Oficinas Encomendadas

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Informações

* Informamos que devido a programação do ENEM, o acesso ao Auditório do Centro Cultural – MACP, local onde ocorrerá a Conferência de Abertura, será pela rua 01, do bairro Boa Esperança, ao lado das agências bancárias.

* Informamos que os ministrantes de minicurso serão responsáveis em providenciar os computadores, caso seja necessário.
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Programação

Informações sobre o acesso ao Auditório do Centro Cultural – MACP

Informações para os ministrantes de minicurso
Aguarde publicação.
05.11.2012 17h
Local: Praça de Convivência - Conversa com o artista

Música Antiga e a Formação do Professor
Professora Eda do Carmo (Instituto de Linguagem/Departamento de Artes da UFMT)
Grupo de música antiga do Departamento de Artes

A música sempre foi uma parte importante da vida cotidiana e da cultura geral do homem. Música Antiga é a definição dada à música produzida na Europa da Idade Média até o Renascimento abrangendo também parte do Barroco. No Brasil o Barroco pode ser traduzido como o período colonial, ou seja, a Música Colonial Brasileira. Estudar música antiga é uma forma de conhecer as culturas, porque a música sofreu milhares de transformações que a distanciam de seu ouvinte contemporâneo. Quanto mais se estuda e executa-se a música antiga, mais se percebe que ela ultrapassa as concepções cotidianas de beleza e inquieta, cada vez mais, pela diversidade e riqueza de linguagem. Certamente é difícil avaliar e precisar a influência dessa música sobre a humanidade, pois a distância que separa o momento presente daquela época remota dificulta a emissão de juízo categórico. É preciso estudar a interpretação da música antiga, o estilo, a ornamentação da época a partir de tratados e obras para que se compreenda a estética musical contemporânea bem como a produção cultural do homem de hoje. O Projeto de Música Antiga do Departamento de Artes é formado, em sua maioria, por instrumentistas discentes e docentes do curso de Licenciatura em Música da UFMT, instrumentistas convidados esporadicamente para participações especiais e uma docente coordenadora. Desenvolve estudos, pesquisa e atividades de música antiga a fim de articular as áreas de ensino, pesquisa e extensão na execução de repertório musical dos períodos Medieval, Renascentista e Barroco, para a realização de concertos e para a edição de uma coletânea de peças musicais épicas inclusive do repertório da música Colonial brasileira.
06.11.2012 17 h
Local: Saguão e Auditório do Centro Cultural

Prof. Dr. Marcos Ferreira Santos FEUSP
Cineasta Fernanda Heinz Figueiredo
Prof.ª Ms. Elni Elisa Willms Departamento de Educação do ICHS/CUR/UFMT
Fotógrafa Nádia Tobias

A exposição mostra um pouco do espaço e das práticas educativas da Te-Arte revela que é pelo corpo, é pelo brincar que a criança faz sua experiência amorosa com o mundo. Com sensibilidade. E o mundo da Te-Arte tem muitas facetas. O foco da exposição busca as poéticas do espaço, as intimidades propiciadoras de convites para o brincar: corpo, experiência e iniciação.
06.11.2012 17 h
Local: Saguão e Auditório do Centro Cultural

Prof. Dr. Marcos Ferreira Santos - FEUSP
Cineasta Fernanda Heinz Figueiredo
Prof.ª Ms. Elni Elisa Willms - Departamento de Educação do ICHS/CUR/UFMT
Profª. Drª Lenira Haddad - UFAL

O que é o ambiental em nossas raízes? O corpo, o ser, o outro, a comunidade, a relação com a natureza? Sementes do Nosso Quintal aborda o conceito de meio ambiente plantado na primeira infância a partir do cotidiano da escola TeArte. Um espaço comunitário e de natureza abundante - que nos remete ao quintal da nossa avó, é palco de musicalidade, magia, cultura popular, descobertas e conflitos no caminho do crescimento. A câmera testemunha os passos de algumas crianças, além do trabalho e o pensamento-em-ação de sua idealizadora - a controversa e carismática Therezita Pagani - que há quarenta anos se dedica a uma nova maneira de educar. O documentário não é “sobre” educação ou meio ambiente. É um olhar para a formação de cidadãos, um possível futuro, sob o viés de uma experiência educacional atemporal e sem precedentes.
05, 06 e 07. 11. 2012 17 h
Local: sala 06 IE – anexo

Luiz Carlos Ribeiro - dramaturgo e arte educador

Esta oficina será realizada em três dias e tem caráter vivêncial bastante acentuado. Os participantes serão estimulados a construirem uma peça teatral segundo a técnica de teatro de improviso. Como proposta intenta-se que a peça seja apresentada no encerramento do evento.
06.11.2012 17 hs
Local: Praça de convivência - Crianças Azuis

Infância e Literatura – papo com artistas e educadores
Profa. Dra. Ana Arlinda Oliveira - UFMT
Prof. Dr. Valdemar Coenga - UNIVAG
Artista Plástico e ilustrador Marcelo Velasco
Escritor Ivens Scaff
Profa. mestranda Iury Lara Alves Escola Municipal Silva Freire

Esta oficina tratará sobre o tema literatura e sua relação com a Educação segundo a perspectiva de educadores e artistas. O processo criativo do escritor e do ilustrador será destacado como parte da obra, um universo a ser explorado pelo educador. Experiência no campo da relação literatura e escolarização será contemplada.
05 e 06. 11. 2012 A partir das 17 hs
Local: Sala 07 IE - Anexo

Profa. Dra. Marília Cortez

A Ciranda é um misto de canto e dança, brincadeira e diversão, onde não cabem discriminações – dançam velhos e moços, homens e mulheres, crianças e adultos. De mãos dadas ou braços dados, todos formam uma roda, girando e ondulando ao sabor das músicas ”puxadas” pelo Mestre de Ciranda – figura central do folguedo. Os cirandeiros balançam o corpo e movimentam os pés de maneira peculiar, tal qual um barco deslizando nas ondas do mar. Dançam e cantam, na sua forma mais tradicional, seguindo a “deixa” do mestre, que está ao centro ou ao lado da roda com seu ganzá, instrumento de percussão típico da Ciranda. A Oficina se dará em dois momentos, consecutivos. Primeiro a vivência, onde o adulto ou a criança terão a oportunidade de experimentar sentir e desfrutar, aprendendo os passos e o canto. No segundo momento, considerando aspectos cognitivos e afetivos, faremos uma reflexão, onde relacionaremos os conceitos apreendidos, levando em conta, a diversidade das manifestações culturais e principalmente sua dinâmica frente à contemporaneidade. “Esta Ciranda é de todos nós” é um projeto que vem sendo desenvolvido em escolas públicas de Cuiabá, e tem como objetivo principal, além de outros inerentes a prática musical, viabilizar atividades que visem a sociabilização dos indivíduos. As atividades apresentadas em sala de aula apresentam uma metodologia embasada no ensino de música, mas a todo o momento são contextualizadas e relacionadas às vivências que vão para além dos muros da escola, bairro e cidade. O Projeto propõe a interdisciplinaridade e suas possibilidades na Educação, provocando sentidos, dando suporte à sistematização da construção de uma nova identidade epistemológica.
07. 11. 2012 17 hs
Local: Sala 08 IE - Anexo

Ministrante: Profa. Esp. Viviene Lozi Rodrigues – MASMT.

Com participação dos Bolsistas do Projeto PROEXT 2011: Organização e disponibilização do acervo do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso / Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso.
Que tem a orientação e coordenação dos Prof. Dr. Leandro Duarte Rust e Prof.Dr.Cândido Moreira Rodrigues da UFMT e a coordenação e supervisão da Profª Esp. Viviene Lozi Rodrigues.

Graduandos (as) de História:

- Natália de Sousa Nogueira
- Felipe Honório Correia Ribeiro
- Kelly Cristina da C. B. de Menezes Mamedes
- Sander Souza Cintra
- Evelin Magio Rodrigues
- Andrielly Natharry L. da Silva Oliveira
- Tulasi Krishnadasi dos Santos Branco
- William Serdeira Garcia
- Maria Madalena da Silva

Resumo: A oficina objetiva apresentar alternativas de didática e metodologia desenvolvidas no MASMT - Museu de Arte Sacra de Mato Grosso que foram empregadas nas ações de Educação Patrimonial e museal de forma lúdica que levaram e levam crianças e jovens a aprenderem participando, criando e imaginando quando visitam uma exposição, uma edificação, ao assistir um filme, ou participando de uma oficina, jogo e dinâmica. Mostraremos como essa proposta de ensino-aprendizagem para infância, pode ser usada comoinstrumento de alfabetização cultural conforme conceitua a museóloga Maria de Lourdes Horta, trata-se de “um instrumento, que possibilita ao indivíduo fazer a leitura do mundo que o rodeia, levando-o à compreensão do universo sociocultural e da trajetória histórico-temporal em que está inserido". Entretanto, a educação patrimonial pode ser entendida como uma proposta interdisciplinar de ensino que tem o patrimônio cultural como objeto que busca levar ao sentimento de preservação, valorização, conhecimento, conservação e usufruto consciente dos bens culturais. Partindo das mesmas premissas, entendemos que o acesso aos bens culturais pode ser importante na formação do ser humano consciente de suas obrigações, de seus direitos e deveres em sociedade, além de revelar e recriar contextos de uma identidade social.

Palavra chaves: Educação patrimonial e museal, infância, bens culturais.