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SemiEdu 2014

O Seminário Educação 2014, conhecido por SemiEdu 2014, está sob a responsabilidade de dois grupos de pesquisa: o grupo Estudos de Filosofia e Formação (EFF), sob a liderança do professor Silas Borges Monteiro e Grupo de Pesquisa Trabalho e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE), sob a liderança do professor Edson Caetano.
 
Nesta edição do SemiEdu, um elemento é constituidor: o encerramento de um projeto de quatro anos, financiado pelo edital Observatório da Educação, CAPES/Finep, coordenado pela professora Dra. Sandra Mara Corazza, da UFRGS. Além de Porto Alegre e Cuiabá, participam UFPel e UNIOESTE, em Toledo. O título do projeto deu nome ao SemiEdu 2014: Escrileituras: modos de "ler-escrever" em meio à vida. Este projeto tem inserção na Educação básica, na Educação de jovens e adultos, na Educação Superior com alunos de licenciaturas e com professores da rede pública de ensino, estadual e municipal. Sob o ponto de vista do campo teórico o faz a partir das Filosofias da Diferença e Educação.
 
Como objetivos, este projeto quer produzir, em nível de mestrado e de doutorado, estudos relacionados ao conceito de aprendizagem, de letramento e de escrileitura na contemporaneidade. Também deseja investigar as relações entre modalidades de pensar e modalidades do aprender, assim como quer constituir espaços de pesquisa e de in(ter)venção nos modos de ler e de escrever, contribuindo na formação de recursos humanos em educação, através de experimentações previstas com docentes da rede pública de ensino e com alunos de licenciaturas. Esses objetivos são realizados por meio de Oficinas de Transcriação (OsT) como cenários de autoria e leitura junto aos alunos da Educação Básica (Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos) envolvidos no projeto. Como efeito, e intenção, o projeto quer expandir o conceito de texto para além das noções de registro e prazer, que permita uma possibilidade ao inusitado, à raridade e ao desejo de ler e de escrever, ultrapassando assim as escolhas definidas por territórios identitários. Estes elementos carregam de sentido o SemiEdu 2014.
 
Escrileitura, como conceito força, toma este evento. Ler-escrever em meio à vida, como forma de se experimentar a educação. São palavras geradoras neste SemiEdu 2014.
 
 
Veja nosso vídeo de apresentação clicando aqui.
 

Silas Borges Monteiro e Edson Caetano

coordenadores do SemiEdu 2014