Comunicações
Comunicação oral – GT 1 – 16/09/2015
Local: Sala 07 – Bloco Central - 10h00min
Período Matutino
Código
|
Tema/GT
|
Modalidade
|
Título
|
8259
|
GT 01: Formação de professores
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
“ESCRITAS DE SI”: A AFETIVIDADE NAS NARRATIVAS DE UMA PROFESSORA DA INFÂNCIA, “LEMBRANÇA PUXA LEMBRANÇA”
|
8134
|
GT 01: Formação de professores
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: O QUE APONTAM AS PESQUISAS?
|
8210
|
GT 01: Formação de professores
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
A ESTRUTURA DA PESQUISA COMO LIMITADORA DAS ANÁLISES E DA COMPREENSÃO DE UM TEMA: O TRABALHO DOCENTE EM ESTUDO
|
8049
|
GT 01: Formação de professores
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE QUÍMICA E O DESAFIO DA FORMAÇÃO CONTINUADA
|
8135
|
GT 01: Formação de professores
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
AS FORMAS GEOMÉTRICAS E SIGNIFICAÇÃO AO ALUNO NO AMBIENTE ESCOLAR
|
8050
|
GT 01: Formação de professores
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
AS INTERAÇÕES DE UMA ALFABETIZADORA COM O PACTO DE ALFABETIZAÇÃO E SUA IDENTIDADE DOCENTE
|
8183
|
GT 01: Formação de professores
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
AS NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES MEIO AOS IMPASSES DA DIDÁTICA E DAS CIÊNCIAS
|
8149
|
GT 01: Formação de professores
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADA COM ATURMA DO EJA- EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE RONDONÓPOLIS-MT
|
8225
|
GT 01: Formação de professores
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
PROJETO SALA DE EDUCADOR E AS RELAÇÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA: O QUE DIZEM OS EDUCADORES
|
Comunicação oral – GT 1 – 16/09/2015
Local: Sala 07 – Bloco Central - 16h00min
Período Vespertino
8064
|
GT 01: Formação de professores
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
FORMAÇÃO DE LEITORES: ESTRATÉGIAS DE LEITURA E SELEÇÃO DE OBRAS
|
8084
|
GT 01: Formação de professores
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ENSINO DE HISTÓRIA: REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
|
8097
|
GT 01: Formação de professores
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO
|
8076
|
GT 01: Formação de professores
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES E REFLEXÕES SOBRE O PIBID NO CURSO DE GEOGRAFIA/UFMT/CUR
|
8106
|
GT 01: Formação de professores
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
MINICURSO GEOGRAFIA DE MATO GROSSO: UMA PROPOSTA DE SE ESTUDAR O LUGAR PARA SE COMPREENDER O MUNDO
|
8173
|
GT 01: Formação de professores
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
NARRATIVAS DE FORMAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA COM LICENCIANDAS EM PEDAGOGIA
|
8232
|
GT 01: Formação de professores
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
NAS REUNIÕES DA ANPED O SILÊNCIO DO PROFESSOR INICIANTE
|
8125
|
GT 01: Formação de professores
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
O ENSINO DAS FORMAS GEOMÉTRICAS POR MEIO DE PROJETO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
|
8095
|
GT 01: Formação de professores
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
O ERRO NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
|
Comunicação oral – GT 1 – 16/09/2015
Local: Sala 08 – Bloco Central - 16h00min
Período Vespertino
8215
|
GT 01: Formação de professores
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
O PROFESSOR EXPERIENTE E O ACOMPANHAMENTO AOS INICIANTES NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS... COMO UMA LUZ NO CAMINHO...
|
8228
|
GT 01: Formação de professores
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
O PROFESSOR INICIANTE NO BRASIL: INVESTIGAÇÃO EM UMA DÉCADA DE PRODUÇÕES – 2005 A 2014
|
8238
|
GT 01: Formação de professores
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
OS PROFESSORES INICIANTES E OS ENFRENTAMENTOS NA CONSTRUÇÃO DE PROPOSTAS INTERDISCIPLINARES DE ENSINO.
|
8113
|
GT 01: Formação de professores
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
OS SABERES NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
|
8174
|
GT 01: Formação de professores
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO: O OLHAR DOS PROFESSORES-CURSISTAS DURANTE A FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO
|
8237
|
GT 01: Formação de professores
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL
|
8176
|
GT 01: Formação de professores
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
PÁTRIA EDUCADORA AVANÇOS OU RETROCESSOS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
|
8172
|
GT 01: Formação de professores
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
O OLHAR DE UM BOLSISTA DO PIBID SOBRE A ESCOLA PÚBLICA
|
8224
|
GT 01: Formação de professores
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES: REPENSANDO O PAPEL DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
|
Comunicação oral – GT 1 – 18/09/2015
Local: Sala 08 – Bloco Central - 16h00min
Período Vespertino
8074
|
GT 01: Formação de professores
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
REFLEXÕES DE ALUNAS DO PIBID SOBRE A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
|
8085
|
GT 01: Formação de professores
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
REFLEXÕES DE PIBIDIANOS SOBRE AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA EJA
|
8114
|
GT 01: Formação de professores
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
REFLEXÕES DE PIBIDIANOS SOBRE OS EIXOS DE TRABALHO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
|
8240
|
GT 01: Formação de professores
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
TRABALHO DE CAMPO NA GEOGRAFIA: UMA FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
|
8198
|
GT 01: Formação de professores
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
UM OLHAR SENSÍVEL E REFLEXIVO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE RONDONÓPOLIS - MT
|
8119
|
GT 01: Formação de professores
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
PERCEPÇÕES DE UMA PIBIDIANA SOBRE A APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
|
8158
|
GT 01: Formação de professores
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
PESQUISA EM EDUCAÇÃO E INTERDISCIPLINARIDADE: POSSIBILIDADES DE UMA EDUCAÇÃO CRÍTICA
|
8053
|
GT 01: Formação de professores
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES EM MATO GROSSO: OS RECURSOS E AS ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS SUGERIDAS PELO PNAIC
|
Comunicação oral – GT 2 – 16/09/2015
Local: Sala 09 – Bloco Central - 10h00min
Período Matutino
8254
|
GT 02: Currículo e práticas pedagógicas
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
A CONCEPÇÃO DO ESTUDO ETNOMATEMÁTICO
|
8128
|
GT 02: Currículo e práticas pedagógicas
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
A CRIANÇA E AS POSSIBILIDADES DE PARTICIPAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
|
8144
|
GT 02: Currículo e práticas pedagógicas
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
A ORGANIZAÇÃO DA SALA DE ARTICULAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR PARA A SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
|
8156
|
GT 02: Currículo e práticas pedagógicas
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
A PRÁTICA PIBID NO ENSINO DA GEOGRAFIA: OFICINA GLOBINHO E SUA TÉCNICAS DE APRENDIZAGEM
|
8241
|
GT 02: Currículo e práticas pedagógicas
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO POR MEIO DA CARTOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA COM AS TURMAS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ESTADUAL MAJOR OTÁVIO PITALUGA
|
8154
|
GT 02: Currículo e práticas pedagógicas
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
INTERVENÇÕES REALIZADAS DENTRO DO PROJETO OBSERVATÓRIO DE MATEMÁTICA E INICIAÇÃO A CIÊNCIAS MEDIANTE OS DESCRITORES DA PROVINHA BRASIL
|
8105
|
GT 02: Currículo e práticas pedagógicas
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
MINICURSO GEOGRAFIA DE MATO GROSSO: UMA PROPOSTA DE SE ESTUDAR O LUGAR PARA SE COMPREENDER O MUNDO
|
Comunicação oral – GT 2 – 18/09/2015
Local: Sala 09 – Bloco Central - 16h00min
Período Vespertino
8051
|
GT 02: Currículo e práticas pedagógicas
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
O DIÁLOGO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL
|
8082
|
GT 02: Currículo e práticas pedagógicas
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO ESCOLAR SOB A ÓTICA DOS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS DO IFMT – CAMPUS JUÍNA
|
8170
|
GT 02: Currículo e práticas pedagógicas
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
PERCEPÇÃO SOBRE AS PRATICAS PEDAGOGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR DO DEFICIENTE INTELECTUAL NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
|
8061
|
GT 02: Currículo e práticas pedagógicas
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
PRÁTICAS, DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA FORMAÇÃO DE UMA LINHA DE PESQUISA COM ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO.
|
8236
|
GT 02: Currículo e práticas pedagógicas
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
REFLEXÕES SOBRE AS POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM MATO GROSSO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA
|
8117
|
GT 02: Currículo e práticas pedagógicas
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
TENTATIVAS DE FIXAR A IDENTIDADE DO PROFESSOR NAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
|
8057
|
GT 02: Currículo e práticas pedagógicas
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
UMA REFLEXÃO ATUAL SOBRE EDUCAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ESCOLA E PRÁTICA DOCENTE
|
Comunicação oral – GT 3 – 16/09/2015
Local: Sala 10 – Bloco Central - 10h00min
Período Matutino
8129
|
GT 03: Educação, gestão e políticas públicas
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
A EDUCAÇÃO E O PROCESSO DE MUDANÇA SOCIAL
|
8217
|
GT 03: Educação, gestão e políticas públicas
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
A PESQUISA DE DEMANDA COMO ELEMENTO DO CICLO AVALIATIVO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM MATO GROSSO
|
8073
|
GT 03: Educação, gestão e políticas públicas
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
ADMINISTRAÇÃO OU GESTÃO: DILEMAS DA/NA PRÁTICA DO/A ASSESSOR/A PEDAGÓGICO/A
|
8138
|
GT 03: Educação, gestão e políticas públicas
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM NA INTERFACE DE DUAS PESQUISAS EM ANDAMENTO NO MUNICÍPIO DE RONDONÓPOLIS
|
8066
|
GT 03: Educação, gestão e políticas públicas
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
ESCOLAS DO CAMPO: A PARTICIPAÇÃO COMO PERSPECTIVA
|
8219
|
GT 03: Educação, gestão e políticas públicas
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO EM RONDONÓPOLIS: GESTÃO 2005-2008
|
8163
|
GT 03: Educação, gestão e políticas públicas
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: O DECRETO Nº 5.154/2004
|
8096
|
GT 03: Educação, gestão e políticas públicas
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, UMA BREVE ANÁLISE DA POLÍTICA AVALIATÓRIA COMO PRODUÇÃO DE RESULTADOS
|
8145
|
GT 03: Educação, gestão e políticas públicas
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
MULHERES MIL: UMA NOVA E GRATIFICANTE EXPERIENCIA PARA O IFMT - CAMPUS JUÍNA
|
Comunicação oral – GT 3 – 18/09/2015
Local: Sala 10 – Bloco Central - 16h00min
Período Vespertino
8087
|
GT 03: Educação, gestão e políticas públicas
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MATO GROSSO: UMA ANÁLISE DO SALÁRIO-EDUCAÇÃO
|
8211
|
GT 03: Educação, gestão e políticas públicas
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
O MOVIMENTO NEGRO EM DEFESA DE UMA POLÍTICA EDUCACIONAL MULTICULTURALISTA
|
8262
|
GT 03: Educação, gestão e políticas públicas
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
O PAPELÃO COMO ALTERNATIVA AOS MORADORES DE RUA NO BRASIL.
|
8258
|
GT 03: Educação, gestão e políticas públicas
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
OS DOCENTES E SUAS AVALIAÇÕES SOBRE AS RELAÇÕES COM OS GESTORES NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES
|
8178
|
GT 03: Educação, gestão e políticas públicas
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
PARCERIA PÚBLICO- PRIVADO NA EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
|
8121
|
GT 03: Educação, gestão e políticas públicas
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E SUAS INFLUÊNCIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE BRASILEIRA.
|
8110
|
GT 03: Educação, gestão e políticas públicas
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
SABERES CONSTRUÍDO POR CONSELHEIROS DO FUNDEB E SABERES DOCENTES: UM DIÀLOGO POSSÍVEL
|
8207
|
GT 03: Educação, gestão e políticas públicas
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS DO PROGRAMA DO ATUAL GOVERNO FEDERAL NO BRASIL – O PRONATEC
|
8190
|
GT 03: Educação, gestão e políticas públicas
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
UMA REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DA ESCOLA NA FORMAÇÃO DA PESSOA CIDADÃ
|
Comunicação oral – GT 4 – 16/09/2015
Local: Sala 12 – Bloco Central - 10h00min
Período Matutino
8133
|
GT 04: Educação e Linguagens
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
“ELE VÊ AQUILO QUE NÃO VEMOS”: A REPRESENTAÇÃO DO PROFESSOR E DOS ESTUDANTES NO FILME "AO MESTRE, COM CARINHO" (TO SIR, WITH LOVE, 1967)
|
8216
|
GT 04: Educação e Linguagens
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
A BOTIJA DE OURO – REFLEXÕES SOBRE A OBRA LITERÁRIA E AS PRÁTICAS DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS
|
8226
|
GT 04: Educação e Linguagens
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
FORMAÇÃO LITERÁRIA DA CRIANÇA: EXPERIÊNCIA ESTÉTICA EM SALA DE AULA
|
8164
|
GT 04: Educação e Linguagens
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM E SUA MEDIAÇÃO NA FORMAÇÃO HUMANA DENTRO E FORA DO AMBIENTE ESCOLAR: UM ESTUDO DO PACTO DO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
|
8161
|
GT 04: Educação e Linguagens
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
A PRODUÇÃO ARTÍSTICA E SUAS RELAÇÕES COM A ORDEM DISCURSIVA
|
8122
|
GT 04: Educação e Linguagens
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS PERSONAGENS ENIGMÁTICAS: CAPITU E ANA
|
8201
|
GT 04: Educação e Linguagens
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
APONTAMENTOS SOBRE A POLÍTICA DE INCLUSÃO DIGITAL UCA EM MATO GROSSO E SEUS REFLEXOS NAS PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS
|
8126
|
GT 04: Educação e Linguagens
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA POR MEIO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM POEMA DE VINÍCIUS DE MORAES
|
Comunicação oral – GT 4 – 16/09/2015
Local: Sala 12 – Bloco Central - 16h00min
Período Vespertino
8194
|
GT 04: Educação e Linguagens
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
ARTES E CULTURA JUVENIL NO CONTEXTO ESCOLAR: “E ALGUÉM AQUI QUER SABER O QUE JOVEM TEM A DIZER SOBRE ISSO?”
|
8214
|
GT 04: Educação e Linguagens
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
ARTES E MATEMÁTICA: UMA POSSIBILIDADE DE RESSIGNIFICAÇÃO DOS CONCEITOS DE GEOMETRIA PLANA NO DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA DOCENTE.
|
8127
|
GT 04: Educação e Linguagens
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
BAKHTIN, O SUJEITO E A EDUCAÇÃO
|
8090
|
GT 04: Educação e Linguagens
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
PEDAGOGIA, PIBIC E LITERATURA: FORMAÇÃO DOCENTE E LETRAMENTO LITERÁRIO
|
8141
|
GT 04: Educação e Linguagens
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
ESTEREÓTIPOS DE BELEZA QUE PERMEIAM OS DISCURSOS DE PARTICIPANTES DE UM GRUPO DE TIGHT LACING
|
8191
|
GT 04: Educação e Linguagens
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
A ESCOLA E OS CONHECIMENTOS DIGITAIS: DIALOGANDO COM PAULA SIBÍLIA
|
8115
|
GT 04: Educação e Linguagens
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
INFÂNCIA, BRINCAR E CULTURA (LÚDICA): PESQUISA COM CRIANÇAS, MÍDIAS E IDENTIDADES MOTORAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA
|
Comunicação oral – GT 4 – 16/09/2015
Local: Sala 13 – Bloco Central - 16h00min
Período Vespertino
8220
|
GT 04: Educação e Linguagens
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
INFÂNCIA, MÍDIA, ABUSO SEXUAL: FATOS E TEXTOS DOS DISCURSOS JORNALÍSTICOS
|
8046
|
GT 04: Educação e Linguagens
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
|
8139
|
GT 04: Educação e Linguagens
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
LIVROS FORA DA CAIXA: PROXIMIDADES E DISTANCIAMENTOS ENTRE PROGRAMA NACIONAL BIBLIOTECA DA ESCOLA E OS PROFESSORES
|
8199
|
GT 04: Educação e Linguagens
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
METODOLOGIAS EM ALFABETIZAÇÃO: NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
|
8069
|
GT 04: Educação e Linguagens
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
O CAMPO NAS VOZES DE CRIANÇAS E DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS
|
8159
|
GT 04: Educação e Linguagens
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA E A LITERATURA AFRICANA
|
8231
|
GT 04: Educação e Linguagens
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
O ESPAÇO-TEMPO DAS MÍDIAS ELETRÔNICAS NAS ATIVIDADES COTIDIANAS DE CRIANÇAS
|
Comunicação oral – GT 4 – 18/09/2015
Local: Sala 13 – Bloco Central - 16h00min
Período Vespertino
8180
|
GT 04: Educação e Linguagens
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
O FEITIÇO DE LISA: UMA REPRESENTAÇÃO “POLÊMICA” DO BRASIL
|
8146
|
GT 04: Educação e Linguagens
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
O PROJETO EDUCOMUNICAÇÃO NA ESCOLA SANTO ANTÔNIO: A RADIOFONIA NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
|
8208
|
GT 04: Educação e Linguagens
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
O USO DA INFORMÁTICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA.
|
8206
|
GT 04: Educação e Linguagens
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
OFICINA DE REDAÇÃO PARA O ENEM: A LÍNGUA MATERNA NA MODALIDADE ESCRITA POSTA EM DESAFIO
|
8177
|
GT 04: Educação e Linguagens
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO COMO DIREITO À CIDADANIA NA INFÂNCIA: UMA BREVE REFLEXÃO
|
8048
|
GT 04: Educação e Linguagens
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM MATO GROSSO
|
8212
|
GT 04: Educação e Linguagens
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
SELFIE MEU, SELFIE MEU, EXISTE UMA CRIANÇA MAIS BELA DO QUE EU?
|
Comunicação oral – GT 5 – 16/09/2015
Local: Sala 04 – Bloco Central - 10h00min
Período Matutino
8175
|
GT 05: Educação e diversidades
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO E AS AMEAÇAS AO CONCEITO DE FAMÍLIA TRADICIONAL
|
8171
|
GT 05: Educação e diversidades
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
A QUALIDADE DO ENSINO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: OS DESAFIOS DE UMA BOA GESTÃO DEMOCRÁTICA
|
8137
|
GT 05: Educação e diversidades
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
ANÁLISE DOS ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS DAS MARGENS DO RIO VERMELHO NO ENTORNO DA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO IZABEL DIAS GOULART
|
8223
|
GT 05: Educação e diversidades
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
CULTURA DE PARES E ROTINAS INFANTIS ENTRE AS CRIANÇAS IKÓLÓÉHJ
|
8200
|
GT 05: Educação e diversidades
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
POR ENTRE CACTOS E ESPINHOS: UM OLHAR SOBRE OS GÊNEROS EM VIDAS SECAS
|
8081
|
GT 05: Educação e diversidades
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
EDUCAÇÃO E A SUSTENTABILIDADE: O USO DO PAPEL A4 NO IFMT – CAMPUS JUINA – MT
|
8077
|
GT 05: Educação e diversidades
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: PARCERIAS, COOPERAÇÃO E INVISIBILIDADE
|
8252
|
GT 05: Educação e diversidades
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
ENTRE FIOS & TRAMAS
|
Comunicação oral – GT 5 – 18/09/2015
Local: Sala 04 – Bloco Central - 16h00min
Período Vespertino
8068
|
GT 05: Educação e diversidades
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
MULHERES NEGRAS NA EDUCAÇÃO: UMA HISTÓRIA DE LUTAS E CONQUISTAS
|
8130
|
GT 05: Educação e diversidades
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS ATRAVÉS DA LITERATURA INFANTIL
|
8165
|
GT 05: Educação e diversidades
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
AULA DE CAMPO: FERRAMENTA METODOLÓGICA INTERDISCIPLINAR UTILIZADA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
|
8202
|
GT 05: Educação e diversidades
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
RELAÇÕES DE GÊNERO E ADOLESCÊNCIA
|
8099
|
GT 05: Educação e diversidades
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: A CRIANÇA NEGRA NA SALA DE AULA
|
8111
|
GT 05: Educação e diversidades
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
UM BREVE ESTUDO SOBRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS POR UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO
|
Comunicação oral – GT 7 – 18/09/2015
Local: Sala 04 – Bloco Central - 16h00min
Período Vespertino
8230
|
GT 07: Educação e Psicologia
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
A LINGUAGEM PSICOLÓGICA NO TEMPO DAS TRAMAS DA ARTE DA INFÂNCIA: “O MENINO DE AZUL”
|
8213
|
GT 07: Educação e Psicologia
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
O NASCIMENTO EM DISCURSO: A ESPETACULARIZAÇÃO DE UM PARTO AO SOM DE PINK FLOYD
|
Comunicação oral – GT 6 – 16/09/2015
Local: Sala 05 – Central Bloco - 10h00min
Período Matutino
8243
|
GT 06: Cultura escolar, ensino e aprendizagem
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
“EU FAÇO DIREITO, MAS ELES ENSINAM DIREITO?”: EDUCAÇÃO JURÍDICA PELAS VOZES DOS ALUNOS, LIBERTAR E EMANCIPAR
|
8060
|
GT 06: Cultura escolar, ensino e aprendizagem
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
A ESCOLA EM MEIO AS TRANSFORMAÇÕES PROVOCADAS PELO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
|
8080
|
GT 06: Cultura escolar, ensino e aprendizagem
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
A PERMANÊNCIA DE INDÍGENAS NO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFMT– CAMPUS JUÍNA: O QUE DIZEM OS ALUNOS RIKBAKTSA
|
8131
|
GT 06: Cultura escolar, ensino e aprendizagem
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
APRENDIZAGEM ATRAVÉS DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO ESPAÇO ESCOLAR
|
8186
|
GT 06: Cultura escolar, ensino e aprendizagem
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
HISTÓRIA E FILODOFIA DA CIÊNCIA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO SOBRE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA
|
8143
|
GT 06: Cultura escolar, ensino e aprendizagem
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
INTERDISCIPLINARIDADE: UM PROJETO DE TRANSFORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
|
Comunicação oral – GT 6 – 18/09/2015
Local: Sala 05 – Bloco Central - 16h00min
Período Vespertino
8263
|
GT 06: Cultura escolar, ensino e aprendizagem
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
O BRASIL TECNOLÓGICO DIANTE DO BRASIL DE ANALFABETOS
|
8123
|
GT 06: Cultura escolar, ensino e aprendizagem
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
RELAÇÃO PROFESSOR / BIBLIOTECA ESCOLAR
|
8075
|
GT 06: Cultura escolar, ensino e aprendizagem
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
VIAJANDO NO MUNDO DAS PARTÍCULAS
|
Comunicação oral – GT 8 – 18/09/2015
Local: Sala 05 – Bloco Central - 16h00min
Período Vespertino
8047
|
GT 08: História da Educação
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
DAS CANTIGAS DE RODA AOS CANTOS NA IGREJA: LEMBRANÇAS DE UMA PROFESSORA DA ESCOLA REUNIDAS CAETANO DIAS – MT
|
8044
|
GT 08: História da Educação
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
EXAME DE MADUREZA: REGISTRO DAS ATAS ENTRE OS ANOS DE 1935 Á 1950 NO COLÉGIO LICEU CUIABANO
|
8045
|
GT 08: História da Educação
|
COMUNICAÇÃO ORAL
|
SER PROFESSORA PRIMÁRIA DE ESCOLA DE FAZENDA EM MATO GROSSO (1940 – 1960)
|