações externas

 

Participações externas confirmadas. 


                                         

 

FotoRomilson Martins Siqueira

Doutor e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFG. Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da PUC Goiás. Coordenador do curso de Pedagogia da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás. Atua na linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura e tem como objeto de estudo os processos educativos e culturais na infância e da criança em contextos da Educação Infantil e em outros espaços institucionais.

 

 

 

FotoAna Lúcia Guedes Pinto

Possui graduação em Pedagogia pela UNICAMP (1990), Mestrado em Educação pela FE/UNICAMP(1994), Doutorado em Linguística Aplicada pelo IEL/UNICAMP (2000) e Livre Docência na área de Teoria Pedagógica pela FE/UNICAMP (2011). Atualmente é professora da Faculdade de Educação da UNICAMP. É líder dos grupos de pesquisa AULA - Trabalho Docente na Formação e Inicial e Letramento do Professor. Tem experiência na docência dos anos iniciais do Ensino Fundamental I e na formação inicial e continuada de professores. Atua na área de Educação e de Linguística Aplicada, com ênfase em Formação Inicial e Continuada de Professores, produzindo trabalhos principalmente nos seguintes temas: práticas de leitura e escrita, estudos do Letramento, práticas de ensino e estágio supervisionado na formação profissional docente, cotidiano escolar, histórias de leitura e memória.

 

 

Ari Raimann

Professor Adjunto II da Universidade Federal de Goiás. Desenvolve atividade de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado), coordena o Grupo de Pesquisas Formação de Professores e Práticas Educativas, vinculado CNPq. Orienta projetos na área de Ciências Humanas, dedicados às linhas de pesquisa Políticas, Gestão e Formação de Professores. Tem experiência na área de gestão da educação, com ênfase na Educação Básica, currículo. projeto pedagógico e avaliação da educação. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul UNIJUÌ (2001), realizou o Mestrado em Educação Brasileira na Universidade Federal de Uberlândia UFU (2003) e doutorou-se em Educação pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2008). No período de 2010/2011 exerceu a função de coordenador do Curso de Pedagogia da UFG/REGIONAL JATAÍ. No período de 2013-2015 foi coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado em Educação UFG/REGIONAL JATAÍ.

 

 

Foto

Jader Janer Moreira Lopes

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998), doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2003) e pós-doutorado pelo Internationaler Promotionsstudiengang Erziehungswissenchaft/Psychologie- INEDD, da Universität Siegen, Alemanha. Atualmente é professor do programa de pós Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde orienta mestrado e doutorado. Pesquisador da FAPERJ, do CNPq e CAPES. Atuou como membro do Grupo Gestor da Creche UFF. Coordenador do Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância (GRUPEGI). Vice coordenador do GT de Educação de Crianças de 0 a 7 anos da ANPED. Tem experiência na área de Geografia e Educação, Crianças e Infâncias, Desenvolvimento Humano e psicologia Histórico-cultural. Atua principalmente nos seguintes temas: Geografia - ensino/aprendizagem, Geografia da Infância e das Crianças, Educação Infantil, Desenvolvimento humano e Psicologia Histórico-cultural.

 

Foto

Elizbeth Fernandes de Macedo

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986), sendo também licenciada em Química, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Realizou pós-doutorado na University of British Columbia e na Columbia University, onde atuou, respectivamente, como Visiting Professor (2007) e Visiting Researcher (ano 2013-2014). Atualmente é professora Associada da Universidade do Rio de Janeiro e Diretora de Fomento ao Ensino de Pós-graduação, na Sub-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da UERJ desde 2008 (exceto quando no exterior). Entre 2001 e 2004, foi Assessora da Sub-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduacão da mesma Universidade. Foi membro da comissão de área da CAPES de 2001 a 2014, tendo sido coordenadora adjunta no triênio 2008 a 2011. Atualmente é coordenadora da área de Educação na FAPERJ (desde 2012). Atua em docência, orientação e pesquisa no campo do Currículo. É presidente da International Association for the Advencement of Curriculum Studies (triênio 2013-2016), tendo participado da diretoria desde 2008 na função de Tesoureira. É editora associada do Journal of Curriculum Studies e membro do comitê editorial da Curriculum Inquiry e da e-Curriculum. Foi editora da Revista Transnational Curriculum Inquiry de 2011 a 2013. É Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, bolsista 1B do CNPq e procientista da FAPERJ/UERJ. Coordena o grupo de pesquisa Currículo, cultura e diferença do CNPq e participa de grupos de pesquisa na University of British Columbia (Canada) e na Columbia University (EUA). Participa, ainda, de outras parcerias internacionais com Portugal, Viena, China e América Latina, em especial México, Argentina e Chile. Suas pesquisas recentes têm buscado definir o currículo como espaço-tempo de enunciação cultural num diálogo entre a teoria do currículo e as abordagens pós-coloniais da contemporaneidade.

 

Foto

Leôncio José Gomes Soares

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995). Esteve como Professor Visitante na Universidade Federal de Pernambuco em 2002-2003. Realizou pós-doutoramento na Universidade Federal Fluminense em 2006, com bolsa do CNPq. É professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisa e publica na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, abordando a política educacional, a formação docente, a escolarização de jovens e adultos e a história da educação. Realizou de 2012 a 2013, pós-doutoramento na Northern Illinois University, em Illinois, Estados Unidos da América, com bolsa da CAPES.

 

 

 

FotoLuciana Esmeralda Ostetto

Professora da Faculdade de Educação - Universidade Federal Fluminense, atua na graduação (curso de Pedagogia) e na pós-graduação (Mestrado em Educação). Foi professora do Centro de Educação - Universidade Federal de Santa Catarina (1995-2012). Possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1992) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985). Articula ensino, pesquisa e extensão na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Formação de professores, contemplando principalmente os seguintes temas: educação infantil e prática pedagógica, arte e infância, arte e formação de professores, narrativas autobiográficas.