Programação por Eixos Temáticos

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Informações

* Informamos que devido a programação do ENEM, o acesso ao Auditório do Centro Cultural – MACP, local onde ocorrerá a Conferência de Abertura, será pela rua 01, do bairro Boa Esperança, ao lado das agências bancárias.

* Informamos que os ministrantes de minicurso serão responsáveis em providenciar os computadores, caso seja necessário.
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Programação

Informações sobre o acesso ao Auditório do Centro Cultural – MACP

Informações para os ministrantes de minicurso
Aguarde publicação.
EIXO 1 Criança Indígena: os tempos e os espaços da educação da criança nas sociedades indígenas
 Síntese
EIXO 2 A construção social da infância: os discursos reificados sobre criança
 Síntese
EIXO 3 Educação Infantil: educação de bebês, dimensão espacial e perspectiva inclusiva
 Síntese
EIXO 4 Saúde, doença e escolarização na infância
 Síntese
EIXO 5 Cultura lúdica na infância
 Síntese
EIXO 6 Políticas educacionais e currículo no diálogo com a infância
 Síntese
EIXO 7 Criança e Direitos Humanos
 Síntese
O debate sobre crianças indígenas celebra o valor da diferença como elemento inerente às próprias crianças. Anuncia-se uma infância com suas peculiaridades, considerando o universo simbólico específico que a acolhe e a partir do qual se dá o processo educacional e a formação da Pessoa Indígena.

Principais temas:

A Pesquisa em Educação Indígena: contribuições para compreensão dos tempos e espaços da educação da criança nas sociedades indígenas
A Educação Indígena e a Criança na Escola: a educação intercultural indígena em Mato Grosso
A Formação da Pessoa Indígena: processos próprios de aprendizagem das crianças guarani e kaingang
A Educação da Criança Indígena: questões pertinentes para a formação de professores indígena
Questões pertinentes para a Educação da Criança Indígena: contribuições da Antropologia da Criança
Crianças Indígenas: diferentes olhares sobre a criança e a infância nas sociedades indígenas
Ao partir do pressuposto que anuncia o discurso como elemento constitutivo da realidade, este eixo destaca diferentes ordens de discursos partilhados na cena social que colaboram para a significação a respeito da infância. São eles: os discursos reificados, o senso comum e os discursos das crianças, estes compreendidos como os que anunciam hipóteses interpretativas que interagem com os universos de socialização apresentados pelos adultos. Considerando o caráter relacional e geracional deste fenômeno, o eixo ainda apresenta uma reflexão sobre a identidade profissional do professor da Educação Infantil.

Principais temas:

A representação do corpo nos discursos de crianças: um estudo transcultural
Crianças e valores morais
História da infância no Brasil
A infância em Comênius, Rousseau e Pestalozzi.
Profissionalismo e educação infantil
Professor da educação infantil: que professor é este?
Este eixo procurará destacar as seguintes questões: 1. os significados vinculados à educação de bebês no contexto da Educação Infantil em um exercício de ressignificação dos referenciais identitários da docência; 2. A relação da criança com o espaço e sua construção subjetiva; 3. os debates em torno da noção de inclusão em uma perspectiva histórico-cultural. As conferências e mesas redondas buscarão ampliar o debate anunciando resultados de pesquisa e reflexões teóricas na articulação com aspectos operacionais da Educação Infantil.

Principais temas:

O aprender do bebê e a emergência do novo
Educação de bebês e atividade criativa
Geografia da infância no diálogo com a educação infantil
Sobre as territorialidades infantis no contexto da Educação Infantil
A educação pensa a noção de inclusão
Inclusão na Educação básica: implicações para o trabalho docente
Este eixo tem por objetivo discutir três temáticas distintas e que estão relacionadas às questões da Saúde, Doença e Escolarização na Infância.  A primeira temática se refere  aos direitos da criança hospitalizada, especialmente ao brincar e, quando por longo período, à escolarização; a segunda temática se refere ao processo de patologização da criança que enfrenta problemas escolares, sua consequente medicalização e suas implicações sociais e escolares e a terceira diz respeito à vivência escolar de crianças com reais sofrimentos psíquicos. 

Principais temas:

Criança: prioridade absoluta
Educação, Saúde e Cidadania: estratégias para a garantia de direitos da criança hospitalizada
Fracasso escolar e as patologias do mercado: Dislexia, TDAH e outros supostos transtornos
Queixa escolar e medicalização da educação: implicações sociais e educacionais
Situações de superação do risco na infância e a vivência na escola
Escola e condições de risco na infância
O eixo reúne textos que se avizinham pela produção científica na intenção do debate acadêmico, a partir de ensaios que tentam desvelar a cultura na infância além de seu DNA lúdico. Nos moldes de um cadinho com assuntos que extrapolem um falar sobre as manifestações de sujeitos brincantes, o eixo se apresenta com o afã de ver também a autoria desses brincadores, na palavra de uma pesquisa com as crianças e não só sobre elas.

Principais temas:

Cultura lúdica na infância: implicações sócio-antropológicas
As expressões da matemática infantil in(s)crita no corpo 
Práticas Lúdicas com crianças em espaços não institucionalizados
Comportamento etológico infantil: os labirintos da criança aprisionada
Educação física e matemática: duas linguagens infantis de escolarização
Ludicidade infantil: lições do cotidiano escolar
Este eixo trata da relação estabelecida entre as imagens sociais de crianças e o seu potencial dialógico com as políticas educacionais, o currículo e as práticas pedagógicas, com destaque para o contexto da Educação Infantil cujas ações são analisadas sob o ponto de vista do processo identitário de crianças e professores.

Principais temas:

Educação Infantil, políticas globais, nacionais e locais
Recém-chegadas e estranhas: as crianças e o mundo comum na obra de Hannah Arendt 
Currículo e práticas pedagógicas na Educação Infantil
Educação Infantil e processos de identificação
Ao considerar as múltiplas significações vinculadas a  infância este eixo destaca a imagem da criança como sujeito de direito e de cultura. Para tanto, procura analisar temáticas como saúde, doença e  violência no contexto da América Latina em especial, analisa a política de proteção dos direitos humanos e o potencial emancipador presente nos movimentos sociais.

Principais temas:

Direitos Humanos e a Violência Infanto-Juvenil na Latinoamérica
Natureza dos Direitos Humanos e o Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA
Movimentos Sociais Libertadores e Direitos Humanos
Saúde-Doença: Estado e Direitos Humanos
Infância e Fenomenologia: "O direito da criança a ser o que ela é“
Violência contra criança: Educação e Direitos Humanos